A maioria das pessoas que sofrem de enxaqueca pioram à luz (fenômeno chamado fotofobia), levando-as a interromper suas tarefas diárias mais fundamentais e procurar o conforto na escuridão. Um novo estudo da Harvard Medical School revela que expor estes pacientes a luz verde pura (em um comprimento específico da onda desta cor) reduz significativamente a fotofobia, reduzindo até mesmo a gravidade das dores de cabeça.

A enxaqueca, doença altamente prevalente em todo mundo, se associa como a fotofobia em mais de 80% dos ataques. Leva aos acometidos o isolamento em salas escuras, incapacidade de trabalhar, cuidar de sua família, ou prosseguir as atividades cotidianas. Embora a fotofobia não seja tão incapacitante quanto a própria dor de cabeça, é este aumento da sensibilidade à luz que afasta as pessoas dos locais onde estão no momento da crise.

martelos metaforicamente martelando pregos na cabeça de uma pessoa

Enxaqueca tem uma prevalência de 22,1% na população brasileira.

Os cientistas fizeram o experimento da seguinte forma: pediram a pacientes na vigência de crises agudas de enxaqueca para relatar qualquer mudança na dor de cabeça quando expostas a diferentes intensidades de azul, verde, âmbar e luz vermelha. Em alta intensidade de luz (como em um escritório bem iluminado) cerca de 80% dos pacientes relataram piora da dor de cabeça em quase todas as cores. Burstein e seus colegas descobriram, inesperadamente, que a luz verde, na verdade reduziram a sua dor em cerca de 20%.

Para entender o por quê a luz verde provoca muito menos dor para estes pacientes, os cientistas fizeram medições da magnitude dos sinais elétricos gerados pela retina (no olho) e do córtex (no cérebro) destes pacientes em resposta a cada cor da luz. Eles descobriram que a luz verde gerava sinais elétricos menores, tanto na retina quanto no córtex.

A esperança dos cientistas envolvidos é de que os pacientes se beneficiem muito em breve dos resultados encontrados. Os pesquisadores estão tão confiantes que estão buscando uma maneira de inventar uma lâmpada de baixo custo que possa emitir o “verde puro” (estreito comprimento de onda da banda) em baixa intensidade, que seria usado com óculos escuros que bloqueiam todos os comprimentos de ondas de luz, exceto o verde puro.

Fonte: ScienceDaily