E estamos de volta para falar sobre Nintendo. Já falamos sobre Kirby e todo sua comilança, texto que você pode conferir aqui. Comentamos como a Big N possui inúmeras franquias, muitas das quais nascerem junto com a gêneses dos vídeos games, porém hoje falaremos de uma série relativamente recente. Uma série que à primeira vista pode parecer simples, mas se olharmos com mais atenção, veremos muita ciência escondida por trás da programação. Então prepare suas ferramentas de jardinagem, pois hoje iremos juntos aprender sobre genética em Animal Crossing e de quebra pagaremos nossa dívida com Tom Nook. 

Criada por Katsuya Egushi e Hisashi Nogami, o primeiro game da série foi lançado em 2001 no Japão exclusivamente para o Nintendo 64. Porém no mesmo ano, ele recebeu uma versão melhorada para o Game Cube, versão essa que foi localizada e lançada na América do Norte em 2002. De lá para cá, já tivemos mais quatro lançamentos da série principal e mais três spin-offs, sendo Animal Crossing: New Horizons para Nintendo Switch, o mais recente lançamento. Inclusive, vários de seus personagens já fazem participações especiais na série Smash Bros. 

No game, controlamos um humano que acaba de se mudar para uma nova cidade habitada inteiramente por animais antropomórficos. Depois de comprar uma casa, você precisa realizar diversas atividades como pescar, cultivar plantas, vender itens e outros, para que assim consiga dinheiro para pagar a hipoteca. Vários itens também são vendidos em lojas para que o jogador possa decorar sua casa e até mesmo consiga ampliá-la.

O nosso avatar no game (Villager) pode ser customizado, mas essa é a versão que aparece em Smash Bros

O game usa o calendário e relógio internos do console, assim ele é jogado em tempo real (se você jogar durante o dia, estará dia no game, e o mesmo para período noturno). Além disso, várias datas festivas, como Natal e Páscoa, são comemoradas dentro game em eventos e festivais que acontecem na cidade.

Na Páscoa, a caça aos ovos é garantida

Das diversas atividades que podem ser feitas no game, a opção de realizar cruzamentos entre flores é a mais interessante para nós, por possuir uma base cientifica por trás. Através do cruzamento entre duas flores de cores diferentes é possível gerar uma terceira flor de cor diferente das duas primeiras. Aperfeiçoando esse processo, é possível gerar até mesmo flores pretas e douradas, mas o que chama a atenção é que esse processo não é aleatório. Depois de vasculharem o código fonte por trás desse processo, jogadores descobriam que o algoritmo para isso se comporta exatamente como as leis de Mendel. Mas que leis são essas? Quem foi Mendel? É o que veremos a seguir. 

Johann Mendel foi um monge agostiniano que ficou conhecido pelos seus trabalhos envolvendo ervilhas, sendo reconhecido atualmente como fundador da genética. Mendel nasceu em 1822, na Morávia, que na época fazia parte do Impero Austro Húngaro.

Ele teve uma vida de poucos luxos, pois era filho de um casal de agricultores. Sem grandes recursos para investir em educação, aos 21 anos entrou para o Monastério da Ordem de Santo Agostinho, local onde teve acesso à uma grande biblioteca e pode continuar seus estudos de maneira adequada ao seu desejo, além de receber um novo nome, Gregor.

Gregor Mendel 

Seu mentor foi o naturalista Franz Cyril Napp, que o envolveu em atividades educacionais e o enviou para um estágio de dois anos na Universidade de Viena. Estágio esse que foi fundamental para o desenvolvimento de seus trabalhos, ampliando seus conhecimentos sobre experimentação e matemática. 

De volta ao monastério, Mendel construiu uma estufa e deu continuidade em seus trabalhos iniciados na universidade. Realizou diversos estudos, mas o mais importante e o que garantiu seu reconhecimento, foi o estudo realizado com ervilhas. Desse estudo, ele apresentou os resultados por duas vezes na Sociedade de História Natural de Brunn, em 1865. Apesar disso, seu trabalho só foi realmente reconhecido 35 anos depois, quando pesquisadores europeus o redescobriram ao procurar bibliografias para apoiar suas próprias ideias sobre hereditariedade.

