No dia 15 de Agosto eu fiz um vídeo aqui no canal sobre o boato que tinha sido levantado sobre a presença de um exoplaneta no sistema Alfa Centauri, lembram?

Então, o mistério acabou!!!

Nesse dia 24 de Agosto de 2016, numa conferência de imprensa do ESO, na Alemanha, foram anunciados os resultados do projeto Pale Red Dot, que investigou o sistema de Alfa Centauri, e teve boa parte do progresso da pesquisa transmitido para o público em geral.

E o resultado indicou sim a presença de um exoplaneta ao redor da estrela Proxima B. O que é surpreendente pelo fato desse ser o sistema estelar mais próximo do nosso Sistema Solar.

O primeiro ponto interessante dessa pesquisa, esse exoplaneta não foi descoberto pela técnica trânsito, a técnica muito difundida pelo Kepler.

Nesse caso foi usada a técnica da velocidade radial, onde se observa variações no movimento da estrela causadas pela presença de um exoplaneta.

A existência de um exoplaneta no sistema de Alfa Centauri, é um tópico que já vem sendo discutido desde 2013, quando na realidade foi anunciado pela primeira vez a presença de um exoplaneta nesse sistema. Porém, devido ao fato das medidas não terem sido convincentes, logo depois esse exoplaneta não foi confirmado.

E nesse caso?

Dessa vez a campanha de observação foi feita usando o espectrógrafo de alta precisão HARPS montado no telescópio de 3.6 metros do ESO em La Silla, e além disso, a estrela foi monitorada por outros telescópios ao redor do mundo.

A estrela foi observada de maneira sistemática por 60 noites, e com isso, qualquer ambiguidade nos dados pôde ser tratada, verificada e confirmada.

Não é fácil encontrar exoplanetas nessas estrelas as anãs vermelhas, pois elas são muito ativas e as variações que elas sofrem podem imitar a presença de um exoplaneta.

Embora a distância seja menor do que a distância de Mercúrio para o Sol, como a estrela é muito menos brilhante que o Sol, essa distância coloca o exoplaneta na zona habitável da estrela.

A temperatura na superfície do planeta deve ser temperada, embora o planeta possa ser afetado pelas violentas explosões que esse tipo de estrela sofre.

No momento a existência de água na superfície do planeta não pode ser descartada, e ela poderia estar presenta nas regiões mais iluminadas pela luz, porém dificilmente o exoplaneta experimenta estações do ano.

Os astrônomos agora esperam observações subsequentes, para tentar caracterizar melhor o exoplaneta, e até quem sabe observá-lo com os instrumentos de próxima geração.

Essa descoberta, óbvio desperta todo o interesse, até mesmo porque já foi dito que o sistema de Alfa Centauri é alvo do projeto StarShot. E também pelo fato da relativa proximidade com o nosso sistema.

De acordo com o astrônomo que liderou a equipe da descoberta, a procura de vida em Proxima b seria o passo seguinte.

Dois artigos discutindo a habitabilidade em Proxima b forma publicados e estão no final do post, e o artigo original publicado na Nature, sobre a descoberta também.

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/news/eso1629/

Link do post no Blog com todo o material, imagens, vídeos e artigos:

Encontrado Exoplaneta Na Zona Habitável da Estrela Proxima Centauri

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Marcos Silveira, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Gisele Guedes, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

http://www.agenciamarcospontes.com.br

http://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================