Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo #48 A Era Vargas parte 2: 1930-1937

por em 19/05/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #48 A Era Vargas parte 2: 1930-1937

Voltamos a falar da Era Vargas! Neste segundo episódio abordamos o período de 1930 a 1937, logo após o movimento que deu fim à primeira república e no qual Vargas se tornou presidente, primeiro provisório, depois constitucional. Foram anos conturbados em que os anseios de setores variados da sociedade estavam em jogo: operários em luta por direitos, militares em busca de modernização, classes médias, industriais, profissionais liberais, intelectuais, todos tinham um projeto de país que ansiavam ver realizado. Vargas se tornou a figura central nesse processo, fazendo as negociações com estes grupos tão distintos, mas também perseguindo e prendendo oponentes, fazendo alianças odiosas com quem quer que lhe pudesse garantir o poder, inclusive com os fascistas brasileiros da década de 1930. Venham conhecer essa história intrigante e refletir conosco sobre seus impactos no Brasil até hoje.

Neste episódio:

Descubra como se deu o processo de estabelecimento do governo provisório e como ele foi, aos poucos, deixando marcas indeléveis na estrutura política nacional pós-1930. Surpreenda-se com as movimentações políticas que desembocaram em uma guerra civil entre os paulistas e o resto do país em 1932. Conheça os principais grupos daquela época e suas formas de atuação: comunistas, liberais e integralistas. Compreenda como Vargas consolidou seu poder e se tornou presidente oficial em 1934, mesmo ano em que começou a valer uma nova constituição. Por fim, entenda como ele conseguiu criar condições para dar um golpe em 1937, quem ele perseguiu, com quais argumentos e quais as consequências. Venham nessa viagem no tempo para conhecer esta que é das mais importantes e controversas épocas da nossa história.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #28 História, Economia e Café

por em 05/05/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #28 História, Economia e Café

A cultura do café foi, e ainda é, uma das mais importantes na história econômica brasileira, tendo marcado lugar central, desde meados do século XIX e por quase toda a primeira metade do século XX, como principal produto de exportação do país. O café foi tema de obras clássicas e ainda atrai interesse de pesquisadores de diversas áreas. Neste episódio conversamos com o professor Leandro Salman Torelli sobre sua pesquisa a respeito da política econômica de valorização do café, ocorrida durante as primeiras décadas do século XX.

Nesta entrevista:

Entenda quem era e quais os objetivos da elite cafeeira, seu alcance e influências políticas. Conheça os debates parlamentares sobre a criação da legislação federal que visava valorizar o preço do café no mercado internacional e impedir o prejuízo dos fazendeiros nacionais. Entenda as políticas de valorização do câmbio e como isso trazia impactos para as dinâmicas de relação do Brasil com o mundo e também entre as elites locais dos diversos estados da federação recém criada. Reflita conosco sobre a importância da história econômica e da política para conhecermos melhor nosso país e como chegamos ao contexto atual dos debates sobre nossa situação econômica. Venham conosco nessa viagem pelo mundo da história e da economia!

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #47 Os Piratas

por em 21/04/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #47 Os Piratas

O Fronteiras no Tempo saiu em viagem pelos mares e deu de cara com a Jolly Roger, a bandeira pirata! Os temidos piratas, cujos valores e comportamento tantas dores de cabeça causaram por onde passaram, são o tema deste episódio.  Estes personagens foram representados de muitas maneiras na literatura, no cinema, nos quadrinhos… as pessoas se fantasiam de piratas, as crianças brincam, há diversos jogos e canções populares que tratam destas figuras. O termo pirataria significa até hoje uma ação que dispensa explicação. Em resumo, piratas estão por toda parte e, como não poderia deixar de ser, têm história, e uma das mais interessantes! Sobre tudo isso falaremos neste episódio que conta com a participação especial do nosso amigo historiador Rodolfo Neto (Unicentro/PR). 

Neste episódio:

Descubra como se estabeleceram as atividades que deram origem à pirataria, entenda o contexto do seu crescimento e, especialmente, as diferenças entre corsários e piratas. Entenda como a pirataria se tornou atividade essencial na constituição dos Estados Nacionais europeus e posterior fortalecimento do sistema econômico capitalista a partir do século XVI. Conheça quem eram os piratas, como eram suas embarcações, o que cada um fazia, como viviam. Por fim, divirta-se conosco neste papo leve a respeito destes que são, sem dúvida, personagens históricos dos mais interessantes.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #27 Amazônia, Estado e História

por em 07/04/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #27 Amazônia, Estado e História

O Historicidade, programa de entrevistas do Fronteiras no Tempo, neste episódio vai conversar com o Prof Dr Tassio Franchi da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), sobre Amazônia, Estado e História.

