Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

A sustentabilidade no cenário alimentar brasileiro

por em 07/08/2020 | Nenhum comentário

A sustentabilidade no cenário alimentar brasileiro

Continuando a escrever sobre melhorias na fabricação de alimentos nos últimos anos (para acessar o primeiro texto, clique aqui), eu não poderia demorar para falar da inovação baseada em princípios de sustentabilidade dentro da indústria de alimentos. Existe só uma forma de se explorar a sustentabilidade? Como cada indústria pode adaptar sua necessidade para a construção de sua postura ambientalista ou eco-friendly? Existe problema em sermos sustentáveis “pela metade”? Tudo isso espero ajudar a responder hoje. Lembrando que este é um texto que aborda exemplos reais e possibilidades futuras, ainda existe muito a ser estudado sobre sistemas mais complexos de qualidade ambiental, zoneamentos e certificações. Mas fica a possibilidade em aberto para mais textos sobre o assunto!

Leia mais...

Ser cético não implica ser cínico!

por em 06/08/2020 | Nenhum comentário

Ser cético não implica ser cínico!

A ideia de escrever esse texto surgiu enquanto eu assistia o The Great Debate: The Storytelling of Science (O grande debate: A Narrativa da Ciência, em tradução livre). Um dos debatedores, o Bill Nye, conhecido pelo programa de divulgação científica infantil Bill Nye the Science Guy, foi convidado a responder uma pergunta sobre a possibilidade de um indivíduo, supostamente um cientista, de ser “cético proativamente” e durante sua resposta mencionou o que ele descreveu como uma conflação dos termos ceticismo e cinismo. Talvez isso ocorra pelo uso no dia a dia desses dois termos, e nesse contexto eu deixo para os colegas linguistas :-). Mas quando somos céticos, ao menos como cientistas, ocorre esse mal entendido que o Bill Nye trouxe, já que cinismo e ceticismo não são a mesma coisa.

Leia mais...

Quem detém o conhecimento?

por em 05/08/2020 | Nenhum comentário

Quem detém o conhecimento?

A informação está ao alcance de uma grande parte da população mundial.

As discussões de amigos em bares, antes da pandemia, sobre qualquer assunto, eram resolvidas, caso necessário, usando um celular e uma rede de dados móveis. Contudo, apesar dessa facilidade, o fato de procurarmos algo no Google não nos torna expert em algum assunto.

Leia mais...

Pra que serve o Háfnio?

por em 04/08/2020 | Nenhum comentário

Pra que serve o Háfnio?

Olha eu de novo aqui, hein? Vamos lá. Esses dias eu tava lendo sobre um novo refratário feito com Háfnio e me dei conta que, né, quantas pessoas devem fazer uma mínima noção de que SEQUER exista um elemento químico chamado Háfnio, e qual a sua utilidade? Muito poucas, né? Então me veio essa ideia de vir aqui fazer o trabalho sujo. Começa agora uma nova série de textos minha aqui:

ELEMENTOS QUE NINGUÉM SE IMPORTA E ONDE HABITAM

Leia mais...

O que é terrorismo pra você?

por em 03/08/2020 | Nenhum comentário

O que é terrorismo pra você?

Basicamente, o terrorismo é um modo de impor vontades por meio do uso sistemático do terror e do medo, não necessariamente por danos materiais. Essas vontades podem ser com fins políticos, de desorganização ou até uma tomada do poder. A última acaba sendo improvável, pois geralmente os terroristas são grupos pequenos e sem muito poder bélico. Por isso eles usam o terror psicológico, o que força o governo a tomar atitudes firmes e muitas vezes exageradas. Eles também costumam deixar algum tipo de manifesto porque sabem que a mídia vai divulgar e disponibilizar na íntegra. É tudo um teatro. Os terroristas propõem a narrativa, o Estado e a mídia não só compram como também atuam como personagens principais no palco do terrorismo. Tem como amenizar os impactos do terrorismo com a mídia e o Estado fazendo papeis diferentes? É realmente necessário e justificável os estados gastarem bilhões na guerra ao terror?

Leia mais...
Modo Noturno