Vou falar hoje sobre um tema delicado que muitos alunos do ensino médio tem na maioria das vezes seu primeiro contato com ela, a disciplina tão temida, linda e odiada, a FÍSICA. E perguntam aos seus professores, “PARA QUE EU PRECISO APRENDER ISSO?”. Esta pergunta tem uma resposta, na verdade, uma variedade delas.

Yeah, science!!

Primeiro, porque é SUPER legal!

Não te convenci? Sério? Ah, que pena, talvez tenha sido um pouco parcial, vou tentar mais uma vez..

Antes de tudo, porém, é importante deixar claro que uma coisa é gostar e outra coisa, bem diferente, é achar importante. Você tem todo o direito de não gostar de Física (eu amo! hahaha), até porque algumas vezes (vamos ficar com o “algumas” mesmo..) você teve o desprazer de não encontrar professores muito, digamos, empolgados, em sua escola, e então  acabou não tendo aulas memoráveis da disciplina. Isto, em certos casos, é compreensível, pois a profissão de professor no Brasil não é uma das mais valorizadas (infelizmente!). Mas este é um tema delicado que deixarei para uma outra hora.

Caso você siga uma carreira na área de exatas, esta pergunta não fará muito sentido, já que muito do que irá aplicar no seu trabalho estará fortemente ligado às leis físicas. Assim, caso você não goste, isso será um problema para você, pois sentirá na prática a necessidade de ter aprendido a tal da física.

Mesmo que você estude algo na área de humanas (ou mesmo de biológicas, mas biológicas não está tão longe assim da Física..) e fique feliz como muitos outros alunos por saberem que não terão mais aulas de física (ou matemática, não é pessoal da economia?) essa felicidade não durará muito porque uma hora ou outra você vai precisar dessa matéria tão bonita incrível. É, talvez aí você se lamente por não ter tido aquele professor mais empolgado.

Mas o fundamental mesmo não é nem sobre o que usará na sua futura área de atuação, mas o conhecimento que você vai levar para sua vida, aquilo que lhe dará ferramentas para atuar como cidadão, e ter conhecimento suficiente para tomar suas próprias decisões. E nisso a Física é supimpa!!!

Bom, para entender um pouco sobre essa importância da Física é necessário explicar um pouco sobre ela. Basicamente, a Física lida com fenômenos naturais que muitos estão ao nosso redor, estão acontecendo perto de você neste exato momento! E provavelmente você, mesmo que tenha pouco conhecimento sobre, sabe explicar alguns deles. Assim, é possível entender que cada conceito estudado lhe ajuda a entender algo que acontece por aí, desde apertar um interruptor para acender a lâmpada, ver sua própria imagem em espelhos, medir sua temperatura usando termômetros e até mesmo auroras boreais (não sabe o que é? Procure no Google e encontrará imagens extraordinárias!).

Alguns temas da Física aparecem no seu cotidiano com mais frequência e por isso poderiam ter uma utilidade absurda se totalmente compreendidos. Podemos citar nesse ponto a eletricidade. Você sabe pegar a conta de energia elétrica da sua casa e entender quanto de energia você gastou naquele mês? E quando você quer comprar um aparelho elétrico, um ar condicionado, por exemplo, você sabe quanto ele gastará de energia por segundo/minuto/hora/mês ligado se for de 9000 BTUs? E se for de 12000 BTUs? E quanto isso vai te custar? Pois é, lá em eletricidade você aprende essas coisas e não precisa ser nenhum gênio pra notar que, saber a resposta dessas perguntas podia te ajudar muito.

Ahhh e não podemos nos esquecer da óptica! Aquelas aulas que você desenha os raios de luz refletindo em espelhos ou se refratando em lentes, e pra que será que serve aquilo? Por acaso, você usa óculos? Tem algum problema de visão? Caso tenha, lá na escola você estudou esses problemas, e quando o seu oftalmologista lhe diagnosticou com miopia, por exemplo, você se lembrou de suas aulas de Física, e seu professor lhe explicou que miopia significa que você tem dificuldades para enxergar de longe, dado que a  imagem no seu olho é formado antes da fóvea (parte do olho onde deveria se formar as imagens), e que por isso você precisará de uma lente divergente, lente esta que refrata o raio de luz fazendo com que a imagem se forme no lugar certo. Olha que bacana!!