Nesta entrevista o professor Tassio nos explica como os historiadores trabalham com o meio ambiente enquanto objeto de pesquisa. Nessa investigação, pergunta-se como os homens percebem o meio ambiente no tempo, como interagem e, ainda, de que forma os diversos biomas influenciam as relações sociais, políticas e econômicas. Ele também nos ajuda a refletir sobre a Amazônia e seu papel no desenvolvimento do Estado nacional brasileiro, especialmente ao abordar como foi pensada pelos seus agentes, quais políticas de ocupação e desenvolvimento empregadas ao longo do tempo e, também, quais foram os problemas que isso trouxe, e ainda traz. Por fim, pudemos conhecer suas análises sobre a ação do Exército Brasileiro na região amazônica durante o século XX e de que maneira essa atuação se relaciona com questões brasileiras mais amplas, como os modelos de desenvolvimento econômico, dentre outros.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #46 Cavalaria Medieval

por em 17/03/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #46 Cavalaria Medieval

A Cavalaria Medieval

O que foi a Cavalaria Medieval? Alvo de muitas interpretações midiáticas contemporâneas, esta classe de guerreiros está no imaginário social ocidental desde há muitos séculos, na literatura e na história, despertando curiosidade. Ser um cavaleiro implicava seguir um conjunto de normas e cultivar um conjunto de valores, algo digno daquilo a que poderíamos chamar de um herói, aquele que protege os fracos e desamparados em nome de uma causa sempre tida como justa. Para que vocês possam entender os significados destes personagens ontem e hoje, neste mês em que #oPodcastÉdelas, o Fronteiras no Tempo traz como convidada a professora Doutora Cláudia Bovo (UFTM), especialista em contos de cavalaria medievais.

Neste episódio:

Descubra o que foi a cavalaria medieval e conheça os debates que os historiadores travaram a respeito desta classe guerreira. Entenda suas origens e composição social, como se tornaram guerreiros e nobres bem antes do período medieval. Conheça a relação da cavalaria com as cruzadas e com a Igreja. Entenda o papel social e político que desempenharam naqueles séculos e como isso ajudou a deixá-los em altas posições sociais. Reflita conosco sobre como os cavaleiros se transformaram em personagens importantes dos mais populares contos e romances medievais, com protagonismo mesmo séculos depois. Por fim, ouça nosso debate e se surpreenda com a força da imagem que o cavaleiro carrega ainda hoje e o quanto é importante conhecermos esta história para nos deixarmos enganar por quem quer usar essa figura para fins políticos torpes.

 

 

Acesse o site da campanha: http://opodcastedelas.com.br/campanha/
#OPodcastÉDelas2020
Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #26 Direitos Humanos e Racismo

por em 05/03/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #26 Direitos Humanos e Racismo

O Historicidade volta em 2020 trazendo a entrevista com a professora Doutora Isis Aparecida Conceição, Professora de Direito Internacional Público da UNILAB-MAlês e também docente da cadeira Martin Flynn Global Faculty da Faculdade de Direito da Universidade de Connecticut.

Nesta entrevista falamos sobre Direitos Humanos e Racismo e a professora explica como os conceitos sobre raça e racismo são fundamentais para a leitura crítica dos Direitos Humanos. Ao ignorar a realidade complexa herdada da nossa história de escravismo e preconceitos, as instituições como a justiça acabam por ferir os princípios básicos da dignidade humana e, ademais,  perpetuam a ordem social desigual em que vivemos.Também pudemos conhecer as suas interpretações sobre o racismo no sistema criminal brasileiro e como a Teoria Critica Racial pode nos ajudar na compreensão deste fenômeno. Um papo sobre a nossa sociedade do passado e do presente de uma perspectiva interdisciplinar, o que atesta a importância de conhecermos e debatermos com as demais áreas do conhecimento das ciências sociais.

Acesse o site da campanha: http://opodcastedelas.com.br/campanha/
#OPodcastÉDelas2020
Leia mais...
Modo Noturno