Quando eu era mais jovem e passava boa parte do meu tempo jogando super mario world no SNES, me perguntava o quão alto o Mario conseguia saltar. Ou o quanto ele conseguia correr, e até mesmo se aquele planeta era a Terra ou algum outro planeta bizarro onde cogumelos faziam com que você aumentasse de tamanho em vez de provocar uma morte bem desagradável por envenenamento.

Pensando nisso fiz alguns cálculos para satisfazer a minha curiosidade da infância. Primeiramente utilizei a altura do Mario (1,55 m) para determinar a altura que ele atinge ao pular, ou seja, utilizei o Mario como régua para achar a altura máxima que o seu salto pode alcançar. Após o cálculo determinei que a altura era de impressionantes 3,875 metros, justificando o porque do nome inicial do personagem ser  “Jumpingman.”

Entretanto a pergunta do planeta em que Mario faz suas proezas acrobáticas ainda me afligia. Para resolver este problema resolvi calcular a gravidade do planeta utilizando a altura máxima que o nosso encanador favorito pode atingir e também o tempo que demora para que ele atinja o solo a partir do ápice de seu pulo. É aí que as coisas ficaram estranhas me motivando a fazer este post. A gravidade encontrada foi de cerca de 70 m/s^2, Valor esse que é aproximadamente 7 vezes maior que a gravidade da Terra, ou seja, Mario já treinava em ambiente com gravidade aumentada muito antes de Goku.

www.kanzenshuu.com

www.kanzenshuu.com

Nem mesmo a gravidade de Júpiter, maior planeta do sistema solar, se aproxima a essa gravidade, na verdade, nenhum planeta conhecido possui uma gravidade tão alta, nos restando a opção do jogo se passar em alguma estrela (o mundo estrela que servia de atalho pra chegar no Bowser nunca fez tanto sentido).

Levando em consideração que o salto que o bigodudo da Nintendo pode efetuar é maior quanto menor o valor da gravidade do planeta, realizei alguns cálculos partindo de sua velocidade de arranque para determinar qual seria a altura máxima de um mesmo salto dado na Terra. A resposta é de cerca de 28 metros de altura em relação ao solo, o que dispensaria o uso de elevadores para prédios de até 9 andares. Aproveitando que estamos em ano de olimpíadas tracei paralelos com a habilidade de Mario com recordes atuais de algumas modalidades.

Caso nosso super humano quisesse participar do salto com vara, obteria uma vitória extremamente fácil, e sem ter que fazer uso da vara, dado que o recorde atual da modalidade é de 6,16 metros. Além disso, ele também seria o mais novo recordista mundial em salto em distância, já que o atual recorde é de 8,95 metros, cerca de 19 metros a menos do que o encanador é capaz de fazer.

Apesar de Mario ser imbatível em provas que envolvam saltos, o mesmo não encontraria tanta facilidade em provas que envolvam puramente velocidade. Através de cálculos utilizando a altura dele como escala, podemos estimar sua velocidade em torno de 9,2 m/s, ou 33 km/h. Apesar de impressionante, Mario não seria páreo para uma disputa de 100 metros rasos com Usain Bolt que consegue finalizar a prova com uma velocidade média de 10,43 m/s ou 37,6 km/h. Entretanto como Mario não se cansa e não diminui sua velocidade de corrida com o passar do tempo, seria ideal para provas mais longas como uma maratona.

http://www.independent.ie/sport/other-sports/olympics/other-news/usain-bolt-halts-interview-in-deference-to-anthem-26884315.html

                        Medalhista Olímpico

O personagem da Nintendo também seria imbatível nas seguintes modalidades: salto com barreira, salto triplo, salto com vara, maratona e nas provas de meio fundo e fundo. Se considerarmos o número de medalhas e a variedade das modalidades envolvidas, acho que não seria nenhuma injustiça considerar Mario como o maior atleta de todos os tempos.

Para fazer este post utilizei o super Mario World rodando em um emulador como base, além de tirar prints da tela para realizar todos os cálculos que citei na matéria. Caso alguém tenha ficado interessado deixarei links com alguns estudos sobre a gravidade e a altura dos saltos do Mario que alcançaram valores um pouco diferentes dos meus. Caso você tenha gostado da temática de ciência nos games deixe um comentário com sua opinião para que eu talvez faça posts do gênero com alguma regularidade.

Fontes:

HyperTextBook

Hamaluik

Info Abril