Um cometa encontrou sua morte flamejante no dia 4 de Agosto de 2016, quando ele foi destruído pelo Sol depois de mergulhar em direção à estrela. Esse foi um dos mais brilhantes cometas rasantes que passaram nas últimas duas décadas.

O vídeo do cometa rumando para o Sol foi capturado pelo Solar and Heliospheric Observatory, o SOHO, entre os dias 2 e 4 de Agosto de 2016. Ele mostra o cometa seguindo para o Sol, a uma velocidade incrível de 600 km/s.

Cometas como esse que foi engolido pelo Sol, são cometas rasantes da família Kreutz de cometas e são caracterizados pelas suas órbitas que os levam para muito próximo do Sol. Os cometas Kreutz, acredita-se, são fragmentos de um grande cometa que se partiu a milhares de anos atrás quando ele chegou muito perto do Sol e o seu gelo foi evaporado.

Esse é um dos cometas Kreutz mais brilhantes dos últimos 21 anos, disse um astrônomo na rede social Twitter, e no momento que ele foi destruído pelo Sol, ele era o objeto mais rápido do Sistema Solar.

Esse cometa não caiu no Sol, mas ele foi arrebentado pela força e pelo calor da estrela. Isso acontece com a maior parte dos cometas Kreutz que normalmente são completamente vaporizados pela força do Sol.

Os cometas Kreutz viajam ao longo da trajetória Kreutz, uma órbita que leva 800 anos para ser completada. Os cometas Kreutz passam pelo Sol e são desintegrados praticamente todos os dias, e enquanto a maior parte deles não é notada, os fragmentos maiores como esse podem ser registrados pelas sondas que vigiam o nosso Sol.

O SOH tem acompanhado essa atividade por mais de 20 ano. O satélite é uma missão conjunta entre a NASA e a ESA. Enquanto que a missão principal do SOHO é estudar o chamado clima espacial, observando as flares e explosões solares, ele também consegue fazer o registro de milhares de cometas da família Kreutz.

Fonte:

http://www.space.com/33651-comet-death-dive-into-sun-video.html

Agradecimento aos Patrões:

Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

http://www.agenciamarcospontes.com.br

http://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================