Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Exoplanetas Como Você Nunca Viu

por em 09/03/2018 | Nenhum comentário

Exoplanetas Como Você Nunca Viu

Toda semana aparecem imagens de novos planetas nos telejornais. Estes planetas descobertos fora do nosso Sistema Solar são chamados de exoplanetas. Geralmente estas imagens trazem nuvens coloridas e paisagens exóticas. Vamos distinguir entre fato e ficção. Há fotos dos discos destes exoplanetas?  Como se chega a conclusão que existem tantos planetas a tal e tal distância da estrela principal? O que é dado experimental e o que é especulação? O que é foto e o que é idealização?

Leia mais...

Carros no Espaço e o Foguete Falcon Heavy

por em 12/02/2018 | Nenhum comentário

Carros no Espaço e o Foguete Falcon Heavy

Semana passada a imagem que mais circulou foi a de um conversível vermelho com um boneco vestido de astronauta e, ao fundo, o nosso planeta. O multimilionário Elon Musk lançou um Tesla Roadster, um carro elétrico da sua empresa, em órbita do Sol.  Esta órbita leva o Tesla próximo a Marte. Isso só foi possível devido ao poderoso foguete Falcon Heavy da SpaceX, que também é do Musk. O objetivo era chamar a atenção para o lançamento de teste do Falcon Heavy.

Leia mais...

Adeus Cassini

por em 15/09/2017 | 4 comentários

Adeus Cassini

A quase vinte anos atrás um foguete Titan IV se ergueu de uma torre de lançamento em Cabo Canaveral em meio a uma nuvem de fumaça: um cilindro pontudo ladeado por dois boosters poderosos. No nariz deste veículo ia uma sonda com dois nomes: Cassini-Huygens. Seu destino era o segundo maior planeta do Sistema Solar: Saturno.

Leia mais...

ORIGENS DOS PLANETÁRIOS (parte 1)

por em 12/08/2017 | Nenhum comentário

ORIGENS DOS PLANETÁRIOS (parte 1)

Observar um céu estrelado, em um lugar escuro, sem as luzes artificiais, consiste numa experiência fascinante. Na ausência de um céu limpo torna-se preciso simular o aspecto visual do céu noturno de uma forma realista. Reproduzir esta experiência é um ideal bem antigo. Nas primeiras tentativas, os primeiros observadores do céu esboçaram representações esquemáticas do que viam: mapas planos, globos celestes e mapas murais estampados em tetos com formato de cúpula.

Leia mais...