Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Machina Machinae Lupus est?

por em 05/06/2020 | Nenhum comentário

Machina Machinae Lupus est?

A célebre frase de Thomas Hobbs “Homo homini lupus” apareceu no recente curso de latim que ministrei nessa pandemia. Mas o que era para ser apenas um exemplo do caso dativo embarcou-me numa reflexão sobre a Inteligência Artificial. Se o “homem é o lobo do homem” (o predador do próprio homem), em que cenário seria possível ter máquinas que não apresentassem esse mesmo comportamento?

Leia mais...

Ad Astra – Eu assisti

por em 31/10/2019 | Nenhum comentário

Ad Astra – Eu assisti

Ad Astra – Rumo às Estrelas  – dirigido por James Gray (que também foi co-autor do roteiro). Estrelado por Brad Pitt (que também fez parte da equipe de produção).

“Ad Astra per Aspera” é uma expressão em latim bem conhecida no meio astronômico (amador e profissional). Pode ser traduzido como: por ásperos caminhos se alcança as estrelas. Tem o significado de chegar à glória por caminhos árduos ou alcançar o triunfo (a imortalidade) através de dificuldades. Tem sido o lema de diversas entidades (governamentais, educacionais, militares etc) entre elas a Real Força Aérea britânica (RAF). O termos já foi, inclusive, título de filme e livro de ficção científica russos (filme de 1981 Richard Viktorov baseado no livro de Kir Bulychov). Bastou dar uma olhada rápida na resenha do filme para ver que não tem nada a ver com o filme atual

Leia mais...

Contato: Ética e Espaço

por em 23/07/2019 | Nenhum comentário

Contato: Ética e Espaço

No dia 23 de maio passado eu estava a caminho de mais um encontro de astrobiologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Esta universidade fica na cidade de Seropédica, arredores do Rio de Janeiro. A viagem é bem longa e eu fui ouvindo o episódio Moral e Ética (SciCast #319) : buscava inspiração para o tema do encontro. Coube a mim fazer um breve histórico da exploração espacial em que procurei ressaltar as questões éticas, sociais e políticas mais que as questões técnicas. Discuti meio ambiente, direito espacial e esterilização de naves espaciais. Conversamos sobre possibilidades de contaminação e o real valor da missões tripuladas (ver “Dilemas éticos no espaço“).

Leia mais...
Modo Noturno