O tempo está mudando. De novo.

Está calor demais, está frio demais. Chove de menos, não para de chover. Estamos sempre reclamando dele, ainda mais em regiões com clima pouco definido e cidades como São Paulo, onde temos que estar sempre de roupa fresca, mas sem esquecer o casaco e guarda-chuva. Isso sem falar em ventos, neblina, geadas, tornados, mormaços, e tantos outros inconvenientes, e, por vezes, desastres climáticos.

Não somos todos iguais, obviamente. Alguns preferem os dias mais quentinhos, outros gostam mesmo do frio. Mas convenhamos que ninguém gosta de passar frio ou calor.

Embora exista quem almeje por um clima estático, muitos preferem estações bem definidas, para aproveitar o que cada uma tem de melhor (e aguentar o pior).

Mas não estamos falando de preferências sazonais, muitas vezes ligadas a memórias nostálgicas e comidas e atividades típicas de cada estação (ir à praia no verão, se acabar de comer em festas juninas, apreciar a beleza da paisagem coberta de neve branquinha…).

Estamos falando do dia comum, de necessidades fundamentais da biologia humana. Existe um clima ideal para que o ser humano se sinta perfeitamente confortável, sem nunca reclamar do frio, ou do calor, ou do ar seco.

Mas, pode existir um lugar assim? Algum recanto utópico no nosso planeta, onde o tempo está agradável o ano todo?

Fila com pessoas dizendo: "Que frio hoje, hein?", e "E mais tarde, será que chove?"

As pessoas teriam que encontrar outro assunto para falar em filas.

As condições climáticas tem grande influência sobre a saúde física, mental e emocional. Com base em pesquisas sobre essas influências, podemos determinar um conjunto de critérios meteorológicos ideal para o ser humano, incluindo temperatura, umidade, número médio de dias ensolarados, entre outros.

Mulher se exercitando no sol e bebendo água

O corpo está constantemente regulando sua temperatura.

Reações químicas são a base de todas as funções corporais, desde a criação de imagens bizarras em nossos sonhos, até a contração de músculos quando vemos o bicho vindo, muleque.

Essas reações, que compõem o metabolismo, liberam calor como subproduto (o calor corporal), que o cérebro regula para cerca de 37ºC, de modo que as reações possam continuar acontecendo no ritmo ideal para manter o corpo funcionando normalmente.

termômetro com a marca dos 37 graus destacada

A marca da temperatura corporal ideal é destacada nos termômetros.

Temperaturas abaixo ou acima disso alteram a velocidade com que reações críticas acontecem, afetando o funcionamento do corpo, e potencialmente levando à morte por hipotermia (muito frio), ou hipertermia (muito calor). Chamada de homeostase de temperatura, ou termorregulação, a função de manter o corpo na temperatura ideal é do hipotálamo, uma parte do cérebro que controla uma complexa rede de mecanismos corporais.  Se está muito frio, nós trememos, criando calor através das reações químicas envolvidas no processo de contração muscular. Se está muito quente, nós produzimos suor, que, ao evaporar, resfria o sangue diretamente sob a pele, e, por consequência, o corpo.

O metabolismo humano normal, com seu subproduto de calor, acontece de forma ideal com temperaturas externas relativamente abaixo de 37ºC. Estudos demonstraram que, em descanso, humanos se sentem mais confortáveis e realizam tarefas mentais melhor em ambientes de 20ºC. Alguns estudos até indicaram que quanto maior a temperatura, ficamos mais irritáveis, violentos, nervosos e agressivos.

Também devemos considerar a umidade. Ar úmido dificulta que o corpo se resfrie através da transpiração (com o ar saturado de vapor, a água  no suor não consegue ‘espaço’ para evaporar). No entanto, alta umidade do ar ajuda a regular variações na temperatura ambiente, mantendo as máximas diurnas mais próximas das mínimas noturnas.

Já o ar seco, causa inúmeras complicações para a saúde, como irritação da pele, mucosas e olhos, sangramentos nasais, problemas respiratórios, entre outros. A maioria dos estudos determina o ideal para seres humanos em cerca de 50% de umidade relativa do ar. 

estrada no deserto, árido, com montanha seca de pico gelado ao fundo.

A área mais seca do mundo fica no deserto do Atacama, no Chile, onde chega a chover menos de 1mm por ano! Enquanto a locação de maior precipitação anual média é Mawsynram, na Índia, com 1118mm ao ano.

Com relação à quantidade de sol e bem estar emocional, estudos publicados no Jornal de Personalidade e Psicologia Social, descobriram que pessoas que vivem em areas mais ensolaradas costumam ser mais felizes do que as que moram em ambientes mais nublados. Eles também constataram que chuvas deixam as pessoas de mau humor, mas por pouco tempo. Uma pequena porcentagem das pessoas se sentia pior com tempo ensolarado e quente, mas isso pode ter mais a ver com a irritabilidade causada pelo calor do que pela quantidade de luz solar em si.

