Poucas mortes de cientista tiveram a repercussão tão grande como a de Stephen Hawking. Seu trabalho em física teórica é um assunto árido para a maioria das pessoas, mas a figura do homem frágil na cadeira de rodas falando através de um computador faz parte da mídia.

Stephen William Hawking nasceu em 1942 na cidade de Oxford na Inglaterra. Formou-se com louvor em física teórica em Cambridge, onde começou seu trabalho sobre buraco negros e cosmologia. Em 1963 foi diagnosticado com Esclerose lateral amiotrófica , uma doença degenerativa que, segundo se pensava na época, o levaria a morrer cedo. Em 1985, em virtude de um pneumonia, Hawking teve que se submeter a uma traqueostomia que o obrigou a usar um computador para falar.

Hawking interpretando ele mesmo

Na televisão o nosso cientista pop apareceu como ele mesmo em vários programas. No episódio 26 da sexta temporada (1993) de Star Trek, The Next Generation intitulado Descento personagem Data cria um jogo de poker com Isaac Newton, Einstein e Hawking (que ganha a partida após trolar o Newton). Em 1999, na 10a temporada de The Simpsons, Hawking dublou a sim mesmo no 22o episódio intitulado They Saved Lisa’s Brain. Em  The Big Bang Theory, no capítulo 21 da 5a temporada (2012) intitulado The Hawking Excitation, foi a vez do Sheldon cair na pegadinha do Stephen. Na série animada Futurama, nosso cientista pop também apareceu algumas vezes.

Grandes artistas interpretando Hawking

Em 2004 a BBC fez um telefime biográfico intitulado Hawking com o ator Bennedict Cumberbatch. O programa foi indicado para o prêmio de melhor filme no BAFTA (o equivalente inglês do Oscar). Cumberbatch ganhou o BAFTA como melhor ator e o Golden Nymph.

Dez anos depois foi a vez do cinema apresentar a biografia de Hawking em The Theory of Everything. O filme foi baseado no livro Travelling to Infinity: My Life with Stephen, escrito pela ex-esposa do grande físico:  Jane Hawking (interpretada pela atriz Felicity Jones). O ator Eddie Redmayne ganhou o Oscar 2014 de melhor ator interpretando Hawking.


Veja mais referências pops em : https://en.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking_in_popular_culture

http://www.planetariodorio.com.br/o-eterno-hawking-e-sua-mensagem-para-o-mundo-nao-precisa-ser-assim/

Sobre Stephen Hawking