Em 2022, nas listas de melhores do ano, os games que mais se destacavam eram God of War Ragnarok e Elden Ring, dois pesos pesados da indústria, mas, correndo por fora, um indie também chamou a atenção, Stray, ou como a internet começou a chamar, “O jogo do gato”.

Controlando um gato em um mundo pós-apocalíptico, o objetivo era realizar tarefas para ajudar robôs a fugirem de uma cidade subterrânea e chegarem à superfície do planeta. O game reproduz com perfeição os movimentos, trejeitos e comportamentos dos felinos. Jogando-o, fiquei com um pensamento: Bem que agora poderiam fazer um game com um cão como protagonista… Foi então que lembrei. Esse jogo já existe, chama-se Dog’s Life! 

Então se você quer conhecer mais sobre esse game e como ele reproduziu bem as diversas características dos cães, pegue seu amigo canino e vamos procurar alguns ossos e descobrir mais sobre os cães em Dog’s Life. 

Desenvolvido pela Frontier Developments e lançado no ano 2003, exclusivamente para Playstation 2, em Dog’s Life controlamos Jake, um foxhound americano que ao ver a cadela Lady sendo raptada por estranhos homens, vai atrás da mesma para salvá-la. No caminho, Jake acaba resgatando outros cães e a trama acaba revelando um plano para transformar os animais em comida para gatos, tudo encabeçado pela vilã Miss Peaches, dona de uma empresa de rações.

Imagem 1: o nosso feliz protagonista, Jake, um cachorro foxhound com a pelagem da cabeça marrom, exceto pelo área do focinho, com pelos brancos que descem pelo peito. Seu corpo tem pelagem marrom com uma mancha preta nas costas e seu rabo é marrom com a ponta branca. Ele usa uma coleira vermelha e olha para a câmera com uma expressão de alegria.

Ao longo da aventura, Jake precisa encontrar ossos que servem para aumentar os status de suas habilidades. Esses ossos podem ser encontrados cavando buracos ou podem ser ganhos de humanos que pedem para que Jake realize certas missões.

Para realizar essas missões, Jake pode pular, empurrar objetos e arremessar coisas com a boca (inclusive galinhas e outros animais menores), porém também é preciso manter o cão saudável. O cão tem de convencer os humanos a alimentá-lo, desse modo ele realiza truques como sentar, implorar e deitar. Uma curiosidade é que Jake também pode marcar o território urinando em certos locais, assim como os cães fazem na vida real.

O maior diferencial do game é a Smellovision (algo como Cheirovisão). Ao apertar o botão triangulo, a câmera muda para uma perspectiva em primeira pessoa e Jake passa a “enxergar” odores. Várias missões devem ser cumpridas desse modo, como seguir o cheiro de tal personagem e descobrir para onde ele foi ou encontrar algo que foi perdido seguindo apenas o rastro de cheiro. 

Imagem 2: Utilizando a “Cheirovisão” é assim que vemos o mundo.  A imagem mostra uma paisagem cinzenta com os cheiros representados como névoas de cores diferentes.

Interessante é que isso mostra de maneira bem lúdica como é o olfato dos cães e como o olfato é tão importante para eles. Vamos entender melhor como é isso. Começando já pelo formato do nariz. 

O focinho dos cães permite que eles inspirem por um canal e expirem por outro, fazendo com que eles possam “cheirar” uma mesma amostra de ar diversas vezes, podendo também determinar se um cheiro está vindo da direita ou esquerda. Além disso, enquanto os humanos possuem cerca de 6 milhões de células olfativas dentro do nariz, nossos amigos caninos possuem um número que poderia variar (dependendo da raça) de 120 a 300 milhões. 

Outro aspecto é a área que os nervos olfativos abrangem, 160cm² contra os 5cm² nos humanos. Isso faz com que os cheiros que entram pelo focinho do cachorro percorram uma área maior e com isso sejam mais bem detectados.

O fato de o focinho ser úmido também ajuda, já que os narizes dos cães secretam uma camada fina de muco que ajuda a absorver a química dos cheiros.

Imagem 3: Úmido de gelado. Imagem de um cachorro com foco no focinho, que está bem próximo da câmera.

