Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Biohackers

por em 18/11/2019 | Nenhum comentário

Biohackers

Recentemente me deparei com a série Seleção Artificial (Unnatural Selection) da Netflix. Entre os temas que a série documental abordaria estava a técnica de Crispr e a engenharia genética. Eu, louca por séries que sou, logo ajustei a poltrona e peguei o controle da TV para assistir um documentário sobre minha área de trabalho. No entanto, no primeiro episódio sou apresentada a alguns Biohackers que lançam as frases: “Por que pessoas não podem usar essa tecnologia sem entender totalmente como funciona?” e “Eles (os cientistas) não têm o direito de achar-se donos da ciência”. Isso me fez querer falar um pouco sobre os trabalhos atuais dos biohackers e quais os verdadeiros riscos e nossos temores.

Leia mais...

A água que você bebe está te enganando

por em 15/11/2019 | Nenhum comentário

A água que você bebe está te enganando

Sempre que o Fencas fala nos Scicast que a gente precisa urgente de saneamento básico no Brasil, você aí, caro leitor, pode achar que é um exagero dele, mas eu tenho uma notícia para te dar: não é. Talvez essa seja uma das maiores dívidas históricas que o Brasil tem com seu povo: ainda não conseguimos resolver essa questão que é básica à sobrevivência humana. Só que o que talvez você ainda não saiba é que, quando finalmente resolvermos essa questão de saneamento universalizado (ou seja, acesso para todas as pessoas), a gente ainda vai ter um problemão para resolver.

Leia mais...

O limite físico dos transistores e a saída pela quântica

por em 14/11/2019 | Nenhum comentário

O limite físico dos transistores e a saída pela quântica

Há 72 anos, três físicos estadunidenses entrariam para a história da eletrônica com a invenção do transistor. É unânime que o transistor é uma das maiores — se não a maior — invenções do século XX. Sem ele, mal teríamos ido à Lua. A corrida espacial foi um dos grandes propulsores da miniaturização dos transistores, fomentando, mais tarde, o famigerado Vale do Silício. O conceito de um transistor é bem simples: ele funciona como se fosse o interruptor do seu quarto, em que 1 é ligado e 0 é desligado. Ligado e desligado referem-se, respectivamente, a passagem de elétrons e não passagem de elétrons. Por essa invenção, Walter Brattain, John Bardeen e William Shockley dividiram o prêmio Nobel de Física em 1956. Mas, se o conceito é tão simples, como isso rendeu um nobel aos físicos? E, por que é considerado uma das maiores invenções do século XX?

Leia mais...

Raízes à mostra: de Yuka a Aragão passando por Chico e dona Onete

por em 13/11/2019 | Nenhum comentário

Raízes à mostra: de Yuka a Aragão passando por Chico e dona Onete

Hey Judes, como estão?

Ainda não entramos em dezembro, não é natal naquela loja de roupas que não muda o jingle há uns 10 anos ou mais, muito menos é chegado a retrospectiva 2019 naquela emissora do mundo aquático, mas… para esse texto vamos fazer uma brevíssima volta ao início do ano quando faleceu o cantor, musicista, compositor e ativista social Marcelo Yuka – também fundador d’O Rappa e F.U.R.T.O.

Leia mais...

O dia que usei Seno e Cosseno

por em 11/11/2019 | Nenhum comentário

O dia que usei Seno e Cosseno

Meu pai é formado em matemática e sempre estimulou nosso (meu e dos meus irmãos) contato com a matemática desde de pequenos. Uma das brincadeiras corriqueiras em nossa família era a brincadeira do “pum”. Nessa brincadeira o grupo, organizado em uma roda de pessoas, conta números de 1 a 100 na ordem normal (1, 2, 3, 4, 5, 6, …, 100). Cada pessoa conta um número da sequência coincidindo com sua ordem na roda. Porém quando chegar a um múltiplo de 7 a pessoa da vez deve, ao invés de falar o número, falar a palavra “pum”. Uma maneira super divertida de exercitar a matemática e a tabuada (obrigado, pai).

Leia mais...
Modo Noturno