Algumas das menores luas do Sistema Solar estão escondidas nos anéis existentes em alguns planetas gigantes. Mas quando estamos falando de um sistema de anéis sujos e escuros como os de Urano, encontrar essas pequenas luas é uma tarefa muito mais difícil do que em Saturno.

Os anéis do gigante gelado são muito empoeirados, significando que eles só aparecem e podem ser observados num determinado comprimento de onda. Soma-se a isso o fato de desde 1986 nós não termos visitado o sétimo planeta do Sistema Solar, fazendo com que a tarefa de encontrar luas seja ainda mais complicada.

Mas, alguns pesquisadores, deram uma segunda olhada nos dados obtidos pela sonda Voyager 2 e notaram algo um pouco estranho. Padrões de distorção nas imagens dos anéis apontam para possíveis dois novos satélites nunca notados anteriormente. As pequenas luas estão localizadas entre os anéis Alfa e Beta, e são muito pequenas com cerca de 20 km de diâmetro, se elas realmente existirem.

As luas são muito pequenas para serem observadas diretamente, pelo Telescópio Espacial Hubble, e pela instrumentação existente hoje na Terra, assim, essas luas só serão confirmadas, se algum dia, alguma agência espacial mandar uma sonda para explorar Urano e tentar responder várias perguntas sobre esse gigante gelado e suas pequenas luas.

Fonte:

http://astronomy.com/news/2016/10/voyager-2-data-may-be-hiding-two-new-uranian-moons

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1610.02376v1.pdf