Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Hora da resposta – Era Sombria 2.0

por em 05/08/2022 | Nenhum comentário

Hora da resposta – Era Sombria 2.0

As duas crianças estavam muito animadas para esta semana na escola, terça-feira seria o dia da aula especial de imersão. Tinham tomado café completo como todo filho de endinheirado e já estavam prontos e fardados, apenas esperando. Não paravam de comentar sobre a aula da terça e sobre o que gostariam de ver naquele dia.

– Pronto, mordomo. Pode levar eles, os garotos estão animados para a aula de imersão ultrarrealista da pré história essa semana – falou o jovem senhor.

Leia mais...

Games no Lab: Genética, animais antropomórficos, ervilhas e… Você já pagou sua hipoteca?

por em 29/07/2022 | Nenhum comentário

Games no Lab: Genética, animais antropomórficos, ervilhas e… Você já pagou sua hipoteca?

E estamos de volta para falar sobre Nintendo. Já falamos sobre Kirby e todo sua comilança, texto que você pode conferir aqui. Comentamos como a Big N possui inúmeras franquias, muitas das quais nascerem junto com a gêneses dos vídeos games, porém hoje falaremos de uma série relativamente recente. Uma série que à primeira vista pode parecer simples, mas se olharmos com mais atenção, veremos muita ciência escondida por trás da programação. Então prepare suas ferramentas de jardinagem, pois hoje iremos juntos aprender sobre genética em Animal Crossing e de quebra pagaremos nossa dívida com Tom Nook. 

Leia mais...

Resenha – Sagatrissuinorana

por em 11/07/2022 | Nenhum comentário

Resenha – Sagatrissuinorana

A resenha de hoje é do livro Sagatrissuinorana, escrito por João Luiz Guimarães, ilustrado por Nelson Cruz, lançado pela ÔZé Editora e que em 2021 foi o vencedor do prêmio Jabuti, a premiação mais tradicional da literatura brasileira, como melhor livro do ano na categoria Infantil.

O título grande e diferente já revela muito do que vem pela frente, a começar pelo próprio neologismo, típico da escrita de João Guimarães Rosa, tal qual o título da obra Sagarana. Não à toa, o subtítulo do livro é “Reconto à moda Roseana”, numa homenagem explícita a esse que foi um dos maiores escritores brasileiros, como revela o próprio autor João Luiz Guimarães “foi um jeito que achei para homenagear todo o amor que sinto pela (p)rosa poderosa de meu xará monumental.

Leia mais...

Persona 5, música e protesto: extrapolando significados para o mundo real, Parte 2

por em 06/07/2022 | Nenhum comentário

Persona 5, música e protesto: extrapolando significados para o mundo real, Parte 2

Em minha última contribuição aqui no Portal Deviante, expus uma visão geral sobre as correlações entre o videogame Persona 5 e o conceito de política. Conforme anunciado no início daquele texto, o objetivo da reflexão era, na realidade, explorar as dimensões políticas, não do jogo em si, mas sim de sua trilha sonora. Nesse texto, portanto, daremos sequência a essa linha de raciocínio, dessa vez nos atendo puramente a alguns dos principais elementos musicais de Persona 5. 

Leia mais...

Onde fica o metaverso?

por em 22/06/2022 | Nenhum comentário

Onde fica o metaverso?

Responda rápido: esta imagem de capa do artigo é do metaverso? Ou é de um game?

Desde o ano passado, o “metaverso” é a palavra que todo mundo mais escuta quando se fala em tecnologias imersivas. Assim que o Facebook mudou seu nome para Meta, a empresa vem martelando o termo sempre que pode, mas quero deixar de lado os interesses comerciais do Zuckinho aqui. O conceito de se viver uma realidade virtual é bem mais antigo do que querem fazer parecer, assim como o próprio termo.

Leia mais...
Modo Noturno