Por muito tempo a energia nuclear foi vista negativamente devido à sua ligação com armas usadas durante a segunda guerra mundial, e também o medo dela ser usada novamente. Porém os estudos da fissão nuclear são úteis para fins proveitosos para a sociedade. O que vamos falar aqui é sobre as usinas nucleares usadas para gerar energia elétrica.

 Figura: Usina nuclear

A energia utilizada nas usinas nucleares é proveniente da fissão nuclear. A fissão nuclear é a quebra de um núcleo atômico em outros núcleos menores.

Por exemplo, um núcleo instável, como o Urânio 235. Quando ele sofre a captura de um nêutron passa por uma quebra em dois núcleos menores, como bário (Ba) e criptônio (Kr) e libera mais dois nêutrons, que irão se chocar com outros núcleos de urânios. Assim ocorre a reação em cadeia.

Figura 2: Reações nucleares de fissão.

A energia que é liberada nessa reação é uma energia calculada pela diferença das massas iniciais do núcleo pela dos núcleos finais.

Sabemos que “na natureza nada se cria, tudo se transforma”, porém, quando somamos as massas dos produtos percebemos uma diferença da massa do núcleo original. Então o que houve com essa massa ‘perdida’? Ela foi transformada em energia.  A fórmula utilizada para efetuar esse cálculo é aquela famosa fórmula de Einstein.

 

E=mc^2.

 

Nas usinas nucleares, a energia liberada durante esse processo da fissão é utilizada para esquentar a água. O vapor dessa água gira a turbina e é nessa turbina que temos imãs que vão transformar a energia magnética em energia elétrica. Apesar de o elemento principal ser outro, o funcionamento físico é análogo ao que expliquei no texto anterior sobre usinas hidrelétricas parte 1 e parte 2.

Figura 3: Funcionamento de uma usina nuclear. 

Existem vários países que dependem da energia nuclear. Abaixo vou apresentar alguns.

A França é um dos países que têm sua energia em grande parte dependente da energia nuclear. No país há 58 reatores em operação.

A Bélgica e a Eslováquia consomem 54% de sua energia nuclear; Ucrânia, 47,2%; Hungria, 43,2%; e Suíça, 40,8%.  Há vários outros países que fazem uso da energia nuclear como sua principal fonte, o que atualmente tem entrado em discussão devido a acidentes e à possibilidade de uso em armas de guerra novamente. 

Apesar desses riscos, a energia nuclear ainda é um forte concorrente nas usinas geradoras de energia. Uma pequena quantidade de massa pode abastecer uma cidade grande por vários dias, porém há um risco significativo de contaminação tanto do solo como das pessoas que trabalham no local, além de possíveis vazamentos.

Creio que nos próximos dias essas conversas todas ainda vão continuar e agora você poderá entender um pouquinho sobre o que eles estão falando. Então até a próxima…

 

REFERÊNCIA:

 

https://portal.if.usp.br/fnc/pt-br/página-de-livro/fissão

 

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/fissao-nuclear.htm

 

https://www.todamateria.com.br/fissao-nuclear/

 

https://portal.if.usp.br/fnc/pt-br/página-de-livro/fusão#:~:text=Esta%20enorme%20quantidade%20de%20energia,carregada%20pelo%20produto%20da%20fusão.

 

https://exame.com/economia/os-10-paises-no-mundo-mais-dependentes-de-energia-nuclear/

https://www.coladaweb.com/fisica/eletricidade/usinas-nucleares

 

https://pt.khanacademy.org/science/8-ano/fontes-de-energia/produzindo-energia-eletrica/a/energia-nuclear