Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Mineração espacial: o que a exploração de recursos fora do planeta pode nos proporcionar?

por em 21/10/2021 | Nenhum comentário

Mineração espacial: o que a exploração de recursos fora do planeta pode nos proporcionar?

Você que está lendo esse texto, provavelmente está fazendo isso pelo seu celular, computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico. O avanço da tecnologia ao longo das últimas décadas nos proporcionou verdadeiras revoluções em diversas áreas. Mas todo esse avanço tecnológico vem com um preço. Fabricar esses equipamentos exige o uso de alguns materiais raros e preciosos como o térbio, o neodímio e o tântalo. Não por coincidência, o Vale do Silício — onde as maiores empresas de tecnologia do mundo estão — leva o nome de um elemento químico fundamental para fabricação de computadores.

Extrair esses recursos causam um desgaste altíssimo à natureza devido ao uso de cianeto, ácido sulfúrico e cloro pela indústria de mineração. Entre as consequências, podemos listar: a poluição do ar e de rios, a devastação da biodiversidade, destruição de paisagens inteiras e prejuízos à trabalhadores e moradores locais. Por outro lado, a Lua e os asteroides do nosso sistema solar são ricos nesses e em outros tipos de elementos. A Lua, por exemplo, possui o hélio-3. Esse composto é considerado o combustível do futuro. A mineração espacial pode trazer trilhões de dólares à economia global e sem destruir o planeta. Mas como é que nós poderíamos fazer isso? A exploração espacial é realmente viável?

Leia mais...

Rage against the vaccines: intuições e ideologias

por em 19/10/2021 | Nenhum comentário

Rage against the vaccines: intuições e ideologias

Conheço pessoas que não acreditam em dinossauros. Minha primeira tentativa de trazer essas pessoas para a realidade é perguntar sobre fósseis. O que teria produzido esses moldes petrificados de esqueletos? Negar a relação entre dinossauros e fósseis soa como desenterrar um esqueleto humano no quintal de casa e negar que são os restos mortais de um humano. “Não, é tudo um plano secreto para donos de necrotério enriquecerem”. “Não, é tudo um plano secreto do Estado para justificar os impostos que sustentam o IML”.

Leia mais...

O aviso – Ano 1 – Épico!

por em 18/10/2021 | Nenhum comentário

O aviso – Ano 1 – Épico!

Jéssica voltava para casa feliz com o interesse recente de Alex em comer verduras, mas ainda bem preocupada com ele. Sabia que era difícil para um garoto daquela idade esconder suas habilidades, afinal, gostam de atenção. Essa geração gosta de exposição, mas era preciso ter muito cuidado, temia pelo futuro do filho. Imaginava o garoto sendo levado pelo governo ou morto por criminosos. Todas asnoites acordava duas vezes por causa de pesadelos com polícia chegando para avisar que o filho foi encontrado morto, ou com ligações ameaçadoras contra ela ou a filha.

Leia mais...

A Aranha (conto) – Parte Um

por em 15/10/2021 | Nenhum comentário

A Aranha (conto) – Parte Um

Aquela manhã foi diferente. Marcos sempre acordava solitário, em silêncio para não incomodar sua mulher. Lavava o rosto, voltava para o quarto, vestia sua roupa. Tudo mecanicamente. Olhou para a mulher que ressonava na cama e terminou de calçar os sapatos. Encostando a ponta do indicador nos lábios, endereçou-lhe um beijo e saiu do quarto.

Leia mais...

Modo Noturno