Em março de 2015 a Nintendo anunciava seu novo console, o NX, provavelmente um nome provisório assim como ocorreu com o Ultra 64 (Nintendo 64), Dolphin (GameCube) e o Revolution (Wii), também foi revelada a sua data de lançamento, março de 2017. Mais de um ano depois e à 7 meses do seu lançamento o que mais foi revelado? Bem, basicamente nada. Só para não ser injusto, ficamos sabendo que o novo Zelda será um dos títulos de lançamento, sendo também o último grande título para o Wii U, e a Ubisoft anunciou que a nova versão de seu “simulador de dança”, Just Dance, também sairá para ele, além de Dragon Quest X e XI. Fora isso, só rumores que apontam que o console usará cartuchos e será um hibrido entre consoles de mesa e portátil.

Esse último ponto me preocupou um pouco. A Nintendo praticamente criou o mercado de portáteis e sempre teve o domínio desse ramo desde o lançamento do Game Boy em 1989, lembrando ainda que o Nintendo DS é o segundo console mais vendido de todos os tempos com 154,01 milhões unidades. Talvez uma mudança tão drástica, com um console que tente “abocanhar” o mercado de consoles de mesa e portáteis, acabe com baixas vendas, não agradando nem um público e nem outro. Isso pode ser desastroso para a Nintendo, que atualmente tem como principal fonte de lucro as vendas de 3DS. Esse rumor se torna forte, se consideramos que o 3DS só tem um grande título anunciado paras os próximos meses, Pokémon Sun & Moon, o que talvez mostre o interesse da Nintendo em focar apenas no NX, sendo o único console da empresa e games para smartphones, com o sucesso de Pokemon Go e o anuncio de Super Mario Run.

Outro fator que pode ser perigoso é que assim como o Wii U que foi lançado no meio de uma geração, o NX também será lançado nessas condições, para o Wii U isso foi desastroso.

Enquanto a Nintendo não revela nada, Sony e Microsoft já mostraram seus planos, com o Playstation 4 Pro e o Xbox Scorpio apostando em melhorias gráficas e resolução 4K. Segundo outro rumor, as especificações técnicas do NX já estariam abaixo das do PS4, imagine agora com o PS4 Pro, isso pode afastar entusiastas que estavam esperando para comprar outro console.

No entanto, a Nintendo tem uma oportunidade de ouro agora, revelando um novo conceito de jogar, indo além do capricho de jogar em 4K. Porém, se a Nintendo não se apressar em apresentar o console, para atrair a atenção do público, a mesma pode se prejudicar antes mesmo do consoles chegar às lojas.

O que nos resta por enquanto é esperar ansiosos por qualquer novidade. Só para fechar com mais um rumor, segundo fontes, o NX será revelado agora em setembro, talvez na Tokyo Game Show 2016, que irá ocorrer entre os dias 15 e 18 de setembro.

Fonte: Eurogamer