Algumas pessoas sentem náuseas e mal estar quando lêem no ônibus, e isso afeta uma parcela considerável dos leitores.

Como isso acontece e o que podemos fazer pra melhorar?

Descrita inicialmente por Hipócrates, lá na Grécia há muito tempo atrás, a cinetose (em grego algo como a “doença do movimento”) é desencadeada quando a pessoa submete-se a movimentos de veículos (viajar em carros, ônibus, avião ou barcos). O deslocamento deve mudar a todo momento para causar os sintomas (frear, acelerar, redução e aumento de velocidade), sendo que o movimento linear constante não provoca a cinetose.

O que causa?

Nosso equilíbrio funciona basicamente como um tripé sustentado em 3 pilares: labirinto (estrutura dentro da orelha interna), visão e propriocepção (ou somatossensorial, que nos informa onde nossas partes do corpo estão no espaço).

O labirinto posterior contém os canais semicirculares, estruturas ósseas com líquido formatadas nos eixos que a cabeça se movimenta.

figura que mostra que os Canais semicirculares estão dispostos nos eixos de movimentação da cabeça.

Canais semicirculares estão dispostos nos eixos de movimentação da cabeça. (Fonte)

Os sintomas são causados pelo conflito do estímulo dos órgãos que percebem o movimento, mas não encontram padrões neurais semelhantes, como se o cérebro não soubesse como está sendo causado aquele movimento. As informações provenientes dos 3 sistemas (visão, labirinto e proprioceptivo) são enviadas para um centro de integração, que as repassa a um centro comparador, que, como o nome já diz, compara as informações obtidas com às armazenadas na nossa memória. Se o estímulo percebido não for reconhecido, quando comparado à memória, gerará um conflito.

Esquema que mostra a teoria do desacordo. http://www.vertigemetontura.com.br/cinetose.htm

Esquema que mostra a teoria do desacordo. (Fonte)

Isso daria um “bug” temporário levando ao estímulo do centro de vômito e sintomas como náuseas, vômitos, palidez, aumento do suor e da sensibilidade a odores (ainda mais se alguém abrir um pacote de salgadinho fedido no veículo), dor de cabeça, tontura e perda da capacidade de concentração.

Um exemplo é a sensação ilusória de movimento quando estamos dentro de um veículo parado ao lado de um ônibus em movimento.  Os sistema vestibular e somatossensorial nos informa que estamos parados, mas o sistema visual informa que a imagem está se movimentando.

Confusão no cérebro gera os sintomas. http://www.formulagamer.com.br/2013/11/voce-sabia-cinetose-doenca-que-afeta.html

Confusão no cérebro gera os sintomas. (Fonte)

Como melhorar disso?

Sendo o conflito sensorial a causa disso, o mais lógico seria diminuir este conflito: nas viagens de navio os passageiros podem fixar os olhos no horizonte, e no carro, sentar no banco da frente (ou dirigir) e fixar os olhos no horizonte ao invés de olhar objetos em movimentos.

A prática de atividades físicas, principalmente aquelas que utilizam movimentos repetidos da cabeça, associados à estímulos da visão como a dança, o tênis e artes marciais levam ao aprendizado do cérebro, levando à habituação (persista nas lutas Jujuba, que a cinetose vai melhorar!)

Outras dicas:

  • Mantenha os olhos fixos em um ponto do horizonte;
  • Evite a leitura nas viagens;
  • Sente em local ventilado, nunca de costas para o sentido em que o veículo se locomove;
  • Controle a ansiedade e a frequência respiratória;
  • Não fique muito tempo em jejum;
  • Evite o uso de café, bebidas alcoólicas, doces e alimentos muito gordurosos dias antes da viagem.

Nos casos que persistirem os sintomas procure sempre um profissional médico capacitado, no caso o Otorrinolaringologista.

Com os avanços da ciência na tecnologia espacial e da realidade virtual outras doenças semelhantes estão surgindo. O space sickness, muito bem explicado neste link da NASA, é induzido por movimentos da cabeça no Espaço, percebido por astronautas e cosmonautas. Já o cybersickness é induzido pela realidade virtual, percebida por jogadores desta tecnologia que está se popularizando.

Aumento do uso da VR elevará incidência do mal estar que alguns jogadores podem sentir. http://well.blogs.nytimes.com/2015/11/14/feeling-woozy-it-may-be-cyber-sickness/?_r=0

Aumento do uso da VR elevará incidência do mal estar que alguns jogadores podem sentir, conhecido como cybersickness (Fonte)

Quer saber mais? Ouça o episódio 91 do MeiaLuaCast sobre Cinetose e a Realidade Virtual e leia o post do Augusto “Precisamos falar sobre VR nos games”.