Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Resenha: Livro de Sonetos, de Vinícius de Moraes

por em 11/01/2021 | Nenhum comentário

Resenha: Livro de Sonetos, de Vinícius de Moraes

Em uma perspectiva artística, no mundo das artes existem inúmeras manifestações culturais que unidas enriquecem os seres humanos com obras que podem suscitar discussões ou revolta. Há ainda as mais belas, que exaltam o amor e as relações interpessoais. Porém, poucas pessoas conseguem construir uma obra que seja atemporal, que resista a força do tempo, e que continue relevante décadas depois da morte de seu autor.

Leia mais...

Trocas Macabras – Resenha

por em 08/01/2021 | Nenhum comentário

Trocas Macabras – Resenha

Todo mundo ama ter uma coisa por nada … mesmo que custe tudo.

Trocas Macabras – Stephen King

Vamos voltar para a cidade fictícia de Castle Rock, no Maine, mais uma localidade do universo stephenkinguiano. Castle Rock, cenário de Cujo e A Zona Morta, dentre outros thrillers e contos do autor.

Leia mais...

RESENHA: Terror a bordo

por em 07/01/2021 | Nenhum comentário

RESENHA: Terror a bordo

Te falar, dá um medinho mesmo.

Porque, assim, eu sou daqueles que confia em aeronaves, são o segundo meio de transporte mais seguro do mundo e blá blá blá… Mas é aquilo né? Todas as vezes que eu andei, eu passo um ligeiro APERTO na hora de decolar. Sei lá, né? E o pior é que a pegada dos contos de Terror a bordo nem é muito essa. Eles exploram o terror em vários níveis diferentes dentro de aeronaves, mas todos eles conseguem te pegar de jeito.

Leia mais...

Resenha: Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis

por em 06/01/2021 | Nenhum comentário

Resenha: Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis

Eu já vou abrir com uma confissão aqui:

É uma falha gravíssima minha como leitor NUNCA ter lido nada, absolutamente NADA de literatura de cordel até hoje. Sério, apesar do meu gosto pela literatura, eu nunca fui um estudante “assíduo” nas aulas de literatura do ensino médio, então eu não sabia nem o que caracterizava um cordel. E tenho que dizer, depois de ler esse livro eu fiquei encantado com a métrica e a força das palavras que compõem esse livro.

Leia mais...

Resenha: De quem é esta história, de Rebecca Solnit

por em 05/01/2021 | Nenhum comentário

Resenha: De quem é esta história, de Rebecca Solnit

“Enquanto o leão não aprender a escrever, todas as histórias glorificarão o caçador”- provérbio africano.

Há quem diga que somos os autores da nossa própria história. Mas quem seriam os autores da grande narrativa histórica que fica para os livros e é estampada na mídia diariamente? Qual narrador tem mais poder na hora de contar sua história nos tribunais? É esta a provocação colocada por Rebecca Solnit neste livro, e por mais que a palavra “feminismo” no subtítulo possa afastar leitores que menosprezam esse movimento, acredite que este livro questiona muito mais do que a estrutura homem X mulher na sociedade.

Leia mais...

Lélia Gonzalez | Por um feminismo afro-latino-americano

por em 04/01/2021 | Nenhum comentário

Lélia Gonzalez | Por um feminismo afro-latino-americano

Racismo, sexismo e colonialismo. Capitalismo e mercado de trabalho. Divisão racial e sexual do trabalho. A sistemática negação da subjetividade de mulheres e não brancos. Indissociabilidade entre razão e emoção, corpo e mente, cultura e política. A importância das religiões e expressões culturais para lutas sociopolíticas. Formas de resistência cultural, além dos movimentos de revolta e de formação de quilombos, desde a escravidão no Brasil. Limites da representatividade. Relações entre movimentos sociais e a política institucional. Legalização do aborto. Esses são alguns dos muitos temas abordados pela antropóloga, socióloga, historiadora, filósofa e militante do movimento negro Lélia de Almeida Gonzalez.

Finalmente sua extensa obra se tornou acessível com o livro Por um feminismo afrolatinoamericano: ensaios, intervenções e diálogos pela Editora Zahar/ Grupo Companhia das Letras em 2020 [1].

Leia mais...
Modo Noturno