Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Resenha – O Rato e a Montanha

por em 01/12/2021 | Nenhum comentário

Resenha – O Rato e a Montanha

A resenha de hoje é do livro O Rato e a Montanha, baseado em uma fábula escrita pelo filósofo italiano Antonio Gramsci, ilustrado por Laia Domènech e lançado no Brasil pela Boitatá, o selo de literatura infantil da Editora Boitempo.

O texto no qual este livro se baseou foi escrito por Gramsci em 1931 em uma carta enviada a seus filhos no período em estava preso devido à perseguição política do regime fascista italiano.

Leia mais...

Liberando sua Criatividade

por em 30/11/2021 | Nenhum comentário

Liberando sua Criatividade

Sempre que chegamos nessa época do ano, é inevitável pensarmos o que vai acontecer no ano seguinte, especialmente depois de quase dois anos de uma pandemia que parece não ter fim e o tempo está passando em um ritmo completamente diferente. Então começamos a fazer nossas resoluções de fim de ano, avaliar o que fizemos de certo, de errado, o que poderíamos ter feito diferente ou repetido muitas e muitas vezes e, por fim, definir as metas para os próximos 365 dias, muitas delas que são inalcançáveis.

Meta para comer melhor, economizar dinheiro (essa é bem difícil hein!), fazer uma viagem para o exterior, emagrecer, fazer exercícios, parar de procrastinar, reduzir um pouco o ritmo de trabalho e cuidar mais da própria saúde.

Leia mais...

Usina hidrelétrica part. 2

por em 29/11/2021 | Nenhum comentário

Usina hidrelétrica part. 2

Olá, outra vez, neste texto vamos tratar cada etapa das usinas, conhecer os conceitos físicos que envolvem nessas etapas até chegar no poste de nossa casa.

E é nas usinas hidrelétricas que a ‘nossa’ energia é transformada. Lá ocorrem várias conversões de energias. Começando com a energia gravitacional, energia mecânica e energia elétrica.

Leia mais...

Masculinidade: O “viking” do capitólio, o Supermen Bi e o Ted Lasso

por em 24/11/2021 | Nenhum comentário

Masculinidade: O “viking” do capitólio, o Supermen Bi e o Ted Lasso

Vamos começar o texto com uma pergunta para quem se identifica como homem: no decorrer deste segundo ano de pandemia, o que você pensou sobre o significado de masculinidade? Já tenho publicados aqui no Portal Deviante três textos em que o tema principal é Masculinidades. Ao revisitá-los, todos retratam de uma certa forma o período que vivia enquanto o escrevia. Em especial o de 2020, em meio ao primeiro ano da pandemia, reflito bastante sobre como naquele momento o que representa o ideal de “ser homem” prejudica o combate a COVID-19. 

Leia mais...
Modo Noturno