Depois de Arrested Development, House of Cards e Orange Is The New Black, o Netflix tem mostrado que a sua estratégia de lançar títulos exclusivos para escapar das grandes distribuidoras tem dado certo. Após ter a segunda temporada de Jessica Jones renovada para o ano que vem, o serviço mostra que mais uma série independente está fazendo sucesso, principalmente no território norte-americano.

Aviso: Contém spoilers! 

Após se envolver em algumas brigas de família com a esposa do xerife de sua cidade, Steven Avery (até então com 19 anos), se vê numa enorme emboscada policial para deixá-lo preso. Acusado de estupro, Avery passa 18 anos na cadeia até que em 2003, devido a uma amostra de DNA, é libertado pela justiça como inocente. Mal sabia Steven que sua história apenas começava.

A produção chamada de Making a Murderer explora uma história real, porém, exigindo bastante julgamento por parte do espectador. Contando com muitas nuances de um documentário (é até mesmo vista como tal) a série acompanhou o decorrer de 10 anos na vida de um homem que lutou para provar sua suposta inocência, mais de uma vez.

Dirigida por Laura Ricciardi e Moira Demos que se conheceram durante a faculdade em 2005, começou a ser escrita no mesmo ano após Laura e Moira terem ciência do caso Avery. Com Making a Murderer é possível sentir de novo a sensação de compaixão e medo do personagem principal, que na verdade, é uma pessoa tão real quanto eu ou você.

Após a história de Steven passar a ser exibida em dezembro do ano passado, há pouco mais de um mês, a hashtag #FreeStevenAvery parece ter tomado as redes sociais nos EUA e no mundo. Páginas com mais de 20 mil seguidores coletam assinaturas para libertar o protagonista (que ainda está preso). Infelizmente não podemos contar mais ou assistir a série se torna desnecessário para entender a história.

Por fim, é válido lembrar que a série está disponível em seus 10 episódios no Netflix do Brasil, além de contar com o primeiro episódio completo no Youtube (pelo canal do Netflix mesmo, nada de coisa pirata). Com dublagem e legendas em português, cada episódio tem cerca de 50 minutos de duração.

Fonte(s):
Netflix (imagem destaque e vídeo);
Adoro Cinema;
BBC (caso Avery).