“Meu objetivo, ao escrever este livro, é ensinar boa ciência ao examinar a ruim.” Ben Goldacre, em Ciência Picareta

Ciência Picareta, escrito em 2008 por Ben Goldacre, é um livro que apresenta os meios pelos quais se dissemina tanta ignorância para com a ciência. Muitas pessoas, por não conhecer o método científico, chegam ao fim de suas vidas alheias a sua importância. Por outro lado, algumas pessoas são reconhecidas como cientistas, mestres, doutores, mas pouca ciência se encontram em seus trabalhos.

Costumeiramente nos deparamos com alguma matéria, entrevista, livro, que, sem pestanejar, afirma um suposto conhecimento totalmente revelador sobre algum assunto. “Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias”, diria Sagan. Mas será que a trama das pseudociências se resumem a diálogos tão simples assim?

Nos acostumamos a ver pseudociência voltada a alguns fatos isolados. Mas, quais impactos poderiam existir se um líder de uma nação fosse inclinado a esse pensamento?

Você sabia que por ações diretas contra o tratamento para HIV e AIDS com AZT, impulsionadas por um pseudocientista denominado Matthias Rath (ainda vivo, inclusive), o governo da África do Sul, liderado pelo então presidente Thabo Mbeki, parou com todos esses tratamentos por “não acreditar na ciência”?

“Um estudo estima que, se o governo da África do Sul tivesse utilizado drogas antirretrovirais para prevenção e tratamento na mesma taxa usada na província de Western Cape (que desafiou a política nacional nessa questão), aproximadamente 171 mil novas infecções e 343 mil mortes poderiam ter sido evitadas entre 1999 e 2007. Outro estudo estima que, entre 2000 e 2005, houve 330 mil mortes desnecessárias, 2,2 milhões de anos perdidos e 35 mil bebês nascidos com HIV devido a não implementação de um programa simples e barato de prevenção da transmissão de mãe para filho. Uma a três doses de drogas antirretrovirais podem reduzir dramaticamente as chances de transmissão. [1]” Ben Goldacre, em Ciência Picareta

É impossível esconder o desgosto com que escrevo isso. A incapacidade humana de compreender alguns fatos se mostra imensurável. Mas, para que possamos desenvolver um olhar crítico para com esse mar de trabalhos que encontramos, devemos aprender um pouco mais sobre os temas, e não apenas estes, abordados no livro:

⁃ Pseudociência
⁃ Homeopatia
⁃ Efeito Placebo
⁃ Falácias
⁃ Ilusões cognitivas
⁃ Estatísticas erradas
⁃ A ignorância da mídia e suas responsabilidades
⁃ Falsa ciência
⁃ Método científico
⁃ Meta-análise

Este livro, para mim, é de grande valor. No processo de obtenção de conhecimento nos deparamos com necessidade de desenvolver um olhar crítico, não só para as pseudociências que são facilmente detectáveis, mas principalmente para com a Bad Science que é produzida pelos supostos profissionais, incompetentes ou de postura não profissional e de má índole.

Referências:
[1] – “Estimating the Lost Benefits of Antiretroviral Drug Use in South Africa” de Pride Chigwedere, George R. Seage, Sofia Gruskin, Tun-Hou Lee e M. Essex. Disponível aqui.

Temas relacionados:
SCICAST #24: Método Científico
SCICAST #28: Ceticismo e pseudociência
SCICAST #88: Pensamento Científico
SCICAST #166: Como homeopatia funciona
SCICAST #200: Problemas na Ciência
SCICAST #215: Homeopatia
Contrafactual #41: E se o método científico não existisse?
Como ler (e de fato entender) artigos científicos
Hipótese Nula e Valor-p