Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Ad Astra – Eu assisti

por em 31/10/2019 | Nenhum comentário

Ad Astra – Eu assisti

Ad Astra – Rumo às Estrelas  – dirigido por James Gray (que também foi co-autor do roteiro). Estrelado por Brad Pitt (que também fez parte da equipe de produção).

“Ad Astra per Aspera” é uma expressão em latim bem conhecida no meio astronômico (amador e profissional). Pode ser traduzido como: por ásperos caminhos se alcança as estrelas. Tem o significado de chegar à glória por caminhos árduos ou alcançar o triunfo (a imortalidade) através de dificuldades. Tem sido o lema de diversas entidades (governamentais, educacionais, militares etc) entre elas a Real Força Aérea britânica (RAF). O termos já foi, inclusive, título de filme e livro de ficção científica russos (filme de 1981 Richard Viktorov baseado no livro de Kir Bulychov). Bastou dar uma olhada rápida na resenha do filme para ver que não tem nada a ver com o filme atual

Leia mais...

O homem biônico: Os avanços que irão tornar a deficiência física obsoleta

por em 12/08/2019 | Nenhum comentário

O homem biônico: Os avanços que irão tornar a deficiência física obsoleta

O termo deficiência física é estigmatizante, no dicionário da língua portuguesa significa falta ou perda de algo que irá invariavelmente levar ao prejuízo da “eficiência” físico-motora de um indivíduo. Porém o termo acima traduz o sentimento de impotência pelo menos inicial de todos que infelizmente passam por um processo de perda, deformidade ou paralisia de um ou mais membros, ou de todo o corpo. Muito tem sido feito pela reintegração social destas pessoas, de modo que mesmo com a limitação física, consigam todos ser autossuficientes em suas atividades e necessidades da melhor maneira possível. Isso é o que a política social pode fazer por esses cidadãos. E a ciência? O que a nossa mais poderosa ferramenta de ir além de qualquer limite dito natural anda fazendo nesta área? Neste texto discutiremos como a ciência pretende substituir o deficiente físico pelo homem biônico.

Leia mais...

Oi, quer tc?

por em 17/07/2019 | Nenhum comentário

Oi, quer tc?

Por que não voltamos no tempo e lembramos como a digitação no celular (atual smartphone) evoluiu, desde o “catar milho” até ignorar totalmente o teclado e fazer tudo via comando de voz?

Leia mais...

Um Programador resolveu um quebra-cabeça criptográfico esquecido há 20 anos

por em 29/05/2019 | Nenhum comentário

Um Programador resolveu um quebra-cabeça criptográfico esquecido há 20 anos

No início de abril de 1999, uma cápsula do tempo foi entregue ao famoso arquiteto Frank Gehry com instruções para incorporá-lo em seus projetos para o edifício que eventualmente abrigaria o Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT, ou CSAIL. A cápsula do tempo era essencialmente um museu da história inicial do computador, contendo 50 itens contribuídos por pessoas como Bill Gates e Tim Berners-Lee.

Leia mais...

Você sabe colaborar?

por em 06/05/2019 | Nenhum comentário

Você sabe colaborar?

Você já se perguntou quantas pessoas precisam trabalhar em conjunto para chegarem a um novo avanço científico? E como a equipe do Portal Deviante interage para que os textos e episódios produzidos cheguem diariamente até você? Então, vamos conversar sobre colaboração!

Leia mais...
Modo Noturno