Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

As delícias típicas de nosso Brasil

por em 27/05/2020 | Nenhum comentário

As delícias típicas de nosso Brasil

São 210 milhões de pessoas, 26 estados (mais o DF) em um território de 8,5 km². Resultado: uma linda miscelânea de costumes e hábitos alimentares!

Sorte de quem tem a oportunidade de conhecer todas as regiões desse nosso Brasil. Eu não sei vocês, mas não tem nada que eu goste mais do que viajar e poder experimentar comidas novas, em especial as típicas de cada lugar.

Para a minha lista ficar completa falta percorrer muitos quilômetros ainda, mas ainda assim eu te convido a me acompanhar em um passeio virtual em forma de texto! Vamos?

Leia mais...

Games no Lab: Ratos, furtividade, antibióticos e vacinas

por em 26/05/2020 | Nenhum comentário

Games no Lab: Ratos, furtividade, antibióticos e vacinas

Em meio a pandemia do coronavírus que estamos vivendo (e nesse momento acabo de “datar” o texto), muitos estão lembrando das aulas de história (ou vendo no Youtube mesmo) onde os professores nos ensinaram sobre outra pandemia que afligiu a humanidade durante a baixa Idade Média, a peste negra ou peste bubônica. E com esse tema em voga novamente, acabei jogando um game lançado no começo de 2019 e que dialoga muito com o que estamos vivendo, A Plague Tale: Innocence.

Leia mais...

Um retrato de metodologia científica em ciências sociais e humanas

por em 25/05/2020 | Nenhum comentário

Um retrato de metodologia científica em ciências sociais e humanas

Fazer ciência não é fácil. Isso a gente já sabe. Mas fazer ciências sociais e humanas tem um nível de complexidade diferente. Como elas estão muito próximas do cotidiano das pessoas, é muito fácil dizer “não concordo com sua opinião porque essa não é a minha experiência”. No texto de hoje, vou explicar como se dá metodologia científica em pesquisas de ciências sociais e humanas pra dar uma mãozinha para quem está começando a fazer pesquisa e, quem sabe, tentar mostrar para algumas pessoas que não é uma opinião. É ciência.

Leia mais...

Biomedicina – Por trás das cortinas e do glamour

por em 20/05/2020 | Nenhum comentário

Biomedicina – Por trás das cortinas e do glamour

Você acorda um dia pela manhã, levanta, vai ao banheiro, realiza todas as suas atividades matinais, mas, ao ir tomar café, você se sente um pouco fraco, a visão se turva rapidamente, porém você se recupera e sai em direção ao seu trabalho. Ao chegar lá, você se sente indisposto, cansado, com um pouco de tontura, mas releva, pois o trabalho não pode parar. No horário de almoço você vai à sua rede de fast-food favorita, que você vai religiosamente todos os dias em buscado seu hambúrguer preferido, e o consome rapidamente, pois não tem tempo de fazer uma refeição mais completa. Ao voltar para o trabalho, seu chefe o observa e diz que você está com uma aparência péssima, com a pele pálida e olhos amarelados, e pede para que você vá ao médico. Chegando ao hospital, um médico o atende, faz sua avaliação e pede que você faça alguns exames de sangue e urina. Você vai para uma parte especial do hospital, perto do laboratório, onde um enfermeiro colhe seu sangue e sua urina e envia para algum local. Você aguarda um tempo, recebe seus resultados e leva para o médico. O médico olha seus resultados, e fecha o seu diagnóstico, dizendo que você está com anemia e que necessita mudar seus hábitos alimentares. Por um momento, você para pra pensar: como ele sabe disso? O que tinha naquele resultado?

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #48 A Era Vargas parte 2: 1930-1937

por em 19/05/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #48 A Era Vargas parte 2: 1930-1937

Voltamos a falar da Era Vargas! Neste segundo episódio abordamos o período de 1930 a 1937, logo após o movimento que deu fim à primeira república e no qual Vargas se tornou presidente, primeiro provisório, depois constitucional. Foram anos conturbados em que os anseios de setores variados da sociedade estavam em jogo: operários em luta por direitos, militares em busca de modernização, classes médias, industriais, profissionais liberais, intelectuais, todos tinham um projeto de país que ansiavam ver realizado. Vargas se tornou a figura central nesse processo, fazendo as negociações com estes grupos tão distintos, mas também perseguindo e prendendo oponentes, fazendo alianças odiosas com quem quer que lhe pudesse garantir o poder, inclusive com os fascistas brasileiros da década de 1930. Venham conhecer essa história intrigante e refletir conosco sobre seus impactos no Brasil até hoje.

Neste episódio:

Descubra como se deu o processo de estabelecimento do governo provisório e como ele foi, aos poucos, deixando marcas indeléveis na estrutura política nacional pós-1930. Surpreenda-se com as movimentações políticas que desembocaram em uma guerra civil entre os paulistas e o resto do país em 1932. Conheça os principais grupos daquela época e suas formas de atuação: comunistas, liberais e integralistas. Compreenda como Vargas consolidou seu poder e se tornou presidente oficial em 1934, mesmo ano em que começou a valer uma nova constituição. Por fim, entenda como ele conseguiu criar condições para dar um golpe em 1937, quem ele perseguiu, com quais argumentos e quais as consequências. Venham nessa viagem no tempo para conhecer esta que é das mais importantes e controversas épocas da nossa história.

Leia mais...
Modo Noturno