Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo: Historicidade #47 Memórias e usos da cidade

por em 03/05/2022 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #47 Memórias e usos da cidade

Neste episódio entrevistamos o professor, pesquisador e doutor pela UFABC em planejamento e gestão do território Leandro da Silva Alonso. Nessa conversa retomamos e ampliamos consideravelmente o papo que batemos em outras ocasiões aqui no Fronteiras no Tempo sobre as questões que envolvem a preservação da memória histórica relacionadas as vivências nos espaços urbanos. Uma das principais reflexões trazidas por Alonso, a partir do seu estudo de caso, relaciona-se a forma como as práticas de preservação dos chamados patrimônios históricos são pensadas e concebidas pelos representantes do poder público e por outros agentes sociais e, especialmente, as distancias entre essas concepções do conceito de pertencimento e significado de quem faz uso destes territórios.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #46 História das Áfricas e Literatura

por em 29/03/2022 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #46 História das Áfricas e Literatura

Neste episódio entrevistamos a professora, pesquisadora e doutoranda pela UDESC Tathiana Cassiano, que falou conosco sobre seu trabalho de História das Áfricas a partir da Literatura. Nossa relação com essas histórias tem sido há muito tempo mediada por leituras que nos foram legadas pela historiografia europeia. Para criar um canal direto com o continente africano, local onde repousam muitas de nossas raízes, Tathiana desenvolveu um trabalho sobre a escritora nigeriana Flora Nwapa, em busca de conhecer e analisar as histórias sobre as Áfricas, especialmente das experiências das mulheres da etnia Igbo, do sudeste nigeriano. A partir das pesquisas de Tathiana passamos a conhecer esta autora, suas obras e os impactos que elas tiveram na sociedade nigeriana e, também, em outras partes do mundo, como no Brasil. Ouçam este episódio, leiam literatura africana! Enviem seus comentários e perguntas!

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #65 História dos Carnavais

por em 15/03/2022 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #65 História dos Carnavais

Em nossos dias, o Carnaval é uma das principais festas do ano. Momento marcado por diversão, inversões de papéis e por uma ideia de liberdade que ocorre na extrapolação dos limites sociais. Nesse episódio C. A. e Beraba iniciam o bate papo muito alegre sobre o significado das festas e dos ritos sociais que praticamos no dia a dia e, a partir daí, voltam no tempo para descrever e analisar como era o Carnaval na Europa durante a Idade Moderna.

 

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #64 Revolução Puritana

por em 26/01/2022 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #64 Revolução Puritana

Chegando ao novo ano, o Fronteiras no Tempo traz como tema a Revolução Puritana, ou Guerra Civil Inglesa, cujos impactos puderam ser sentidos por várias partes do globo a partir do século XVII. O período das chamadas revoluções burguesas na Europa começou motivada por questões econômicas, políticas e, essencialmente, religiosas. Após as reformas do século anterior, os praticantes das novas religiões passaram a disputar espaço e poder político, inclusive levando a perseguições e conflitos variados. Vamos descobrir neste episódio quem eram os Puritanos, como pensava e agia o seu principal líder, Oliver Comwell, e como o conflito com os reis da dinastia Stuart levou a Inglaterra a uma sangrenta guerra civil que acabou extinguindo, por um tempo, a monarquia naquele país. Venham conosco nesta viagem para um tempo de conflitos que deu origem a uma série de instituições e ideologias que ainda hoje fazem parte e influenciam o nosso cotidiano.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #63 As funções dos guerreiros na cultura Tupi Guarani

por em 29/12/2021 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #63 As funções dos guerreiros na cultura Tupi Guarani

O ano de 2021 está terminando e honrando a tradição criada por esse programa trazemos ao nosso ouvinte o nosso especial de fim de ano. Neste episódio recebemos a contribuição do historiador Cleirray Wera Fernando, indígena do povo Guarani Mbya, residente da aldeia Aguapeú localizada em Mongaguá-SP. Cleirray nos conta as funções dos guerreiros na cultura tupi guarani e nos faz perceber como a história é viva, rica e importante no universo e na organização social dos povos indígenas do Brasil. Adentre conosco nessa jornada de descobrimento e de contato profundo com o outro.

Leia mais...
Modo Noturno