Muitos aqui já ouviram falar no paradoxo de Fermi, ele, bem resumidamente, diz o seguinte: dada a idade do universo e dada a quantidade de estrelas que temos no universo, nós deveríamos encontrar evidências de vida inteligente em algum lugar.

O argumento é baseado principalmente na diferença de tempo entre o Big Bang, que aconteceu a 13.8 bilhões de anos atrás e o nascimento do Sistema Solar que aconteceu a 4.5 bilhões de anos atrás.

Essa diferença de 9.3 bilhões de anos seria mais do que o suficiente para que a vida se desenvolvesse em algum lugar no universo.

Porém um novo estudo teórico feito por pesquisadores do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, com o título Probabilidade Relativa Para a Vida Como Função do Tempo Cósmico, calculou a probabilidade de planetas parecidos com a Terra se formarem no universo, começando desde o momento em que as primeiras estrelas se formaram, 30 milhões de anos depois do Big Bang.

E a conclusão que eles chegaram é que a vida, como a conhecemos é determinada pela massa da estrela.

Estrelas com grande massa, 3 ou mais vezes a massa do Sol, tem um curto período de vida, e por isso, seria pouco provável que se tivesse tempo para a vida surgir antes da estrela morrer.

Já estrelas de massa menor, como as anãs vermelhas por exemplo, que tem cerca de 0.1 vezes a massa do Sol, vivem muito mais, existem modelos astrofísicos que dizem que essas estrelas podem viver por 10 trilhões de anos.

Com todo esse tempo a probabilidade de desenvolverem planetas cresceria por um fator de 1000, com relação a hoje.

Os pesquisadores concluíram então que a nossa vida, surgiu de maneira prematura no universo, e por isso não encontramos outras civilizações, pois elas devem aparecer muito mais tarde, daqui a bilhões, ou até mesmo trilhões de anos.

Porém, existe também uma hipótese alternativa, essas jovens estrelas no começo da vida, são muito violentas, gerando gigantescas explosões e flares, que poderiam aniquilar com os planetas formados ao seu redor.

Assim, além do fato da vida ser prematura na Terra, pode ser que a vida em planetas ao redor de estrelas jovens tenha sido aniquilada sem chegar a uma maturidade.

A conclusão dos pesquisadores é, a única maneira de encontrarmos uma resposta é continuarmos procurando por planetas parecidos com a Terra, e para isso, o Telescópio Espacial James Webb e o TESS terão um papel fundamental.

Did We Arrive Early To The Universe’s Life Party?

Artigos:

Paradoxo de Fermi:

Fermi Paradox

=====================================================

Live – 4 Anos do Curiosity em Marte:

Evento no Facebook:

Link no YouTube:

Agradecimento aos Patrões:

Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!