Pesquisadores alemães identificaram dois novos tipos de receptores olfativos em células musculares dos brônquios humanos. O que mais desperta atenção, no entanto, é o fato de que, se esses receptores forem ativados por certos odores, eles acabam dilatando os próprios brônquios, o que nos proporciona uma nova abordagem potencial para o tratamento da asma. Pelo menos essa foi a conclusão tirada pelos Profs. Drs. Hanns Hatt e Benjamin Kalbe, do Departamento de Fisiologia Celular da Universidade de Bochum, Alemanha. Os pesquisadores publicaram seu artigo na revista Frontiers in Physiology.

Aroma de bananas dilata os brônquios

Os recém-descobertos receptores nas células musculares bronquiais foram nomeados como OR2AG1 e OR1D2. Os pesquisadores também identificaram as moléculas de ativação, bem como as vias de sinalização desencadeadas nas células. Os estudiosos perceberam que o butirato de amila, um aroma frutado acentuado em bananas e damascos, estimula o receptor OR2AG1. Uma vez que esses receptores olfativos são estimulados, os bronquíolos começam a relaxar e dilatar. Na experiência, esse efeito foi tão forte que pôde anular os efeitos da histamina, a substância liberada pelo organismo quando uma pessoa sofre de asma alérgica, o que acaba levando à constrição dos brônquios.

Uma nova abordagem para o tratamento da asma

“O butirato de amila pode ajudar a melhorar o fluxo de ar em pessoas com asma”, conclui Hanns Hatt. “Provavelmente pode neutralizar não só os efeitos da histamina, mas também o de outras substâncias alérgicas, que tornam a respiração difícil”. Além disso, o receptor também pode ser de interesse no tratamento de outras doenças, tais como a doença pulmonar obstrutiva crônica.

bronchi-olfactory-receptors-public-neurosicencenews

Segundo o estudo, os aromas teriam capacidade de relaxar e dilatar os bronquíolos (em destaque), o que poderia melhorar a respiração de pessoas com asma e outras doenças respiratórias

Vindo de uma pessoa que sofreu bastante com crises asmáticas quando criança, espero que os resultados promissores da experiência se confirmem, e que em breve possam estar ajudando nos tratamentos de diversas doenças respiratórias.