Um foguete pousando na vertical já não é uma fantasia. Se me perguntarem o que há de mais revolucionário na tecnologia espacial atual eu diria, sem pestanejar: os veículos espaciais reutilizáveis. Enquanto nossas naves forem descartáveis as viagens espaciais vão continuar sendo coisas extraordinárias: não vão fazer parte da vida das pessoas. Viajar no espaço vai continuar coisa de cinema que acontece uma vez ou outra na vida de uma elite de eleitos.

Foguete pousando na vertical é legal…

Recentemente vimos experiências bem sucedidas de pousos verticais de foguetes lançadores como o Blue Origin e o Falcon 9. Isto tem uma importância enorme. Nem sempre as pessoas percebem o quão revolucionário isto é. Estamos vivendo dias históricos.

Foguetes Foctícios

Foguete reutilizável na ficção científica.

Isto acontece depois de um anti-clímax enorme que é a aposentadoria dos ônibus espaciais sem uma tecnologia equivalente pra substituir. Os Space Shuttles foram a primeira tentativa bem sucedida de nave reutilizável.

Os pousos verticais me trazem de volta uma visão romântica dos tempos áureos da TV, Cinema e Literatura. Me lembro de títulos como Destination Moon, Buck Rogers, TinTim, Perry Rhodan, Pica-pau, Flash Gordon e Thunderbirds Salvamento Internacional. Tem o desenho do Pica Pau dentro de um longa metragem,  um pouco mais sério, de ficção científica chamado Destination Moon (1950). Nele uma nave de um único estágio, com cara de V2, sai da Terra, pousa na Lua e volta. Tudo na vertical.

… subindo como foguete, descendo como avião é melhor ainda…

Entretanto, o que seria realmente um avanço?  Naves que sobem como aviões, entram em órbita como foguetes e voltam pousando em uma pista como de um aeroporto. Alguns exemplos: SpaceShipOne e Lockheed Martin x-33 . Este seria passo natural após o Space Shuttle que subia como foguete e voltava como planador. Mas parece que teremos que esperar muito por um novo ônibus espacial.

Projetos Reais

Projetos de naves reutilizáveis de pouso vertical (foguete) ou aerodinâmico (nave).

Como gostaria se pudéssemos comprar um bilhete espacial como fazemos para pegar um avião no aeroporto. Lembrando da canção…

“…apenas apanhei a beira mar um taxi pra estação lunar…” Geraldo Azevedo

… imagine você preparando as malas para ir ao espaçoporto.  Não esqueça o capacete, pode precisar.

foguete do Salvamento Internacional

Thunderbird 3 – Foguete de pouso vertical da série Salvamento Internacional (1965).

 

Sugestões de links interessantes:

Cavok – Ônibus espaciais que nunca voaram

Wikipedia – Spaceplane

Wikipedia – Thunderbirds