Como muitos sabem, eu estou visitando diversos eventos este ano, como uma ideia de trazer para vocês informações do que está rolando de novidades em diversos nichos, seja para ciência ou cultura, que, às vezes, a gente nem pensa em conhecer.
O primeiro evento foi a ABRIN, que comentei nessa publicação aqui de abril de 2025. O segundo evento que visitei foi a Retrocon, que sai texto em breve. Ainda tem outros que pretendo participar, e tenho acompanhado por meio dos cadastramentos de imprensa. Caso vocês tenham interesse que a gente cubra determinados eventos, por favor, só mandar sugestões para nós no nosso e-mail [email protected].
Dito isso, queria falar um pouco para vocês de um evento que estaremos presente no fim do ano, a ExpoTEA.
Sobre a ExpoTEA
A ExpoTEA (site oficial aqui) é uma feira que trata do tema do autismo, a maior do mundo atualmente, com participação de profissionais e especialistas nacionais e internacionais, abordando temas como acessibilidade, inclusão, empatia e inovação.
A edição deste ano será entre os dias 28 e 30 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. O evento será gratuito para visitação, mas está atualmente com todos os ingressos esgotados. Eles, contudo, estão verificando eventuais desistências e aumento do espaço físico do evento, o que pode gerar novos ingresso. Para poder ser comunicado em caso de novas vagas, o evento disponibilizou um formulário de inscrição para receber novidades neste link aqui.
O evento deste ano está sob o incentivo do Ministério da Cultura e com apoio da Prefeitura de São Paulo por meio de suas secretarias, o que viabilizou a gratuidade, além de já prever a disponibilização de área sensoriais, distribuição gratuita de abafadores, oficinas, feira de empregos e até mesmo espaço para criação e emissão do CIPTEA, a carteira de identificação da pessoa autista.
A ExpoTEA foi idealizada e se mantém com a participação de profissionais que vivenciam o autismo em suas vidas particulares. A CEO do projeto é a Dra. Bruna Caroline Ituassu, que atua como pediatra e neurologista pediátrica, possui filha autista e convive ativamente com as necessidades relacionadas. Outros membros da equipe também são autistas ou possuem familiares autistas, o que permite uma melhor visão sobre as necessidades de acolhimento do público do evento.
Destaques da Programação
Além do evento gratuito, a ExpoTEA contará com um Congresso e um Simpósio, dedicados a profissionais de saúde e para famílias e cuidadores, em que serão tratados os mais diversos temas, tanto de estudo quanto para conteúdos práticos, além de apoio emocional. Para os participantes do Congresso será, além disso, emitido um certificado de até 80 horas de participação, além de brindes e kits de alimentação, e acesso a gravações dos palcos do evento posteriormente.
Ambas as modalidades são pagas, sendo que o Simpósio se encontra, no momento, igualmente esgotado, também com lista de espera neste link para eventuais vagas remanescentes. Já o Congresso ainda está disponível, em lote final, e pode ser adquirido em link disponível no próprio site do ExpoTEA (aqui).
O evento ainda contará com uma festa de encerramento, também paga, que acontecerá na noite do último dia de evento, com buffet completo, DJ e pista de dança, com ingresso disponível aqui.
Portanto, se tiverem interesse e quiserem saber mais, sugiro darem uma olhada na página do ExpoTEA no Instagram (aqui), onde maiores detalhes da programação, de personalidades convidadas, anunciantes e demais informações podem ser obtidas.
Abraços!

