Mais novidades sobre o Planeta 9. Vocês lembram do Planeta 9, certo, aquele provável planeta que teve evidências descobertas por Mike Brown e Konstantin Batygin em Janeiro de 2016. Até aí tudo bem. Vocês também se lembram que semana passada eu trouxe um vídeo rápido falando que um novo objeto do Cinturão de Kuiper foi descoberto e que ele estaria na posição em que o Planeta Nove deveria estar. Mas como o nome da hora é o Planeta 9, hoje trago outra notícia para vocês.

Dessa vez, um cientista, chamado Alexander Mustfill do Observatório Lund na Suécia propôs que o Planeta 9 na verdade é um exoplaneta capturado pelo Sol. O que não é algo tão improvável assim, visto que o Sol nasceu num aglomerado estelar relativamente grande com 1000 ou até mesmo 10000 estrelas. E essas estrelas muitas delas com planetas passam próximas uma das outras proporcionando que uma estrela eventualmente capture o planeta da outra.

O astrônomo e a sua equipe rodou simulações computacionais de encontros entre o sistema solar e outros sistemas estelares e chegou a conclusão de que existia uma chance de 50% do Sol ter capturado um exoplaneta.

Porém, essa probabilidade cai drasticamente quando os cientistas inserem nas suas simulações sistemas planetários com planetas com órbitas extremas. Além disso, as simulações só funcionam se o planeta capturado for exatamente o Planeta 9. Com tudo isso, os próprios cientistas dizem que a probabilidade do Planeta 9 ser um exoplaneta é de 0.1 a 2%.

Baixa a probabilidade, não? Será mesmo?

Bem, para vermos se é baixa mesmo, não podemos analisar o número absoluto e sim em comparação com as outras hipóteses. Por exemplo, a probabilidade para que a existência do Planeta 9 seja totalmente aleatória é de apenas 0.007%, ou seja, a chance dele ser um exoplaneta é de 15 a 300 vezes maior do que o cenário aleatório.

Mas como ninguém viu o Planeta 9 ainda, existem outras teorias.

Uma delas é que o Planeta 9 seja um planeta exilado do Sol. De forma rápida, pode ser que esse planeta tenha se formado perto do Sol durante a formação do Sistema Solar e então ele foi expulso para a periferia do nosso sistema. Essa teoria é aplicada a outros sistemas planetários onde ela funciona muito bem e essa pode ser a origem do Planeta 9.

Além disso, existe ainda uma última opção, a que o Planeta 9 se formou onde ele se encontra hoje. Embora essa ideia desafie um pouco as teorias de formação do Sistema Solar, onde na periferia exista menos material para formar um planeta, alguns pesquisadores dizem que nessa região existe rochas congeladas o suficiente para que fossem aglutinadas e formassem um planeta como o Planeta 9.

Todos dizem que é prematuro ainda dizer como aconteceu sua formação e até mesmo o que é o Planeta 9. Para que tudo seja confirmado teremos que observar o Planeta 9.

Fontes:

Did the Sun Steal Planet Nine?

Artigos:

=====================================================

Vídeo do canal Assombrado:

Post no www.spacetoday.com.br:

Cientistas Propõem Ligação Entre O Planeta Nove E As Extinções Em Massa na Terra

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!