Anteriormente, abordamos Samurai Shodown e o período em que o game se passa, o Shogunato Tokugawa.  Porém esse não foi o único game da SNK que tinha como pano de fundo os acontecimentos históricos ocorridos no Japão. Ambientado em um período posterior a Samurai Shodown, temos a série The Last Blade, apesar de os games não serem uma continuação um do outro, existem diversas semelhanças entre os dois. A maior, e a que apresentaremos aqui, é que The Last Blade é ambientado em um período histórico japonês que realmente existiu, além de trazer personagens baseados em pessoas reais desse mesmo período. Então aproveite que o Japão abriu suas fronteiras para o mundo e vamos juntos conhecer samurais que se transformam em super saiyajin durante a o período Bakumatsu e a Era Meiji. Ah, e se quiser saber mais sobre o que aconteceu no Japão antes desse período, já deixo os links paras os textos de Samurai Shodown e Nioh.

No final da vida do sistema Neo Geo, a SNK nos entregou diversas pérolas da pixel art que até hoje são lindas aos nossos olhos e The Last Blade 1 e 2 estão entre essas pérolas. Um game considerado sucessor espiritual de Samurai Shodown, mas que conseguiu sair da sombra de seu irmão mais velho, devido sua jogabilidade refinada e técnicas e estilos de luta, além claro da belíssima direção de arte.

O game apresenta a história de dois mundos que existiram desde tempos antigos. O mundo dos vivos e o mundo dos mortos, eles eram separados por um portal, o Portal do Inferno, existindo quatro deuses que o defendiam. Esses deuses cumprem eternamente esse dever, mas acabaram sendo esquecidos pelas pessoas.

Muitas eras depois chegamos ao Bakumatsu, um período no final do Shogunato Tokugawa, quando as pessoas que já estavam acostumadas com a paz começam a ter contato com estrangeiros, gerando diversos conflitos ideológicos. No meio disso tudo, Shinnosuke Kagami, uma das reencarnações dos quatro deuses antigos, decide abrir o portal e liberar terríveis demônios na Terra, já que segundo ele a humanidade não merecia mais ser protegida. Começa assim o despertar dos outros deuses e com ajuda de novos guerreiros, entre eles o protagonista Kaede, eles tentarão derrotar Kagami e fechar o portal.

Kaede possui uma transformação que o deixa com cabelos loiros, uma clara referencia a DBZ

O Bakumatsu realmente aconteceu na história do Japão e foi marcado por grandes eventos, em que tivemos a passagem de poder do Shogum para o imperador Meiji, além do fim da política de isolamento do pais, culminando da Restauração Meiji.

Tudo se iniciou com a chegada do Comodoro Matthew Perry à costa japonesa. Na base da “diplomacia”, diga-se navios com canhões apontados para prédios importantes na costa, o Comodoro assinou com o Japão o Tratado de Kanagawa, que dava livre passagem a navios mercantes americanos nos portos de Shimoda e Hakodate. Esse tratado abriu precedentes e nos anos seguintes novo tratados foram assinados, inclusive com empresas ocidentais montando fábricas de navios na região.

Pintura representando o Comodoro Matthew Perry desembarcando no Japão

Isso é mostrado no game, onde temos a personagem Yuki. Filha de uma família estrangeira que administrava operações de navios, mais tarde ela é adotada por um guerreiro que a treina junto com outros aprendizes, sendo Kaede um deles. Assim é formado um forte laço de amizade entre os dois. Yuki usa como arma uma naginata, arma comum usada pelas mulheres durante o Bakumatsu, já que a katana normalmente era reserva exclusivamente aos homens.

Yuki tem um papel muito importante no enredo

A reabertura do Japão para o mundo não afetou somente as ideologias e costumes do país, afetou a moda também. Tornou-se comum ver pessoas vestidas com roupas ocidentais nas ruas das principais cidades. Isso é muito bem representado no game em seus cenários onde transeuntes vestindo ternos e gravatas param para ver as lutas. O próprio vilão do primeiro game é uma representação dessa ocidentalização do Japão, devido suas vestimentas, Shinnosuke Kagami se parece muito com um Lorde Inglês da Era vitoriana.

Shinnosuke Kagami é o principal antagonista do primeiro game

Porém essa reabertura não ocorreu de forma pacifica. Antes da subida do Imperador ao poder, ocorreram diversos conflitos entre as suas forças e as do Shogum. A Guerra Boshin e a batalha de Toba-Fushimi, foram os dois principais conflitos, inclusive muitos dos eventos ocorridos na Guerra Boshin, foram retratados no filme O Último Samurai, com Tom Cruise. Já no primeiro live action de Samurai X temos um amostra da Batalha Toba-Fushimi.

https://www.youtube.com/watch?v=Lvg4K5DehWs

Enquanto as forças do Imperador eram formadas principalmente por pró-imperialistas, em sua maioria senhores que tinha lutado contra as forças de Tokugawa na Batalha de Sekigahara, o Shogum possuía a Shinsengumi, uma espécie de polícia/elite especial formada por exímios espadachins que tinham como objetivo proteger o Shogum e a cidade de Kyoto, que nessa época havia se transformado em um inferno de sangue e mortes devido aos sucessivos ataques dos monarquistas.

Em The Last Blade temos 2 personagens integrantes da Shinsengumi, inclusive vestindo seus característicos uniformes azuis-claros com detalhes em branco, são eles Keiichiro Washizuka e Kaori Sanada.

