Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo #68 Independências na América Espanhola

por em 04/08/2022 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #68 Independências na América Espanhola

Na virada do século XVIII para o século XIX as Américas viveram tempos de profundas transformações sociais, econômicas e políticas: ao norte as 13 colônias inglesas declararam sua independência e, em 1804, a Revolução do Haiti abalou todo o mundo colonial. As independências na chamada América Espanhola ocorreram no contexto das Guerras Napoleônicas, de difusão do ideário liberal, de expansão do império britânico e, especialmente, em um cenário de convulsões sociais internas no extenso território colonial espanhol que opunham múltiplos interesses, indo das disputas de poder entre as elites econômicas locais e espanhola, os anseios dos povos indígenas e o desejo de liberdade presente entre o enorme contingente de trabalhadores escravizados. Embarque nessa viagem no episódio que comemora o 8º aniversário do Fronteiras no Tempo.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #67 Escravização nas Américas

por em 23/06/2022 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #67 Escravização nas Américas

O Fronteiras no Tempo desta vez volta ao tema da escravidão para entender como funcionou este sistema de exploração de mão de obra nas Américas. Uma questão fundamental deste episódio é dar continuidade ao debate sobre como este processo não tem limites geográficos claros, estando todo o chamado mundo atlântico conectado pelas suas consequências. Neste sentido, vamos falar sobre como espanhóis, ingleses e franceses participaram do tráfico, mas nada disso está separado totalmente da forma como os portugueses agiram. Nosso papo também caminha para reflexões sobre os impactos do tráfico e da escravização nas Áfricas e nas Américas, com a introdução de populações e suas culturas, técnicas e saberes. Ouçam nossas reflexões, conheçam as principais interpretações historiográficas e questões que vêm motivando a criação de um campo de pesquisa rico e fundamental para o entendimento da história da sociedade ocidental.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #47 Memórias e usos da cidade

por em 03/05/2022 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #47 Memórias e usos da cidade

Neste episódio entrevistamos o professor, pesquisador e doutor pela UFABC em planejamento e gestão do território Leandro da Silva Alonso. Nessa conversa retomamos e ampliamos consideravelmente o papo que batemos em outras ocasiões aqui no Fronteiras no Tempo sobre as questões que envolvem a preservação da memória histórica relacionadas as vivências nos espaços urbanos. Uma das principais reflexões trazidas por Alonso, a partir do seu estudo de caso, relaciona-se a forma como as práticas de preservação dos chamados patrimônios históricos são pensadas e concebidas pelos representantes do poder público e por outros agentes sociais e, especialmente, as distancias entre essas concepções do conceito de pertencimento e significado de quem faz uso destes territórios.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #46 História das Áfricas e Literatura

por em 29/03/2022 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #46 História das Áfricas e Literatura

Neste episódio entrevistamos a professora, pesquisadora e doutoranda pela UDESC Tathiana Cassiano, que falou conosco sobre seu trabalho de História das Áfricas a partir da Literatura. Nossa relação com essas histórias tem sido há muito tempo mediada por leituras que nos foram legadas pela historiografia europeia. Para criar um canal direto com o continente africano, local onde repousam muitas de nossas raízes, Tathiana desenvolveu um trabalho sobre a escritora nigeriana Flora Nwapa, em busca de conhecer e analisar as histórias sobre as Áfricas, especialmente das experiências das mulheres da etnia Igbo, do sudeste nigeriano. A partir das pesquisas de Tathiana passamos a conhecer esta autora, suas obras e os impactos que elas tiveram na sociedade nigeriana e, também, em outras partes do mundo, como no Brasil. Ouçam este episódio, leiam literatura africana! Enviem seus comentários e perguntas!

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #65 História dos Carnavais

por em 15/03/2022 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #65 História dos Carnavais

Em nossos dias, o Carnaval é uma das principais festas do ano. Momento marcado por diversão, inversões de papéis e por uma ideia de liberdade que ocorre na extrapolação dos limites sociais. Nesse episódio C. A. e Beraba iniciam o bate papo muito alegre sobre o significado das festas e dos ritos sociais que praticamos no dia a dia e, a partir daí, voltam no tempo para descrever e analisar como era o Carnaval na Europa durante a Idade Moderna.

 

Leia mais...
Modo Noturno