Interessante é que os cachorros não fazem a distinção entre cheiros “bons” e ruins”, para eles, tudo é informação. Isso explica por que os cães, mesmo com esse olfato superdesenvolvido adoram revirar lixo, que, para nós, possui um cheiro extremamente desagradável. Para os cães, simplesmente não faz diferença.

Imagem 4: Você pode não gostar, mas ele curte bastante essa bagunça. Cachorro revirando uma lata de lixo com muito lixo já espalhado pelo chão.

No game, Jake consegue entender os humanos e realizar as tarefas que eles pedem. Na vida real é quase isso, já que alguns estudos apontam que os cães podem “sentir” nossas emoções, tudo isso através dos cheiros. Os cachorros possuem um órgão específico para olfatos, o chamado órgão de Jacobson ou vomeronasal.  

Ele basicamente é um órgão conectado à cavidade bucal de duto incisivo, tendo função no aumento de quimiorecepção, ou seja, na identificação de hormônios. Com isso, os cachorros conseguem identificar se um humano está bravo, estressado ou até mesmo doente. Assim, de certa maneira, os cães realmente “entendem” os humanos.  

Vale lembrar que o órgão de Jacobson não é exclusivo dos cães, ele é encontrado na maioria dos tetrápodes (vertebrados dotados de quatro membros).

Imagem 5: Cobras também possuem órgão de Jacobson e é através dele que elas “sentem” o ambiente ao seu redor. Na imagem vemos um desenho de uma cobra com a representação e a indicação da língua, do órgão de Jacobson, do cérebro e do nervo que liga o órgão ao cérebro.  

Um tipo de missão que se repete ao longo de Dog’s Life é a procura de objetos perdidos utilizando o olfato. O olfato canino é praticamente uma máquina do tempo, ao entrar em uma sala, o cão pode saber quem esteve ali, quando a pessoa saiu e para que lado foi. Por isso cães rastreadores são usados para se encontrar pessoas ou drogas, eles conseguem seguir um rastro de cheiro até chegar a sua fonte. 

E chegando ao fim, gostaria de citar algumas curiosidades sobre os cães que também aparecem no game, mas que não têm ligação direta com o olfato. 

Jake não tem nenhum dono no game, mas sempre fica feliz quando encontra algum humano. De certo modo, isso acaba representando a “saudade” que o cão sente. Talvez saudade não seja o nome correto, mas de qualquer maneira, com alguns estudos, a ciência percebeu que os cachorros aumentam os níveis de oxitocina (hormônio que ficou conhecido por promover sentimentos de amor, união social e bem-estar) no organismo quando estão perto de pessoas que amam. Em função disso, a ausência do dono faz com que o cão sinta falta dele, da sensação que ele provoca.

Imagem 6: Aquela alegria que só os cães conseguem expressar. Na imagem, um cachorro em pé, apoiado em um portão, balança o rabo e o corpo todo freneticamente enquanto outro cão, também balançando o rabo, se aproxima.

Voltando ao game, também temos a opção de soltar pum com Jake. No game, isso serve apenas como uma ação engraçada sem nenhuma finalidade específica, mas é uma característica marcante em várias raças de cães.

Isso acontece devido ao próprio ato de ingerir alimento, já que muitos cães, além de comerem em ritmo acelerado (dificultando a digestão do alimento) acabam engolindo muito ar a cada mordida, gerando mais gases que o normal.

Gif 1: Apesar de simpático, não deve ser muito agradável ficar perto de Jake nesses momentos… No Gif, o cão Jake solta um pum enquanto uma borboleta passa atrás dele, a borboleta fica imóvel e cai no chão.

Importante salientar que essas geralmente são as principais causas da geração de gases nos cães. Mas fique atento, se você perceber que seu pet está passando por desconforto, uma visita ao veterinário pode ser necessária. 

Então é isso, espero que tenham gostado. Dog’s Life é um game que não envelheceu muito bem, mas vale a pena ser jogado pela premissa interessante de se controlar um cachorro, além de contar com dublagem de português de Portugal, que, para nós brasileiros, torna tudo mais divertido. Fico no aguardo dos comentários, críticas ou sugestões. Até a próxima. 

Fontes: Wikipédia, Naturalis, Globo.com, Petblog, Blog Petz, Patas da Casa e InfoEscola