Keiichiro Washizuka depois apareceu em outros games da SNK

Os dois lutam usando o estilo Tennen RishinRyuu, estilo comumente conhecido por ter sido usada pelos membros da Shinsengumi real. No game, os dois personagens são leais seguidores das leis, lutando para manter a ordem das coisas, mesmo em meio ao caos causado pela abertura do Portal do Inferno.

Kaori Sanada secretamente busca vingança pela morte de seu irmão

Atraído pela abertura do portal e o aparecimento de demônios, temos o personagem Lee Rekka, um grande artista marcial que vindo da China.

Lee possui poderosos ataques baseados no elemento fogo

Lee é baseado no lendário mestre das artes marciais chinesas de Foshan, Wong Fei Hung. Wong Fei Hung ficou conhecido por proteger os fracos e pobres de gangues criminosas e forças do governo. Popularizando a imagem do KungFu como uma arte que tem como objetivo trazer a paz e o equilíbrio. Viveu entre 1847 e 1924, morrendo de causa naturais. Existem diversos filmes que retratam a vida dele, muitos estrelados por Jet Li.

O Bakumatsu também marcou o fim do Onmyōdō, um tipo de cosmologia esotérica nascida no Japão no início do século VI. Os sacerdotes conhecidos como onmyōji, faziam exorcismos e a invocação e manipulação de Shikigami (espíritos de proteção de feiticeiros). Suas principais funções eram a manutenção e controle do calendário, proteção da capital contra ataques de demônios, espíritos malignos e vingativos, práticas mágicas e de adivinhação. Inclusive durante o Japão antigo, os sacerdotes eram funcionários públicos do governo.

Apesar da proibição no século 19, muitos templos Onmyōdō foram preservados

Akari Ichijou é uma personagem do game, que vem de uma família de onmyōji, sendo eles os responsáveis por proteger o Portal do Inferno. A personagem utiliza as vestimentas típicas das sacerdotisas do Onmyōdō. Interessante é que Akari, sabe um pouco de inglês, tendo apreendido ao estudar um dicionário inglês que ela achou em suas andanças. Demonstrando que o inglês já estava se tornando importante na região, visto o maior contato que as pessoas estavam tendo com estrangeiros.

Em vários outros games da SNK podemos ver personagens com as mesmas roupas de Akari

Já com o fim do Bakumastu e o início do período Meiji, o Onmyōdō foi proibido em todo o país, por ser considerado uma forma de superstição. Porém, hoje em dia ele é considerado uma forma de sacerdócio especifico do shinto.

Uma contradição que encontramos nos games é o personagem Zantetsu, um ninja que quer provar sua força, já que o povo considera o título de ninja uma forma de zombaria. Diferente do game, na história do Japão, os ninjas sempre foram muito respeitados sendo considerados como uma tropa de elite do Shogunato. Tivemos até mesmo um grupo de agentes secretos do governo chamados de Oniwaban. Muitos integrantes do Oniwaban foram enviados para a América afim de descobrir mais sobre o país com quem o Japão estava agora realizando comércio.

Um descendente de Zantetsu é um personagem jogável na série The King of Fighters

Antes de terminar o texto, gostaria de citar duas “licenças poéticas” que a SNK utilizou para criar dois personagens (Não estou considerando toda a história dos demônios e do Portal do Inferno, OK?).

O primeiro é Musashi Akatsuki, o Sub Boss do primeiro game e que é claramente inspirado no lendário espadachim Miyamoto Musashi, guerreiro que viajava pelo país treinando suas habilidades com a espada e desafiando oponentes que ele achasse dignos de combatê-lo.

Miyamoto Musashi viveu e morreu durante o período Sengoku, bem antes do Bakumatsu, mas a presença de Musashi Akatsuki no game é justificada com ele sendo um antigo guerreiro morto a muito tempo que foi ressuscitado por Kagami durante a abertura do Portal do Inferno. Uma curiosidade é que Musashi Akatsuki luta utilizando duas katanas, estilo criado na vida real pelo Miyamoto Musashi.

Por serem baseados na mesma figura histórica, Musashi Akatsuki e Haohmaru de Samurai Shodown são bem parecidos um com o outro

Por fim temos a personagem Hibiki Takane, ela é uma espadachim que busca vingança pela morte de seu pai, assassinado por um homem de cabelos prateados. A questão aqui é que Hibiki utiliza um estilo de luta chamado Musō Shindenryū, porém esse estilo só foi criado em 1932 por Nakayama Hakudō.

Apesar de parecidos, Hibiki Takane e Ukyo de Samurai Shodown não possuem o mesmo estilo de luta

E chegamos ao fim de mais um texto. A série The Last Blade é uma das melhores existentes quando o assunto é games de luta com armas. Se você ainda não jogou, recomendo fortemente qualquer um dos dois títulos, os quais são facilmente encontrados nas plataformas atuais e nos emuladores. E se ficou interessado para saber mais sobre o período Bakumatsu em outras mídias, ele é um tema recorrente em diversos filmes e é pano de fundo para o bem conhecido anime Samurai X.

Espero que tenham gostado e com o lançamento de Nioh 2 e Ghost of Tsushima, provavelmente teremos mais textos sobre a história do Japão em futuros textos. Fico no aguardo de críticas, sugestões e elogios, aí embaixo nos comentários. Até a próxima e abraços.

Fontes: SNK Wiki, Wikipédia BR, Wikipedia US, Instituto Mao Chuen e Coisas do Japão