Código testado, software pronto! É hora dos usuários utilizarem esse software e identificarem possibilidades de correção e/ou evolução.

E chegamos ao fim da série A saga do herói… Ou melhor, do software!. Passamos por diferentes etapas que nos permitiram compreender as necessidades do usuário, refletir sobre o que o software deve fazer e como isso será feito, além da codificação e realização de testes para identificação de possíveis problemas. Hoje vamos falar sobre implantação e manutenção do software gerado.

Atividades do desenvolvimento de software – Implantação e Manutenção

A implantação é a etapa em que o software é entregue aos usuários. O famoso “colocar em produção”. É nesse momento que uma versão estável do software é liberada, instalada no ambiente do usuário e ativada, permitindo assim o início de sua utilização. Somente a partir dessa etapa é que todos os usuários de determinado software conseguem utilizá-lo para realizar suas tarefas. A implantação também envolve a desativação de outros sistemas existentes que podem ter sido substituídos pelo software desenvolvido.

Implantação do software

Apesar de parecer que o trabalho se encerra com a entrega do software, a equipe de TI continua trabalhando mesmo após isso. Para ter uma ideia disso, abra agora sua AppStore ou Play Store e veja a quantidade de apps que receberam atualizações na última semana. Alguns, né?

Atualizações recebidas no meu celular

Isso acontece porque os usuários encontraram algum erro que precisa ser corrigido (sim, mesmo após a realização de testes é impossível garantir que o software não possua nenhum erro) ou alguém identificou a necessidade de incluir novos recursos para uma versão mais completa do software. E isso que chamamos de manutenção.

Algo de errado não está certo…

A fase de manutenção visa a garantir que o software está alinhado com realidade de seus usuários. Para isso, engloba ações para correção de defeitos, adaptação do software a mudanças no ambiente em que ele é utilizado, implementação de melhorias, além do fornecimento de suporte aos usuários.

Em (eterna) construção

E, com a explicação das duas últimas atividades do desenvolvimento de software, chegamos ao final da saga do nosso herói. Mas gostaria de voltar a uma pergunta que fiz no início do primeiro texto dessa saga:

“Você saberia explicar tudo o que acontece desde que alguém tem uma ideia genial para um novo sistema, joguinho ou app até que ele chegue até você?”

Se você se aventurou comigo até aqui, a resposta não será diferente de “Com certeza!”