O 3DO foi um console estranho, surgido através de uma sociedade entre 7 diferentes empresas (entre elas Panasonic e Samsung), seu primeiro modelo foi lançado em outubro de 1993. Mas na verdade, o que essas 7 empresas fizeram foi criar as especificações técnicas para a produção desse console. Com isso, qualquer uma delas poderia construir seu modelo de 3DO, contanto que seguisse essas especificações. Assim tivemos modelos lançados pela Panasonic, Samsung e Sanyo, mas todos os modelos rodavam os mesmos games. 

Era uma empreitada inovadora, mas que foi não abraçada pelo mercado, nem mesmo pelas empresas que formavam a sociedade 3DO Company, já que até a Eletronic Arts, que estava no meio do negócio, investiu pouco na aposta, lançando pouquíssimos games para a plataforma.

O modelo de 3Do da Panasonic

Devido às fracas vendas, o 3DO foi descontinuado já em 1996, porém os 3 anos de vida foram o bastante para que o console deixasse sua marca na indústria dos games. Ele foi a casa de títulos que utilizavam a tecnologia FMV (técnica que usava vídeos pré-gravados para mostrar a ação no game) e foi nele que a franquia Need For Speed nasceu (e não no Playstation, ao contrário do que muitos pensam). Assim como outros consoles da época, o 3DO também teve seu mascote, a lagartixa Gex

O mascote “cool” Gex

Bem, e se você quiser saber mais sobre os games de Gex, além de conhecer um pouco mais sobre esses animais adoráveis que são as lagartixas, é só continuar com a gente.  

Então se prepare para subir pelas paredes, pois hoje falaremos sobre a franquia Gex e as incríveis habilidades das lagartixas, além de outros pequenos lagartos também.  

Desenvolvido pela Crystal Dynamics, Gex foi lançado em 1995, incialmente como um exclusivo do 3DO. Nele controlamos a lagartixa Gex (que dá nome ao game) em fases 2D de progressão lateral (ao estilo Super Mario), com o objetivo de escapar da “Dimensão da Mídia”, local onde o protagonista foi preso pelo vilão Rez. Por se passar dentro de uma TV (a tal Dimensão da Mídia), as fases são baseadas em filmes de diversos gêneros, como terror e espionagem. 

O personagem foi dublado pelo comediante Dana Gould, o que conferiu bastante carisma à Gex. E isso era um dos objetivos durante a criação do personagem, já que a intenção era torná-lo tão popular quanto Sonic e Mario.

Devido às fracas vendas do 3DO, Gex logo foi portado para outras plataformas e alcançou um sucesso moderado, garantindo duas sequencias, Gex: Enter the Gecko e Gex 3: Deep Cover Gecko, essas duas já fora do 3DO e mudando do 2D para o 3D, mas mantendo o bom humor e a sátira a filmes de vários gêneros.

Muitas das habilidades de Gex tiram vantagem de ele ser uma lagartixa. Com isso, além de correr e pular, ele pode se grudar em paredes e tetos e rastejar por eles, trazendo verticalidade ao gameplay. Gex também pode usar sua língua para pegar moscas que repõem sua energia e pode atacar inimigos com golpes da sua calda. Mas isso tudo são características reais das lagartixas? É o que veremos a seguir e ainda de quebrar saber porque você só tem benefícios em ter uma dentro de casa. 

As lagartixas são répteis que fazem parte da família dos geconídeos, família essa que também abrange os camaleões e outros pequenos lagartos. Originários da África, hoje são encontrados em todas as zonas quentes e temperadas do mundo. Seu membro mais conhecido é a lagartixa – doméstica – tropical (Hemidactylus mabouia). Geralmente tem hábitos noturnos e se alimentam de vários artrópodes.

Com certeza, você já viu uma dessas por ai

No game, a principal habilidade de Gex, depois de correr e pular, é grudar em paredes e tetos. Essa mesma habilidade é uma das principais características da maioria dos geconídeos. O segredo dessa habilidade está nas minúsculas projeções em forma de pelos que se encontram nas patas desses animais e que os permitirem aderirem às superfícies. Estudos concluíram que essa aderência se dá através de um fenômeno físico conhecido como força de Van der Waals.

Em detalhe, as projeções em forma de pelos

Forças ou ligações de Van der Waals (nome em homenagem ao físico holandês Johannes Van der Waals) são as interações de atração que atuam entre as moléculas, átomos e íons. Basicamente são as forças que mantem as moléculas juntas, moléculas essas que formam tudo o que conhecemos. E dependo da interação entre eles, as moléculas podem se ligar mais ou menos fortemente.

