Se a luz da Lua é só luz do Sol refletida, por que vampiros não morrem com ela também?

 

De onde vem a luz do Sol?

Nosso Sol, assim como as demais estrelas, são nuvens gigantescas e densas de gás que se mantém junto, devido ao seu próprio peso, pela força da gravidade.

Vamos pensar na estrela como se fosse uma cebola onde cada pétala é uma camada de gás. Quanto mais interna for a camada de gás, maior será a pressão nessa região para suportar o peso das camadas exteriores. É esse balanço de forças entre a gravidade e a pressão que dá as condições para a manutenção da estrela como um corpo.

Ainda, quanto mais dentro da estrela, maior sua temperatura: a superfície do Sol chega a cerca de 6.000°C, enquanto no seu centro a temperatura alcança 15.000.000°C.

A densidade e a temperatura no centro das estrelas faz com que estes se tornem verdadeiros reatores nucleares! A energia do Sol vem de uma reação nuclear em cadeia, onde 4 núcleos de hidrogênio se fundem formando um núcleo de hélio. Porém dessa reação, “sobra” 0,7% da massa inicial.

Essa “sobra” é expelida como energia durante a fusão e é emitida para as camadas mais externas do Sol, fazendo a superfície esquentar e causando o brilho da estrela.

Imagem: Reação em cadeia próton-próton. A fusão de dois prótons gera um deutério, liberando um neutrino e um pósitron. O deutério e um próton fundem formando um isótopo de Hélio-3. Este é, posteriormente, convertido em Hélio-4, pela fusão de dois núcleos de Hélio-3 com a liberação de dois prótons. [Ref.]

De onde vem a luz da Lua?

A Lua, diferente das estrelas, não produz sua própria luz. A luz da Lua é a luz do Sol refletida.

Apesar de vermos a Lua como se ela fosse quase branca, isso é uma ilusão. A Lua tem diferentes tons de cinza, como rochas encontradas próximas à vulcões aqui na Terra. Esses materiais de coloração escura absorvem a maioria da luz visível que vem do Sol. Em média, somente 10% da luz do Sol que chega à Lua é refletida de volta para o espaço.

Essa taxa de luz refletida é chamada de albedo e ela depende da composição da superfície e/ou da atmosfera do corpo. Por exemplo, o albedo da Terra é de cerca de 30% devido à quantidade de água na superfície do nosso planeta, uma vez que a água tem um albedo baixo.

E você já ouviu falar na “Estrela D’Alva” ou “Estrela da Manhã”? Depois da Lua, esse corpo celeste é o mais brilhante que vemos no nosso céu noturno após o pôr do Sol ou um pouco antes do nascer do Sol (dependendo da época do ano). Porém a “Estrela D’Alva” não é uma estrela, pois ela não produz sua própria luz, na verdade o corpo celeste é o planeta Vênus! A luz que vemos é também a luz do Sol refletida. Esse planeta tem um albedo de cerca de 50%, ou seja, metade da luz do Sol que chega a ele é refletida.

Albedo: quanta luz é refletida? A Lua reflete somente uma pequena fração da luz do Sol e absorve o restante. Em outras palavras, a Lua tem um albedo baixo. Vênus tem um alto albedo. Materiais também podem ser descritos dessa forma. Neve, por exemplo, tem um alto albedo (reflete quase toda a luz do Sol) e o asfalto tem um albedo baixo (absorve quase toda a Luz do Sol. [Ref.]

Por que a luz da Lua não mata vampiros?

Depois dessa breve explicação, fica claro que a quantidade de radiação luminosa que “vem” da Lua até nosso planeta é muito menor do que aquela que vem do Sol. Então, talvez seja por isso que a luz da Lua não mate vampiros!

Ou do mesmo jeito que para o vampiro poder entrar na sua casa, ele precisa ser convidado, pode ser que o vampiro precise ter o conhecimento de que a luz da Lua é na verdade a luz do Sol refletida para que essa o atinja.

Caso seja atacado por um vampiro no futuro, teste essa hipótese e torça para que aconteça o mesmo da tirinha a seguir que serviu de inspiração para esse texto.

Tirinha original de Martin Perscheid. Na tirinha uma pessoa está sendo atacada por um vampiro e diz “A Lua não tem luz própria, ela reflete a luz do sol. O vampiro então olha para a frente assustado, quebrando a quarta parede, e, em seguida, vira cinzas. Ao final se lê “a ciência salva vidas”.

 

Até a próxima!

 

 

Referências:

Site do autor da tirinha

CLAYTON, D. D. The origin of the elements and the life of a Star.

ARAUJO, V. O. Energia do Sol.

Qual é a fonte de energia do Sol?

Nuclear fusion – The Power of the Sun

Moonlight