Ontem falamos sobre a estrela de Tabby e hoje vamos falar de outro objeto que também foi muito debatido no ano de 2016, o Planeta 9.

Aquele resumo inicial, para quem está chegando agora, em 2016, dois pesquisadores, usando as órbitas de objetos do cinturão de Kuiper, criaram um modelo onde a organização das órbitas como eles observaram só seria possível com a presença de um objeto com massa equivalente a 10 vezes a massa da Terra e localizado nos confins do Sistema Solar.

Após a publicação do artigo, aquele frison tomou conta da comunidade astronômica. Seria esse o Planeta 9, como ele seria, onde ele estaria, e como poderíamos observar.

Novamente, simulações, indagações, divagações foram feitas a respeito da existência, propriedades, órbita, e todas as características envolvendo esse suposto planeta. Suposto pois ainda não foi comprovado.

A principal pergunta, de onde eles se originou, como foi sua formação. Várias teorias foram sugeridas, e uma das últimas dava conta de que ele teria sido um exoplaneta, ou seja, no começo da vida, o Sol capturou esse planeta de uma estrela irmã, antes de ser expulso do aglomerado onde ele nasceu.

Agora outra teoria nasce para explicar a origem do suposto Planeta 9. Ele pode ser um planeta solitário. Esses objetos existem e são planetas que não estão ligados a nenhuma estrela, e ficam vagando pelo espaço.

Os cientistas simularam 156 encontros entre o nosso Sistema Solar e planetas solitários de vários tamanhos e trajetórias.

Esses encontros não são tão incomuns como possa se pensar.

as simulações sugerem que cerca de 50% dos encontros o planeta capturado posteriormente seria expelido do Sistema Solar.

Em 10% dos encontros o planeta solitário capturado levaria com ele um dos planetas nativos formados no Sistema Solar.

E em cerca de 40% dos encontros, o planeta solitário seria capturado pelo Sol, numa captura chamada de suave, onde nenhum planeta nativo é ejetado, ou nenhum planeta é levado junto com o solitário para fora do sistema.

As simulações também sugerem que o nosso Sistema Solar nunca encontrou com um planeta solitário maior que Netuno, o que está de acordo com as primeiras simulações sobre o tamanho do Planeta 9.

Além disso esse encontro explicaria também as estranhas órbitas de alguns objetos do Sistema Solar como Sedna, por exemplo.

Como no caso da Estrela de Tabby, vamos continuar ligados e informando vocês sobre todas as novidades referentes ao Planeta 9.

Será que nesse ano de 2017 teremos a confirmação da sua existência? Deixe aí nos comentários.

Fontes:

http://www.space.com/35277-planet-nine-captured-rogue-exoplanet.html

http://www.sciencealert.com/planet-nine-could-be-a-rogue-planet-that-got-captured-by-our-solar-system

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-4111384/Planet-Nine-rogue-world-captured-solar-system.html

https://phys.org/news/2017-01-simulations-planet-rogue.html

SciCast Sobre Buracos Negros:

Scicast #175: Buracos Negros

Oposição de Vesta:

https://www.facebook.com/events/249250082170450/