A altitude ideal seria ao nível do mar, onde a maior densidade do ar nos permite respirar com mais eficiência, e promove maior proteção contra a radiação ultra-violeta, que é cancerígena.

Indivíduo da etnia sherpa caminhando nas montanhas com uma grande carga.

Os sherpas são realmente super-humanos

É claro que nenhum lugar no nosso planeta apresenta todas essas condições. Mas com esses critérios em mente, podemos analisar os dados metereológicos de todo o mundo, até encontrar a localidade que esteja mais próxima do ideal hipotético.

Mas não é tão fácil. Nossos dados meterológicos estão cheios de erros, como todos adoramos apontar, se não levamos o guarda-chuva porque “na previsão ia fazer sol”. Além disso, pode ser que exista um canto desabitado nas montanhas, com as melhores condições, mas que jamais teve uma medição metereológica registrada e, portanto, não seria encontrado por esses meios.

Dito isso, o fotógrafo e escritor Ed Darack compilou uma lista com os 10 lugares que chegam mais perto do ideal climático antropológico (sendo 1 o mais similar).

Lembre-se que a medida de ‘sensação térmica’ combina a real temperatura do ar com a umidade relativa para definir a temperatura percebida pelo corpo. Então, as mínimas e máximas aqui não podem ser comparadas sem levar em conta a umidade.

x. São Paulo, Brasil. (não está na lista, mas incluí como referência)

Ponte estaiada sobre o rio.

Ponte Octávio Frias de Oliveira, que virou cartão postal da cidade.

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Fevereiro 28ºC 18ºC
Mês mais frio Julho 21ºC 11ºC

Precipitação anual: 14cm, com menos chuvas durante o inverno.

Nos últimos anos, a região experimentou uma maior seca, e de modo geral as condições diárias e anuais variam bastante, além da concentração de edifícios e poluição contribuírem para uma pior qualidade do ar e aumento das temperaturas. Mesmo no inverno, é possível experimentar dias quentes e secos, com temperaturas ultrapassando os 25ºC, e, nos piores dias do verão, a temperatura já chegou a 37,8ºC. A proximidade com o mar ainda é suficiente para que as temperaturas sejam afetadas, e a temperatura média diária anual é de 19ºC. Apesar de não sofrer com tornados e nevascas, está bem longe do ideal.

10. A região de Manjimup, extremo sudoeste da Austrália

Fonty-s pool, famoso parque e lagoa na região de Manjimup.

Fonty-s Pool, famoso parque e lagoa na região de Manjimup.

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Fevereiro 27ºC 13ºC
Mês mais frio Julho 14ºC 6ºC

Precipitação anual: 99cm, a maioria durante o inverno.

No que talvez seja a região mais solitária do país, este condado é rodeado em três lados pelo Oceano Índico, e conta com invernos frescos e verões quentes. Embora tenha um clima geralmente agradável, existem períodos de frio e chuva.

9. Costa do Cabo Ocidental, sudoeste dá África do Sul.

Com oceano por todos os lados, e montanhas ao fundo.

Panoram da Cidade do Cabo

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Fevereiro 29ºC 15ºC
Mês mais frio Julho 17ºC 7ºC

Precipitação anual: 50cm, concentrados no inverno, de Junho a Agosto.

Onde os oceanos Atlântico e Índico se encontram, esta faixa costeira tem um clima relativamente ameno o ano todo. As temperaturas quase nunca ficam abaixo de zero, com a menor mínima registrada de -1,2ºC. A Cidade do Cabo é bastante ensolarada, e ocasionalmente sopram ventos quentes no verão.

8. Adelaide, Austrália meridional

Praça com palmeiras e uma igreja de aspecto colonial. Ao fundo o pier no mar, ao por do sol.

Praça e píer da cidade.

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Fevereiro 29ºC 17ºC
Mês mais frio Julho 15ºC 7ºC

Precipitação anual: 54cm, concentrados no inverno, de Junho a Agosto.

O clima da capital do estado da Austrália do Sul é fortemente influenciado pelo Oceano Índico, que regula a temperatura o ano todo. Apesar de seu clima predominantemente moderado, Adelaide pode ficar bem quente, com sete meses (Outubro a Março) registrando recordes acima de 37ºC.

7. Região costeira de San Diego, Califórnia (EUA)

Praia bem próxima das casas e mansões. Com ondas, surfistas, muitas pedras e palmeiras, céu limpo e ensolarado.

Praia em San Diego.

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Agosto 25ºC 19ºC
Mês mais frio Dezembro 18ºC 9ºC
Ano todo 21ºC 14ºC

Precipitação anual: 25cm, sem grandes concentrações.

Um destino popular devido a suas praias, o clima de San Diego é regulado pelo oceano Pacífico, de águas frias. Apenas um furacão foi registrado em San Diego, e somente nove tornados (todos bastante amenos) atingiram a costa desde 1980. Os ventos de Hot Santa Ana podem ser um incômodos no final do verão.

