Poucas mortes de cientista tiveram a repercussão tão grande como a de Stephen Hawking. Seu trabalho em física teórica é um assunto árido para a maioria das pessoas, mas a figura do homem frágil na cadeira de rodas falando através de um computador faz parte da mídia.
Stephen William Hawking nasceu em 1942 na cidade de Oxford na Inglaterra. Formou-se com louvor em física teórica em Cambridge, onde começou seu trabalho sobre buraco negros e cosmologia. Em 1963 foi diagnosticado com Esclerose lateral amiotrófica , uma doença degenerativa que, segundo se pensava na época, o levaria a morrer cedo. Em 1985, em virtude de um pneumonia, Hawking teve que se submeter a uma traqueostomia que o obrigou a usar um computador para falar.
Hawking interpretando ele mesmo
Na televisão o nosso cientista pop apareceu como ele mesmo em vários programas. No episódio 26 da sexta temporada (1993) de Star Trek, The Next Generation intitulado Descent, o personagem Data cria um jogo de poker com Isaac Newton, Einstein e Hawking (que ganha a partida após trolar o Newton). Em 1999, na 10a temporada de The Simpsons, Hawking dublou a sim mesmo no 22o episódio intitulado They Saved Lisa’s Brain. Em The Big Bang Theory, no capítulo 21 da 5a temporada (2012) intitulado The Hawking Excitation, foi a vez do Sheldon cair na pegadinha do Stephen. Na série animada Futurama, nosso cientista pop também apareceu algumas vezes.
Grandes artistas interpretando Hawking
Em 2004 a BBC fez um telefime biográfico intitulado Hawking com o ator Bennedict Cumberbatch. O programa foi indicado para o prêmio de melhor filme no BAFTA (o equivalente inglês do Oscar). Cumberbatch ganhou o BAFTA como melhor ator e o Golden Nymph.
Dez anos depois foi a vez do cinema apresentar a biografia de Hawking em The Theory of Everything. O filme foi baseado no livro Travelling to Infinity: My Life with Stephen, escrito pela ex-esposa do grande físico: Jane Hawking (interpretada pela atriz Felicity Jones). O ator Eddie Redmayne ganhou o Oscar 2014 de melhor ator interpretando Hawking.
Veja mais referências pops em : https://en.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking_in_popular_culture
http://www.planetariodorio.com.br/o-eterno-hawking-e-sua-mensagem-para-o-mundo-nao-precisa-ser-assim/