Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Voto consciente?

por em 27/11/2020 | Nenhum comentário

Voto consciente?

Eu não sei vocês, mas toda época de eleição ouço a importância do voto consciente. Isso costuma acompanhar frases como: devemos saber votar no melhor candidato ou candidata para o país/ estado/ município/ região/ bairro. Candidato melhor ou “menos pior”, como costumamos dizer.

Nesse sentido, ser consciente é escolher adequadamente, através de senso crítico e estudo das opções existentes, os políticos competentes que defendam interesses públicos. É exercer a cidadania e garantir a democracia. É ter ciência dos deveres e direitos ao atuar na vida política como cidadão ou cidadã.

Leia mais...

Pegada Hídrica. Você já ouviu falar?

por em 26/11/2020 | Nenhum comentário

Pegada Hídrica. Você já ouviu falar?

Para não falhar com a minha tradição de falar sobre assuntos relacionados à água, estou aqui de novo com mais uma coisa que eu acho que você, querido leitor, vai se interessar em saber.

Você já parou para pensar em quantos litros de água você consome todos os dias? Pensando nas tarefas do dia a dia: tomar banho, escovar os dentes, dar descargas, lavar a louça, regar as plantas…você tem ideia de quantos litros de água consome para tudo isso? 

Ao fazer essa conta, ainda que aproximada pela média da conta de água de onde você vive, talvez esse número te surpreenda. Mas e se eu disser que a maior parte da água que você consome todos os dias é virtual? 

Leia mais...

Saúde Universal e Democracia: a melhor dupla

por em 25/11/2020 | Nenhum comentário

Saúde Universal e Democracia: a melhor dupla

Com recém completados 30 anos, a saúde pública brasileira é considerada referência como Sistema Universal ao redor do Mundo. A criação do Sistema Único de Saúde foi ferramenta fundamental no processo de redemocratização no Brasil. Talvez seja sintomático que o SUS vá perdendo a relevância com diminuição de investimentos, desvios, demissões e infelizmente tornando-se mais uma ala ideológica no atual governo.

Leia mais...

Construção de um telescópio amador – Escolhendo o modelo

por em 24/11/2020 | Nenhum comentário

Construção de um telescópio amador – Escolhendo o modelo

É comum imaginar que ao observar o céu estamos olhando para fora, já que estudamos um grande espaço vazio, ou aparentemente vazio, com corpos inalcançáveis, mas, graças às observações astronômicas, sabemos que nosso planeta e tudo presente é composto dos elementos existentes no universo. Dessa forma, estudar o cosmos é estudar a própria história da humanidade. Ao compreender isso, a curiosidade humana é despertada e consequentemente a ótica se tornou fundamental para aprofundar os estudos sobre nossa própria história. (NICOLINI, 1991)

Apesar de todo o desenvolvimento da espectrometria, inteligência artificial e outras tecnologias que permitiram a criação de grandes telescópios espaciais, os telescópios caseiros, montados com espelhos ou lentes e materiais facilmente encontrados, têm seu lugar na observação do espaço. Várias foram as descobertas feitas por astrônomos amadores. Além de ser divertido, tem a possibilidade de tirar fotografias incríveis.

Leia mais...

Zoológicos: centros de pesquisa e conservação ou máquinas de lucrar às custas de sofrimento animal? – Parte 1

por em 23/11/2020 | Nenhum comentário

Zoológicos: centros de pesquisa e conservação ou máquinas de lucrar às custas de sofrimento animal? – Parte 1

Saudações, sapientes! Neste meu primeiro texto para o Portal Deviante, vou falar um pouquinho sobre a história dos zoológicos, além do papel de algumas agências reguladoras e de onde vêm os animais que encontramos nessas instituições. Esta é a primeira parte de duas em que eu falo sobre zoológicos, sua evolução e seu papel na sociedade contemporânea. Vem comigo!

Leia mais...

A terceira lei de Newton

por em 20/11/2020 | Nenhum comentário

A terceira lei de Newton

A terceira lei de Newton é denominada como a lei da ação e reação. Esta lei nos diz que para cada força resultante da interação entre corpos existe uma força de mesma intensidade porém de sentido oposto. Portanto dizemos que as forças resultantes são exercidas em pares, para toda  força de ação existe uma força de reação.

Leia mais...
Modo Noturno