6. Lisboa, Portugal

Grande praça de concreto com chafariz ao meio, de frente para o mar. Ladeada por galpões comerciais. Céu ensolarado com poucas nuvens.

Praça do Comércio, em Lisboa.

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Agosto 28ºC 18ºC
Mês mais frio Janeiro 14ºC 8ºC
Ano todo 17ºC 13ºC

Precipitação anual: 77cm, concentrados no inverno, de Novembro a Fevereiro.

Lisboa é considerada uma das grandes cidades mais confortáveis do mundo. Cidade costeira bastante popular com os turistas, é banhada pelo oceano Atlântico, que regula seu clima. No outono e inverno é preciso estar agasalhado, há registro de temperaturas abaixo de zero, mas raramente.

5. Barcelona, Espanha

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Agosto 29ºC 21ºC
Mês mais frio Janeiro 13ºC 4ºC
Ano todo 20ºC 12ºC

Precipitação anual: 63cm, sem grandes concentrações.

Localizada no nordeste da Espanha, no Mar Mediterrâneo, Barcelona é uma cidade cheia de cultura. No verão você pode se refrescar com uma saborosa sangria, bebida tradicional feita com frutas, vinho ou espumante, e servida gelada, exatamente boa para esse propósito. Ao longo do ano, umidade relativa é moderada e a cidade é bastante ensolarada.

4. Sassari, Sardenha(Itália).

Pequeno golfo cheio de barcos de lazer ancorados, e um cruzeiro, entre costas arborizadas.

Costa Smeralda Resort, Sassari.

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Agosto 27ºC 18ºC
Mês mais frio Janeiro 12ºC 6ºC
Ano todo 19ºC 11ºC

Precipitação anual: 70cm, a maior parte durante o inverno.

A Sardenha é uma ilha no Mediterrâneo, uma região autônoma da Itália meridional. Sassari é a região norte da ilha, e conta com um dos climas mais confortáveis do planeta.

3. Costa noroeste do Marrocos

Pequeno farol em enconsta com arbustos e planta desérticas, e algumas palmeiras. Céu com poucas nuvens.

Farol na costa da cidade de Tanger.

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Agosto 26ºC 21ºC
Mês mais frio Janeiro 17ºC 7ºC
Ano todo 20ºC 12ºC

Precipitação anual: 15cm, sendo a grande maioria (14cm) no mês de Dezembro, enquanto o mês mais seco (Julho) recebe menos de 1cm.

Fortemente regulado pelas correntes marítimas do Atlântico, o clima nessa região varia pouco, e conta com temperaturas muito amenas o ano todo. Condições de tempo severas, como tempestades e furacões, quase nunca assolam esta costa.

2. Las Palmas, Grã Canária

Cidade em ilha, com muitas casas e céu limpo.

Panorama de Las Palmas.

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Agosto, Setembro 27ºC 21ºC
Mês mais frio Janeiro 13ºC 4ºC
Ano todo 23ºC 17ºC

Precipitação anual: 12cm. Praticamente nenhuma chuva entre Junho e Agosto (mas o clima costeiro deixa a umidade do ar em boas condições).

A maior cidade das ilhas Canárias, localizadas no Oceano Atlântico, noroeste da África (bem próximas ao Marrocos), esta cidade tem um dos climas mais saudáveis do planeta, com um calorzinho agradável o ano todo, na média diária de 20ºC. Embora tenha luz solar abuntante, ar limpo e poucos ventos, existem ameaças. Em 2005, a tempestade tropical Delta despencou sobre as ilhas, causando bastante dano.

1. Viña del Mar, Chile

Avenida costeira em Viña del Mar.

Média máxima diária  Média mínima noturna
Mês mais quente Janeiro 24ºC 15ºC
Mês mais frio Julho 15ºC 10ºC
Ano todo 19ºC 13ºC

Precipitação anual: 48cm, a maioria nos meses de inverno de Junho a Julho.

Conhecida como a “Cidade Jardim”, Viña Del Mar, na costa central do Chile, é considerada a capital turística do país. Banhada pela corrente marítima de Humboldt, do oceano Pacífico, e com apenas pequenas variações de temperatura ao longo do ano, Viña del Mar fica em primeiro lugar do planeta, em condições climáticas para humanos. Mundialmente renomada por suas praias de areia branca, livre das intempéries de ciclones e tempestades, parece mesmo um paraíso, e ainda tem bons vinhos chilenos à disposição (o bom clima inclusive influencia na qualidade dos vinhos). Mas como nada é perfeito, Viña del Mar é ocasionalmente coberta por névoa.

E aí, você se mudaria para uma dessas regiões em prol de sua saúde e conforto? Alguns destes lugares parecem um tanto isolados e sem muitas atrações, mas outros como Lisboa, Barcelona e Viña del Mar são destinos atraentes mesmo sem levar em conta o clima.

Eu, particularmente, prefiro climas temperados para poder vivenciar todas as estações diferentes, mas que morar em um paraíso climatológico seria bem mais prático e tranquilo, seria.