Sobre a vida (digital) após a morte
A única certeza sobre a vida é a morte… Mas como tratar a vida digital no seu pós-morte? Não vai embora ainda! O texto de hoje é sobre um tema “sombrio”, mas precisamos falar sobre isso.
Leia mais...A única certeza sobre a vida é a morte… Mas como tratar a vida digital no seu pós-morte? Não vai embora ainda! O texto de hoje é sobre um tema “sombrio”, mas precisamos falar sobre isso.
Leia mais...Ad Astra – Rumo às Estrelas – dirigido por James Gray (que também foi co-autor do roteiro). Estrelado por Brad Pitt (que também fez parte da equipe de produção).
“Ad Astra per Aspera” é uma expressão em latim bem conhecida no meio astronômico (amador e profissional). Pode ser traduzido como: por ásperos caminhos se alcança as estrelas. Tem o significado de chegar à glória por caminhos árduos ou alcançar o triunfo (a imortalidade) através de dificuldades. Tem sido o lema de diversas entidades (governamentais, educacionais, militares etc) entre elas a Real Força Aérea britânica (RAF). O termos já foi, inclusive, título de filme e livro de ficção científica russos (filme de 1981 Richard Viktorov baseado no livro de Kir Bulychov). Bastou dar uma olhada rápida na resenha do filme para ver que não tem nada a ver com o filme atual
Leia mais...O termo deficiência física é estigmatizante, no dicionário da língua portuguesa significa falta ou perda de algo que irá invariavelmente levar ao prejuízo da “eficiência” físico-motora de um indivíduo. Porém o termo acima traduz o sentimento de impotência pelo menos inicial de todos que infelizmente passam por um processo de perda, deformidade ou paralisia de um ou mais membros, ou de todo o corpo. Muito tem sido feito pela reintegração social destas pessoas, de modo que mesmo com a limitação física, consigam todos ser autossuficientes em suas atividades e necessidades da melhor maneira possível. Isso é o que a política social pode fazer por esses cidadãos. E a ciência? O que a nossa mais poderosa ferramenta de ir além de qualquer limite dito natural anda fazendo nesta área? Neste texto discutiremos como a ciência pretende substituir o deficiente físico pelo homem biônico.
Leia mais...Por que não voltamos no tempo e lembramos como a digitação no celular (atual smartphone) evoluiu, desde o “catar milho” até ignorar totalmente o teclado e fazer tudo via comando de voz?
Leia mais...No início de abril de 1999, uma cápsula do tempo foi entregue ao famoso arquiteto Frank Gehry com instruções para incorporá-lo em seus projetos para o edifício que eventualmente abrigaria o Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT, ou CSAIL. A cápsula do tempo era essencialmente um museu da história inicial do computador, contendo 50 itens contribuídos por pessoas como Bill Gates e Tim Berners-Lee.
Leia mais...Você já se perguntou quantas pessoas precisam trabalhar em conjunto para chegarem a um novo avanço científico? E como a equipe do Portal Deviante interage para que os textos e episódios produzidos cheguem diariamente até você? Então, vamos conversar sobre colaboração!
Leia mais...