Eu gosto quando consigo combinar os textos para o Portal com coisas que estão acontecendo na minha vida. Exemplos de material gerado nessa vibe são os posts inspirados em quando ingressei no WhatsApp da Equipe Deviante e sobre tecnologias que ajudam nossas visitas a museus (saudades de quando podíamos viajar sem muitas preocupações rs). Por isso, no texto de hoje, resolvi escrever sobre apps que estou usando bastante nesse momento de gestação #bebeABordo 😊

DISCLAIMER: Esse post não é publi! Apenas quero apresentar minha experiência com os apps e como estão me ajudando nessa jornada maternal 😉

Começando pelo início de tudo: a virada de chave entre evitar uma gravidez e o “momento tentante”. Por muitos anos (e como muitas brasileiras), eu usei anticoncepcional como mecanismo para não engravidar. Para garantir MESMO que a gravidez não aconteceria, eu ainda tinha o apoio do Lady Pill Reminder, que me lembrava diariamente do horário da pílula e, de certa forma, ajudava no controle do ciclo menstrual (obs.: se estiver procurando um app com esses objetivos, existem vários na Google Play Store e App Store).

Lady Pill Reminder para controlar uso de pílula anticoncepcional

Em 2020, resolvi parar de tomar a pílula e comecei a busca por alternativas menos hormonais de contracepção. Foi quando me deparei com o Natural Cycles, vendido como “o primeiro e único método contraceptivo digital do mundo” em regiões em que as agências de saúde regulamentaram o app dessa forma (EUA, Europa e Austrália – em outras regiões, é divulgado apenas como app de fertilidade). A proposta desse app é combinar o monitoramento da temperatura corporal basal com um algoritmo que aprende o padrão do ciclo de cada usuária (esqueça a ideia de “todo ciclo menstrual regular tem 28 dias!”). Assim, ele prevê a janela de fertilidade da usuária que, dependendo da fase do ciclo, recebe dias verdes (não fértil) ou dias vermelhos (fértil). Segundo as pesquisas conduzidas para obter aprovação das agências de saúde, os resultados indicaram efetividade semelhante à de pílulas anticoncepcionais.

Natural Cycles no modo para prevenção de gravidez

Em 2021 (e apesar da pandemia), eu e meu marido decidimos que era o momento de tentarmos nossa gravidez. O Natural Cycles já estava “calibrado” com meu ciclo, prevendo a ovulação entre o 14º e 16º dia do ciclo (saber isso aumentava bastante nossas chances). Ele também oferecia um modo para planejamento da gravidez (selecionável nas configurações do app), que funciona da mesma forma que o modo de prevenção, mas com os dias em diferentes intensidades de vermelho para indicar o nível de fertilidade do período (vermelho escuro indica o pico de fertilidade).

Natural Cycles no modo para planejamento de gravidez

No segundo mês de tentativa, o Natural Cycles sugeriu que fizéssemos um teste de gravidez, já que detectou um atraso no período estimado para minha menstruação. Ao indicarmos um resultado positivo no app, automaticamente o app mudou para o modo de acompanhamento da gravidez!

Natural Cycles no modo para acompanhamento da gravidez

No “momento gestante”, desde março/2021, sigo usando o Natural Cycles para ter informações sobre a gravidez. Além de ter uma previsão da data provável do parto e saber exatamente em que semana gestacional estou, o app informa detalhes do que está acontecendo com meu corpo naquela semana (por exemplo, ganho de peso esperado, alterações hormonais, dores etc.) e como segue o desenvolvimento do meu bebê (peso e comprimento estimados, órgãos/sensoriais mais ativos no período, alguns exames indicados etc.).

Mas, além dele, descobri o Gravidez+, que também ajuda no acompanhamento da gravidez. Ele também indica a data provável do parto, semana gestacional atual e informa detalhes do que está acontecendo naquela semana, mas oferece outros recursos como linha do tempo (com marcos ao longo das 40 semanas de gestão), acompanhamento do peso da gestante, comparação do tamanho do bebê a frutas/animais/guloseimas, adição de fotos/consultas/tarefas, notícias sobre assuntos relevantes para a gravidez, elaboração de plano de parto/mala do hospital, contagem de chutes/contrações etc. Lembrando que existe uma infinidade de apps para acompanhamento da gravidez na Google Play Store e App Store, então avalie o que mais se adéqua às suas necessidades!

Alguns recursos oferecidos no Gravidez+

Vale mencionar que também é possível utilizar relógios inteligentes para monitorar a saúde da gestante, bem como outros apps para acompanhar condições com chances aumentadas de ocorrerem durante a gravidez, como diabetes (feliz por não ter uma indicação específica, mas são facilmente encontrados na Google Play Store e App Store). Além disso, outros apps foram desenvolvidos especificamente para estimularem o exercício físico de gestantes (por exemplo, o Prenatal Yoga | Dog Down), algo muito recomendado durante a gravidez.

E não posso esquecer das fotos de acompanhamento da gravidez. Todo mundo recomendou registrar “a barriga de grávida” ao longo das semanas, mas adianto que é bem frustrante no início porque a barriga parece crescer 1mm e não notamos diferença 😐 Para isso, a câmera do seu celular já resolve o problema (melhor ainda se tiver um tripé ou alguém para tirar fotos para você!). Mas para sequenciar a “evolução da barriga”, o Life Lapse ajuda bastante! Ele permite tirar novas fotos ou usar fotos que você já tenha para produzir um vídeo apresentando esse histórico. No final, tem como guardar o resultado no celular ou compartilhar com outras pessoas.

Finalmente, para o “momento mamãe”, já sei que existem apps para acompanhamento do desenvolvimento infantil (por exemplo, o Bebê+) e dicas para essa fase (por exemplo, o Kinedu). Mas ainda não consigo falar tanto sobre esses apps porque ainda temos ~3 meses de gestação pela frente! 😊

E a perguntinha que não pode faltar a mamães e papais deviantes: O que acharam dessas tecnologias que podem nos apoiar nesses momentos tão gostosos? Vocês usaram algum app durante a gestação ou infância dos filhotes? A futura mamãe aqui agradece as dicas! 😊