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A luz que altera o sono…e o metabolismo

por em 05/07/2016 em Ciência | Nenhum comentário

A luz que altera o sono…e o metabolismo

Já é conhecido que ficar no zap zap e redes sociais ao deitar causa insônia. Mas um estudo recente publicado na PLOS ONE mostrou que esta exposição  intensa pode afetar também seu metabolismo, podendo aumentar o risco para doenças como a diabete.

Cientistas da Northwestern Medicine, Chicago, chegaram a conclusão que o brilho da luz de aparelhos que usamos antes de dormir no anoitecer (smartphone, tablet etc) aumenta a resistência à insulina e os níveis de glicose (açúcar no sangue).

A resistência à insulina causa incapacidade do corpo para deslocar a glicose da corrente sanguínea para as células, resultando em acúmulo de açúcar no sangue. Ao longo do tempo, o excesso de glicose no sangue resulta em aumento da gordura corporal, ganho de peso e aumenta o risco para o diabetes.

Além de insônia, o zap zap a noite pode te levar a diabetes.

Além de insônia, o zap zap a noite pode te levar a diabetes. (Fonte)

“Estes resultados fornecem evidências adicionais de que a exposição à luz brilhante (dos equipamentos) pode influenciar o metabolismo”, disse Kathryn Reid, autor  do estudo e professor associado de pesquisa de neurologia na Northwestern University Feinberg School of Medicine.

Reid ainda pontua que não sabem como a luz cria esse efeito, mas que isso poderia ser usado, teoricamente, para manipular o metabolismo.

A pesquisa mostrou que as pessoas que receberam a maior parte de sua luz intensa dos aparelhos na parte da manhã, pesavam menos do que aqueles que foram expostos após 12:00 Estudos com ratos mostraram também que os expostos a uma luz constante tiveram alteração do metabolismo da glicose e ganharam peso, quando comparados aos não expostos.

As conclusões preliminares nos abrem para a discussão de que a luz intensa talvez tenha efeitos importantes no surgimento das doenças envolvidas no metabolismo da glicose…então siga o conselho: deixe as rede sociais de lado, desative a tela do seu celular e escute podcasts, de preferência o excelente sobre Sono e Sonhos.

Fonte: Sciencedaily

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