Por exemplo, no estado sólido, a água possui interações mais fortes entre suas moléculas, fazendo com que tenhamos um cubo/pedaço de gelo “duro”. Já no estado gasoso, a interação entre as moléculas é mais fraca, assim água se “desfaz” e evapora. É desse modo que as lagartixas se grudam nas paredes, através de física. 

Como as forças Van der Waals atuam entre as moléculas

Sobre a habilidade de Gex pegar moscas com a sua língua, essa já veio diretamente dos geconídeos que possuem a língua pegajosa. O camaleão é o maior representante desse grupo. 

Os camaleões possuem uma língua comprida (muitas vezes maior que o seu corpo) que pode ser arremessa para fora da sua boca. Devido à sua forma de lançá-la, ele é capaz de atordoar o alvo, porém, para levar a presa à boca, ele se vale da aderência viscosa de sua língua. Estudos verificaram que a viscosidade da saliva do camaleão é cerca de 1000 vezes superior que a saliva humana, sendo comparada ao muco produzido pelos caracóis. Assim fica fácil para os camelões puxarem presas de até 1/3 do seu tamanho.

O ataque em todo seu esplendor

Voltando ao game, o principal ataque de Gex é a sua rabada. Na vida real, certos tipos de lagartos podem se proteger utilizando ataques com a cauda. É o caso dos iguanas, que podem dar “chicotadas” com o rabo, ou até mesmo os teiús, que são encontrados no Brasil e são famosos entre as histórias populares causando terror com suas rabadas. Porém, entre os geconídeos (mas não só entre eles), no que se referente à cauda, a principal característica é a habilidade de soltar a cauda para se defender. 

Uma lagartixa, por exemplo, quando ameaçada pode fraturar o próprio rabo para distrair o predador enquanto foge. Chamada de autotomia (auto = voluntário, próprio e tomia = partir, cortar), através da contração de músculos, ela ocorre em pontos específicos da cauda onde as articulações entre a vértebras são mais frouxas. Depois, a cauda irá se regenerar novamente, mas nunca voltará a ser mesma, sendo mais curta, grossa ou até torta. 

As vezes, até mesmo mais de uma cauda pode crescer ao mesmo tempo

Novas autotomias só irão ocorrer em pontos anteriores onde a cauda havia se regenerado. Porém, vale ressaltar que se a ruptura da cauda for forçada através de uma mutilação, a regeneração será completa. Isso devido ao grande poder de regenerarão celular dos répteis, poder esse amplamente estudado pelos cientistas para, quem sabe, uma futura aplicação na medicina. Dr. Curt Connors, o Lagarto, vilão de Spider-Man inclusive foi baseado nesses estudos:

E antes de acabarmos, uma curiosidade sobre as lagartixas, em especial a lagartixa – doméstica – tropical. Essa espécie de lagartixa facilmente encontrada em casas, é um excelente controlador de pragas domésticas. Elas são ótimas caçadoras e se alimentam do que faz mal para você e sua família. Mosquitos, moscas, aranhas, baratas e até mesmo pequenos escorpiões fazem parte da sua dieta alimentar. 

Aquela que te protege enquanto você dorme

Ter uma lagartixa em casa vai te ajudar muito no controle dessas pragas, então se ver uma, não a mate. Vale apenas um aviso, elas podem transmitir certos tipos de doenças, então sempre que tiver contato com uma, lava bem as mãos. Lave também os alimentos como frutas e verduras que for comer, elas podem ter passado sobre eles.  

E chegamos ao final de mais um texto. Sobre a franquia Gex, recomendo fortemente se você gosta de games de plataforma e se curte um humor mais escrachado. Hoje a franquia pertence à Square Enix, dona da Crystal Dynamics, mas por enquanto não temos nenhuma notícia quanto ao retorno do amado personagem. Em 2015 a Square Enix até disse que estava aberta a propostas de desenvolvedores independentes, caso os mesmos quisessem trabalhar com Gex, porém de lá para cá, nada foi anunciado. Quem sabe não pinta um remake por ?

Rascunhos surgidos em 2018 de um possível reboot

E por fim, você já conhecia Gex? Jogou ou já viu um 3DO na sua vida? Fico no aguardo dos comentários. Até a próxima.

Fontes: Wikipédia, Infoescola, Meus Animais, Revista Pesquisa FAPESP, Uol Noticias, Super Interessante, O Tempinho, PrePara Enem e Nova Escola