Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

MeiaLuaCast #256: RPG e seus sistemas de regras

por em 02/06/2020 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #256: RPG e seus sistemas de regras

Contar estórias e interpretar papéis é o foco do RPG.

Para que as tramas e ações não estrapolem aos absurdos da imaginação foram sendo criados sistemas de regras que apoiavam as decisões de jogadores e mestres.

Para tornar tudo ainda mais interessante há a inclusão de um fator externo tão simples quanto traiçoeiro: a sorte.

As incríveis experiências vividas seja ao redor de uma mesa com papel, caneta, mapas e miniaturas ou vidrados em telas digitais dependem de sistemas e é sobre eles que tentamos falar nesse papo.

Leia mais...

Games no Lab: Ratos, furtividade, antibióticos e vacinas

por em 26/05/2020 | Nenhum comentário

Games no Lab: Ratos, furtividade, antibióticos e vacinas

Em meio a pandemia do coronavírus que estamos vivendo (e nesse momento acabo de “datar” o texto), muitos estão lembrando das aulas de história (ou vendo no Youtube mesmo) onde os professores nos ensinaram sobre outra pandemia que afligiu a humanidade durante a baixa Idade Média, a peste negra ou peste bubônica. E com esse tema em voga novamente, acabei jogando um game lançado no começo de 2019 e que dialoga muito com o que estamos vivendo, A Plague Tale: Innocence.

Leia mais...

MeiaLuaCast #255: Tactical RPG

por em 13/05/2020 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #255: Tactical RPG

Estilo criado no início dos anos 1980 os Tactical RPG misturam tática e evolução de personagens com um peso em história e o famigerado perma-death para apresentar um jeito único de jogabilidade.

Aproveitamos a chegada de alguns bons títulos recentemente para conversar sobre esse tema e apresentar algumas novidade do estilo que podem agradar aos jogadores de longa data e abraçar os novatos que querem conhecer o estilo.

Leia mais...

Games no Lab: Alienígenas metamorfos, novas habilidades, ativando neurônios com luz e “I Know Kung Fu”

por em 16/04/2020 | Nenhum comentário

Games no Lab: Alienígenas metamorfos, novas habilidades, ativando neurônios com luz e “I Know Kung Fu”

Muitos conhecem a longa história de desenvolvimento de Duke Nukem Forever, sequência de Duke Nukem 3D, que demorou 14 anos para ser finalmente lançada. Porém em paralelo a isso, a 3D Realms desenvolvia Prey, um FPS onde você controlaria Domasi “Tommy” Tawodi, um descendente dos índios Cherokee que acaba envolvido em uma invasão alienígena. Prey saiu em 2006 e teve uma boa recepção, o que garantiu o anuncio de uma sequência. No entanto a sequência só ficou nisso mesmo, no anuncio, já que, depois de passar pelas mãos de diversas desenvolvedoras, ela foi cancelada em 2014. Mas em 2016 a Bethesda, agora com os direitos da franquia, anunciou um reboot que estava sendo feito pela Arkane Studios, um estúdio interno da Bethesda.

Leia mais...

MeiaLuaCast #254: Entrevista Indie Dev: rdein (Momodora e Minoria)

por em 02/03/2020 | Nenhum comentário

MeiaLuaCast #254: Entrevista Indie Dev: rdein (Momodora e Minoria)

Desde 2010 desenvolvendo jogos rdein estabeleceu a franquia Momodora que alcançou sucesso em sua quarta aventura “Reverie Under the Moonlight” e em 2019 tivemos o lançamento de Minoria, um jogo que traz muito de Momodora, mas de uma forma bastante diferente.

Conversei com rdein para conhecer mais de sua trajetória desde os primeiros interesses em desenvolver jogos até o momento que Momodora I fora publicado, seguindo por todas as suas continuações até o lançamento de um novo mundo com Minoria.

A jornada dos desenvolvedores independentes é sempre muito diversa e as conversas com eles mostram as grandes dificuldades em trilhar nessa profissão.

Convido-os a conhecer não apenas os jogos mas principalmente a pessoa que os idealizou e os fez sair do papel para os pixels.

Leia mais...
Modo Noturno