Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

O diálogo constitui conhecimento

por em 27/03/2020 | Nenhum comentário

O diálogo constitui conhecimento

A ciência mais antiga, a astronomia, hoje possui uma capacidade ampla de estudar o céu. Pensando apenas no desenvolvimento deste conhecimento do século XV até hoje, houve uma mudança que foi do modelo geocêntrico até a compreensão de um universo observável com 93 bilhões de anos-luz de diâmetro.
Nessa imensa escuridão circundante o nosso olhar se depara com inúmeros pontinhos. Das estrelas fixas aos errantes (que hoje entendemos ser os planetas), essas que formavam o antigo “firmamento” foram estudadas com afinco – hoje sabemos como elas se formam e evoluem, até a sua morte.
As diferentes formas de estudar as estrelas nos permitem descobrir muitas informações sobre elas – temperatura, raio, massa, luminosidade, composição química, rotação, formato e idade –, mas elas não se restringem a isso.

Leia mais...

Chuvas de Verão, Enchentes, Inundações e Deslizamentos ou por que a tragédia se repete?

por em 24/03/2020 | Nenhum comentário

Chuvas de Verão, Enchentes, Inundações e Deslizamentos ou por que a tragédia se repete?

Se você, assim como eu, mora no sudeste deste Brasilzão deve saber que quando chega o verão, lá por janeiro, tá aquele dia quente e aí começa armar aquela chuvona: nuvem preta, céu escuro, cada trovão brabo, já sabe, né? Vem aquela chuva, aquela chuva de verão que cai de uma vez e que, se a gente der sorte, o céu abre ainda a tempo de aproveitar o sol antes de anoitecer. Em outras regiões do Brasil talvez tenha outra época do ano em que aconteça isso, mas aqui todo mundo já sabe que no verão é assim. Desde criança eu lembro que, se saísse de casa em um dia bem quente de verão, a chance de voltar pra casa molhada no fim da tarde era bem grande.

Todo ano também, a gente vê na TV alguma tragédia relacionada a chuvas intensas. As imagens são sempre muito assustadoras e todo mundo fica comovido com os casos de mortes provocados por essas chuvas. É sempre bem triste.

Agora, se tá todo mundo sabendo que sempre chove por aqui no verão, como é que a gente ainda tem episódios de tragédias provocadas por fortes chuvas?

Leia mais...

Crises políticas no presidencialismo: sobre as manifestações de 15 de março e como não estamos distantes de nossos hermanos

por em 23/03/2020 | Nenhum comentário

Crises políticas no presidencialismo: sobre as manifestações de 15 de março e como não estamos distantes de nossos hermanos

Olá, leitoras e leitores, esse é um texto que queria escrever há algum tempo e acabei adiando, quase cancelando, mas o contexto atual, em que vemos um agravamento no conflito de forças entre Executivo, Legislativo e Judiciário, me mostra a necessidade de tratarmos do assunto. Nele, vamos entender melhor o nosso sistema de governo, o presidencialismo e assim trazer um pano de fundo para debater as recentes manifestações nos países da América Latina e tratar das recentes manifestações contra o Congresso e o STF, ocorridas no dia 15 de março.

Leia mais...
Modo Noturno