Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

E essa inflação, vai parar de subir?

por em 18/05/2022 | Nenhum comentário

E essa inflação, vai parar de subir?

Não importa sua condição social, salário e nem a cidade que você mora: os preços estão ficando mais caros para todo mundo. A inflação de 2021 ficou em 10,06%, muito por conta de um movimento global de inflação depois do pico da pandemia de Covid. Para se ter ideia, o índice de preços subiu 5,8% nos EUA – o maior índice desde 1982. O problema é que, por aqui, não parece que a situação está sob controle.

Leia mais...

Reality shows e a realidade fictícia na literatura

por em 13/05/2022 | Nenhum comentário

Reality shows e a realidade fictícia na literatura

Texto de Allan F. R. Penoni

Reality shows são uma parte inevitável da produção audiovisual atual. Existem realities mais voltados para a convivência (BBB, A Fazenda, e o subestimado The Circle), outros seguem as rotinas de famílias (Keeping Up With The Kardashians) e de profissionais (Trato Feito), programas de sobrevivência em lugares extremos (Largados e Pelados) e até mesmo programas de talento com um foco grande nas histórias dos competidores e nas convivências nos bastidores (como acontece em RuPaul’s Drag Race).

Leia mais...

Chocolate e os cristais de gordura

por em 11/05/2022 | Nenhum comentário

Chocolate e os cristais de gordura

Comer um pedaço de chocolate é certamente uma experiência sensorial única: o tato suave sentido pelos dedos ao tocar a barra; o esforço das mãos e dos dentes ao quebrar o pedaço com um estalo próprio que revela uma dureza que não chega a ser crocante; a sua maciez ao toque da língua; a sensação de sentir o pedaço se derretendo dentro da boca simultaneamente às mastigadas; e tudo isso somado ao aroma e sabor que amamos tanto. Qual é o segredo por trás dessas propriedades que não encontramos em nenhum outro alimento?

No texto anterior, acompanhamos a trajetória do cacau até se transformar na mistura base do chocolate, passando pelos processos biológicos, físicos e químicos que darão ao chocolate algumas propriedades como cor e sabor. Agora veremos as etapas finais que ele precisa passar para atingir as propriedades táteis da barra.

Leia mais...

A Genética do Milho

por em 09/05/2022 | Nenhum comentário

A Genética do Milho

No dia 24 de Abril é comemorado o dia internacional do milho.

Logo mais ja vão começar as festas juninas por aqui, onde ele é um maioral.
Milho pra lá, milho pra cá. O milho além de muito gostoso, é nutritivo e tem características genéticas muito interessantes.

Leia mais...

Grupos de anéis em corpos (Parte 1)

por em 06/05/2022 | Nenhum comentário

Grupos de anéis em corpos (Parte 1)

Olá, pessoas em bolhas, vocês podem não acreditar, mas o título se refere a números. Tudo bem: não exatamente a números, mas esse é um texto de divulgação, então, por hora, vou me restringir aos números (sim, por hora).

Hoje vamos começar aquilo que eu pretendo transformar em uma sequência de textos sobre álgebra abstrata (CALMA, NÃO FOGE!). Para tanto, hoje o nosso assunto será conjuntos e alguns exemplos numéricos.

Leia mais...

“Será que a ciência é só isso?” Decompondo a ciência branca em possibilidades diversas

por em 04/05/2022 | Nenhum comentário

“Será que a ciência é só isso?” Decompondo a ciência branca em possibilidades diversas

Visualize uma cena na qual você considera que se está fazendo ciência. Quem são os cientistas, como eles são, o que estão fazendo e em qual ambiente. Você deve ter pensado em pessoas trabalhando em laboratórios ou, já que está aqui, pode ter pensado na gente escrevendo esse texto e gravando os episódios.

Mas, vamos refletir um pouquinho… quando você imaginou essas e outras cenas, quantos dos “personagens” na sala eram mulheres? Quantos eram negros? E trans, quantos? Mais do que isso, esse cenário provavelmente estava ligado à academia, né? Mas será que só se faz ciência no ambiente acadêmico? Trazendo uma fala do filme-documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem, do Emicida, e modificando um pouquinho pra encaixar no tema de hoje: Assim como o prisma decompõe a luz branca em muitas outras cores, eu gostaria de decompor a ciência branca em muitas outras possibilidades.

Leia mais...
Modo Noturno