Estamos vivendo em uma época que temos presenciado cada vez mais se tornar realidade o que antes era pensado apenas em roteiros de ficção científica. Há algum tempo a NASA vem demonstrado seu interesse em capturar uma parte de um asteroide e empurrá-lo para a órbita lunar.

É um plano bastante ambicioso, mas a NASA está determinada a fazer. E como o Congresso americano parece não gostar muito dessa empreitada, ela resolveu abrir os braços para empresas que queiram ser suas parceiras nesse desafio.

A missão consiste em enviar uma nave não-tripulada para um asteroide – não foi definido qual asteroide, mas o lançamento está previsto para 2021–, onde braços robóticos coletarão um pedaço dele. Então, a sonda arrastará o fragmento até uma órbita lunar. Após cinco anos, em 2026, a NASA enviará astronautas humanos (dah!) para a sonda, onde poderão colher amostras.

Esse vídeo conceitual é bem explicativo.

Os cientistas da NASA esperam que as amostras coletadas traga novas descobertas acerca da origem da vida na Terra. Mas pode-se pensar em muitas outras possibilidades que essa missão pode nos abrir, como a mineração espacial. Ou então, imagine algo como o filme Armagedom, com o Bruce Willis, poderíamos nos tornar menos indefesos em relação a asteroides que possam ameaçar a vida na Terra.

Além disso, segundo a NASA, será uma boa forma de nos prepararmos para a futura missão a Marte. Poderão ser testadas novas tecnologias que tornarão as naves tripuladas menos dependentes da Terra.

Fonte

Popular Science

NASA