Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Por que conhecemos mais sobre o universo do que o próprio oceano?

por em 17/01/2020 | Nenhum comentário

Por que conhecemos mais sobre o universo do que o próprio oceano?

Pode ser que, a princípio, seja um pouco contra intuitivo conhecermos mais sobre o universo que está tão mais distante do que o oceano que está logo ali. Afinal, cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água. Desses, 97% é água salgada. Sendo assim, como é possível conhecermos mais sobre o cosmos do que nosso próprio quintal? É por que não temos interesse? É por não ser importante ou ser algo irrelevante? Vamos descobrir!

Leia mais...

Desmatamento, escatologias e racismo ambiental

por em 16/01/2020 | Nenhum comentário

Desmatamento, escatologias e racismo ambiental

Em texto anterior busquei mostrar que, apesar de concordar com Jair Bolsonaro de que o desmatamento é cultural, a sua conclusão de que é impossível acabar essa atividade não faz sentido, pois práticas culturais sempre mudaram e mudam, sendo alvo de disputa entre forças desiguais. Porém, essa declaração do presidente faz sentido como parte de seu projeto de apoio à expansão de atividades dependentes de desmatamento em larga escala. Precisamos então entender melhor quem está desmatando e como.

Spoiler: não são os pequenos agricultores em assentamentos rurais, nem os indígenas os responsáveis pelo aumento da taxa de desmatamento na Amazônia. E por incrível que pareça, ao contrário das acusações do presidente e das imagens da nossa capa – divulgadas com exclusividade na Folha de São Paulo, risos –, nem o Leonardo DiCaprio “tacou fogo na Amazônia” (!).

Leia mais...

A lenta construção do relacionamento entre o direito e a linguagem

por em 15/01/2020 | Nenhum comentário

A lenta construção do relacionamento entre o direito e a linguagem

Quando a gente pensa em direito, costuma lembrar do conjunto de leis que manda a gente fazer algo de um jeito e não do outro, que proíbe chutar o amiguinho ou, no caso de alguém da linha mais marxista, pensa num instrumento de dominação da classe burguesa. Mas tem uma relação que não parece ser tão evidente, aquela entre o direito e a linguagem. Já vou adiantar que é uma relação de ódio, amor e, por vezes, dominação (no mau sentido).

Leia mais...

Resenha: Podcast the Happiness Lab

por em 14/01/2020 | Nenhum comentário

Resenha: Podcast the Happiness Lab

Dinheiro não compra felicidade. É impossível ser feliz sozinho. Já diria sua vó e Vinicius de Moraes. Pensar positivo nem sempre é a saída. Escolhas demais, felicidade de menos. Essas aí são por conta da doutora Laurie Santos, responsável pelo podcast The Happiness Lab – e pelo curso mais popular na história de Yale.

Leia mais...

História da Contracepção

por em 13/01/2020 | Nenhum comentário

História da Contracepção

A contracepção é um assunto atual, que faz parte da vida de boa parte da população. Sabemos, inclusive, que há muito o que ser melhorado. Porém, você sabe o quanto já evoluímos? O quanto as coisas mudaram? E o que não mudou? Acompanha essa leitura para você ficar por dentro!

Leia mais...
Modo Noturno