Sério, de verdade, não fica mais legal quando você entende o que está acontecendo e não simplesmente aceita o que os outros dizem?

Todas as áreas vão lhe ajudar em alguma coisa, direta ou indiretamente, como a termodinâmica, onde você aprende fenômenos relacionados a temperatura, o motivo das separações entre os pisos, dos trilhos de trem, o motivo da panela de pressão cozinhar a comida mais rápido, entender o motor a vapor, a razão do ar condicionado ser instalado na parte de cima da parede e não na de baixo, entre diversos outros.

Ainda temos a mecânica, que com os conceitos mais básicos de cinemática pode-se planejar o tempo de uma viagem, saber porque a gravidade faz as coisas caírem, como a Terra consegue orbitar o Sol ou estudar estática e entender os motivos que fazem com que os objetos fiquem em repouso.

Em eletromagnetismo, conseguimos entender como uma usina hidrelétrica funciona, que é de onde vem boa parte da energia elétrica consumida em nosso país e também aprender sobre os famosos imãs de geladeira, o controle remoto da sua TV e muito mais.

Em física moderna, ao aprender sobre modelos atômicos conseguimos ter ali um básico sobre o que é um átomo, o tijolo básico da construção de TUDO no universo.

Esses são só alguns poucos exemplos dos fenômenos naturais com que a Física trabalha. Mas o objetivo aqui não é listar todos eles, mas sim te lembrar que de fato,  aquilo que você aprende em sala de aula explica muitos acontecimentos do seu cotidiano, basta só você querer tomar conhecimento.

Com a Física, você aprende desde coisas muito básicas, até coisas avançadas, vai depender do seu interesse em se aprofundar no tema.

Quando você junta essas coisas consegue entender melhor o que acontece ao seu redor. O mundo é visto com olhos diferentes, olhos de quem não se assusta mais com certas coisas, pois agora sabe como aquilo funciona. Inclusive, a tecnologia, pois ela está ligada à ciência no seu âmago,  tecnologia sem ciência não existe, dado que você não consegue construir nada sem antes realizar estudos profundos sobre os temas e compreender a base científica de tudo o que prevê a criação  de algo inovador. Assim, resumidamente, aplica-se  conhecimento da Física dentre outras áreas a fim de buscar uma nova tecnologia. Você acha, por exemplo, que o celular que você usa surgiu basicamente do dia para a noite? A quantidade de conhecimento que foi acumulado pela humanidade para que se conseguisse construir um celular com tamanha tecnologia em um tamanho tão reduzido foi absurdo e muito disso é devida a tão mencionada Física.

Será que seria uma boa ideia a construção de uma usina nuclear na sua cidade? E a construção da usina de Belo Monte, você sabe sobre o que se refere? Você sabe porque gerou tanta discussão? Quando se aprende Física, além de outras coisas, é possível exercer melhor a cidadania, opinar   sobre  temas  atuais e não  se  alienar  diante  do  mundo  ao  seu  redor. A cada conceito que se aprende, ganha-se ferramentas para exercer de forma soberana a sua cidadania, e não simplesmente depender que outras pessoas tomem decisões por você, principalmente políticos.

Calma, ainda não acabou! Quando você aprende Física, você estuda, resolve exercícios, coloca o seu cérebro pra funcionar, o que é ótimo! Qualquer atividade que faça seu cérebro trabalhar faz muito bem para a saúde. Então, leia, pesquise, estude, resolva palavras cruzadas, o importante é sempre que possível manter o seu cérebro ativo. E assim,  mais um ponto pra Física!

Ninguém aqui está pedindo para você cursar Física, mas que seria legal, isso seria ^^ (imparcialidade sempre, ou não.. hahahaha).

Fernando Dessotti, professor e doutorando em Física, apreciador de livros, podcasts e churrasco.