Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo: Historicidade #26 Amazônia, Estado e História

por em 07/04/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #26 Amazônia, Estado e História

O Historicidade, programa de entrevistas do Fronteiras no Tempo, neste episódio vai conversar com o Prof Dr Tassio Franchi da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), sobre Amazônia, Estado e História.

Nesta entrevista o professor Tassio nos explica como os historiadores trabalham com o meio ambiente enquanto objeto de pesquisa. Nessa investigação, pergunta-se como os homens percebem o meio ambiente no tempo, como interagem e, ainda, de que forma os diversos biomas influenciam as relações sociais, políticas e econômicas. Ele também nos ajuda a refletir sobre a Amazônia e seu papel no desenvolvimento do Estado nacional brasileiro, especialmente ao abordar como foi pensada pelos seus agentes, quais políticas de ocupação e desenvolvimento empregadas ao longo do tempo e, também, quais foram os problemas que isso trouxe, e ainda traz. Por fim, pudemos conhecer suas análises sobre a ação do Exército Brasileiro na região amazônica durante o século XX e de que maneira essa atuação se relaciona com questões brasileiras mais amplas, como os modelos de desenvolvimento econômico, dentre outros.

Leia mais...

O que são os tão famosos Pontos Gatilhos?

por em 07/04/2020 | Nenhum comentário

O que são os tão famosos Pontos Gatilhos?

Todas as pessoas de minha convivência, ao saber de minha formação como Fisioterapeuta, sempre vem aquela frase “ei, poderia fazer uma massagem aqui, ó? To com uma dor esses dias”, apontando para região do pescoço ou costas. Caso não seja decorrente de uma patologia mais séria (ex: tendinite ou hérnia de disco), essas dores localizadas vão ser devidas a pequenos “nós” que encontramos nos músculos, chamados Trigger Points ou pontos gatilhos.

Leia mais...

Por que Atila importa tanto em tempos de Olavo de Carvalho?

por em 06/04/2020 | Nenhum comentário

Por que Atila importa tanto em tempos de Olavo de Carvalho?

Em 30/03/2020 em meio à crise pandêmica mundial do coronavírus e de 2 semanas confusas no Brasil sobre como nossa liderança entende e vai combater o problema, o tradicional programa de entrevistas Roda Viva entrevistou Atila Iamarino (toca a musiquinha do Nerdologia DJ!), um Biólogo, pesquisador, virologista com sólido currículo acadêmico e figura já bem conhecida na internet pelo canal Nerdologia e suas participações em podcasts.

Leia mais...

Sistema imunológico e a COVID-19

por em 03/04/2020 | Nenhum comentário

Sistema imunológico e a COVID-19

Em época de coronavírus a célula de defesa certa para o serviço pode fazer toda a diferença ou pode acarretar os sintomas mais graves. Nesse caso, em que há uma disseminação de uma infecção viral, o tratamento medicamentoso não é tão efetivo e uma vacina ainda está longe de ser concebida. Logo, a medicação consiste em tratar os sintomas, como febre, dores ou, nesse caso, problemas respiratórios.

Desse modo, cada vez mais precisamos entender e torcer para que nosso sistema imunológico de conta desse vírus de forma precisa e rápida.

Não é meu primeiro texto sobre como as nossas células de defesa e seus mecanismos são fundamentais para que conseguimos combater doenças.

Nesse caso, vou fazer algo um pouco diferente, irei analisar um trabalho inicial liberado dia 16 de março de 2020 sobre um caso de uma mulher com o coronavírus (COVID-19), tendo os sintomas leves a moderados e seus aspectos imunológicos, e outro trabalho em que analisou-se o sistema imunológico de pacientes com os sintomas mais graves da doença.

Leia mais...
Modo Noturno