Monastério da Ordem de Santo Agostinho onde Mendel fez seus trabalhos

Mendel enviou seus trabalhos para muitos pares, até mesmo Charles Darwin os recebeu, mas nenhuma atenção foi dada. Mendel acabou falecendo em 1884 sem seu devido reconhecimento em vida. 

Em Animal Crossing, ao cruzarmos uma flor vermelha com uma flor amarela, o resultado pode ser uma flor vermelha ou amarela e não uma mistura das duas cores, isso porque no código fonte do game existem quatro genes que controlam todas as variedades de flores, ou seja, esses genes são dominantes. 

Esse foi exatamente o resultado dos trabalhos de Mendel. Ele cruzou ervilhas que continuam flores roxas com outras que possuíam flores brancas, e descobriu que a “prole” era toda roxa, indicando que uma cor era dominante sobre outra. Disso foi criada sua primeira lei: “Cada caráter é determinado por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples”. 

Um exemplo de como foi o trabalho inicial de Mendel

Mas Mendel não parou por aí, ele continuou seus estudos, dessa vez não só verificando as cores das flores, mas também as formas e tamanhos das ervilhas, e com isso ele criou sua segunda lei: “Os fatores que determinam diferentes caracteres distribuem-se independentemente para os gametas e combinam-se ao acaso”

Disso tudo, o que podemos entender é que existem genes dominantes e recessivos. Um gene dominante sempre se destacará na presença de um gene recessivo, já um gene recessivo só se destacará quando estiver junto com outro gene recessivo. Por isso existem algumas chances de um bebê nascer com olhos claros mesmo se nenhum dos pais possuir essa característica, mas para isso é preciso que um dos avós (paternos ou maternos) tenha essa característica.

Essas chances podem sem previstas matematicamente, do mesmo modo presente em Animal Crossing, em que certas flores têm bem menos chances de serem conseguidas através de cruzamentos, muitas vezes demorando várias gerações para se obterem os resultados desejados. Chances essas que Mendel já havia descrito devido aos seus conhecimentos em matemática, sendo um pioneiro também na associação entre biologia e matemática.

A tabela de como podem ocorrer os cruzamentos entre flores em Animal Crossing: New Horizons e as chances de darem o resultado esperado

Vale lembrar que em Animal Crossing também temos o processo de clonagem de flores, mas isso já é tema para outro texto. 

E chegamos ao fim de mais um texto. Sobre os trabalhos de Mendel, eles foram fundamentais para o que entendemos sobre genética hoje, inclusive é uma matéria essencial no nosso ensino e aposto que muitos de vocês devem se lembrar do tema quando ouvem os termos dominante e recessivo. Se quiser saber mais sobre esse assunto, deixo como recomendação o excelente e bem completo texto do nosso amigo Ronaldo Gogoni para o Meio Bit que você pode conferir aqui.

Sem Mendel, provavelmente hoje não teríamos o melhor quadro da TV brasileira, o Teste de DNA no Ratinho

Já sobre Animal Crossing, recomendo que joguem qualquer versão da série principal. É um ótimo game para relaxar entre uma jogatina e outra mais frenética e um bom ponto de entrada para quem não tem o costume de jogar videogame, mas quer tentar algo que não exija muito do jogador como um Dark Souls. O modo online de Animal Crossing: New Horizons é bem divertido e receptivo, nele você pode visitar as ilhas de outros jogadores e eles a sua, recebendo e dando presentes, sendo bem ativo até hoje.  

Fico no aguardo dos comentários. Você já jogou o game? Ficou interessado? Críticas e sugestões são sempre bem vindas. Até a próxima.

Fontes: Wikipédia, Tecnoblog, Discover Magazine, Brasil Escola e Toda Matéria