Neste segundo episódio da 4ª temporada do Historicidade, no mês em que #opodcastédelas, recebemos a professora e historiadora Vanessa Spinosa (UFRN) para um papo sobre Ensino de História e tecnologias ditais. Todas as professoras e professores, historiadoras e historiadores estão há um bom tempo se envolvendo cada vez mais nas questões que envolvem a forma como aprendemos sobre o passado, seja na escola ou fora dela. E nesse contexto, a difusão das comunicações com o uso de tecnologias digitais tem papel central na nossa reflexão sobre as formas de melhorar a qualidade de ensino. Venham conosco conhecer estas reflexões e ações!

Neste episódio:

Conheça as reflexões sobre as relações do ensino de história com as tecnologias digitais; entenda algumas das questões levantadas nas últimas décadas, veja como se relacionam com a formação de professores no ensino universitário e a atuação destes nas salas de aula nos demais níveis de ensino; compreenda de que forma as pesquisas têm ensejado a criação de formas mais interessantes de ensinar história, aproveitando-se da expansão das comunicações via tecnologias digitais. Por fim, reflita sobre os obstáculos enfrentados por professoras e professores neste processo de mudança nas maneiras de ensinar, e surpreenda-se com os resultados que vêm sendo alcançados e as implicações para o futuro deste campo.

#OPodcastÉdelas2021 – https://opodcastedelas.com.br/

Arte da Capa


Publicidade

Ajude nosso projeto! Você pode nos apoiar de duas formas:

PADRIM  – só clicar e se cadastrar (bem rápido e prático) – http://www.padrim.com.br/fronteirasnotempo

PIC PAY – Baixe o aplicativo do PicPay: iOS / Android

PIX: [chave] [email protected]


Saiba mais do nosso convidada

Vanessa Spinosa

 

 

 

 

 

 

 

 

Currículo Lattes

Instagram: @metaclio

Twitter: @missspinosa

Facebook: vanessa.spinosa


Produção do convidada

SPINOSA, Vanessa. Ciberespaço, letramento e docência: experiência com TDIC’s no Ensino de História. In: Oliveira, Airan Borges de. Costa, Maria da Conceição da Silva (orgs). História em jogo : as questões do tempo presente e os desafios do ensino de história. São João de Meriti, RJ : Desalinho, 2020.

SPINOSA, Vanessa. Experiência interdisciplinar com TDICs no ensino superior: o projeto de ensino no âmbito da história. In: Educação e tecnologias [recurso eletrônico] : experiências, desafios e perspectivas 3, 2019.

SPINOSA, Vanessa. Há Futuro para o Passado? Experiência Interdisciplinar com TDICs no Ensino Superior. ANAIS do III Congresso sobre Tecnologias na Educação. Fortaleza, 2018. pp. 173-181. (ISSN 1613-0076 Vol 2185).


Indicações Bibliográficas sobre o tema abordado

  • Ensino de História no Brasil

FERREIRA, Marieta De Moraes; Oliveira, Margarida Maria Dias de (coords.). Dicionário de Ensino de História. RJ: FGV, 2019.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, v. 16, n. 37, p. 73-91, 2012.

COSTA, Aryana Lima; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O ensino de história como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Saeculum–Revista de História, João Pessoa, n. 16, p. 147-160, 2007.

  • Ensino de História e Ciberespaço

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia – de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. Editora 34, 2003.

MALERBA, Jurandir. Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. Revista Brasileira de História, v. 37, n. 74, 2017.

MAYNARD, Dilton. Escritos sobre história e internet. Rio de Janeiro: FAPITEC/Luminárias, 2011.

MAYNARD, Dilton Cândido Santos; SOUZA, Josefa Eliana (orgs). História, Sociedade, Pensamento Educacional: experiências e perspectivas, Rio de Janeiro: Autografia, 2016.

PONS, Anaclet. El desorden digital: guía para historiadores y humanistas. Madrid : Siglo XXI, 2013.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2014.

Outras mídias:

@batepapoensinodehistoria


Expediente 

Arte da vitrine: Augusto Carvalho; Edição:  Talk’nCastRoteiro e apresentação:  Beraba.


Como citar esse episódio

Citação ABNT

Fronteiras no Tempo: Historicidade #38 Ensino de História e tecnologias digitais. Locução Marcelo de Souza Silva, Vanessa Spinosa e Cesar Agenor F. da Silva.  [S.l.] Portal Deviante, 09/03/2021. Podcast. Disponível: http://www.deviante.com.br/?p=45305&preview=true


Redes Sociais TwitterFacebookYoutubeInstagram, SPOTIFY, 


Contato E-mail: [email protected]


Madrinhas e Padrinhos

Adilson Lourenço da Silva Filho, Albino Vieira, Alexandre Strapação Guedes Vianna, Alexsandro de Souza Junior, Aline Lima, Anderson O Garcia, Anderson Paz, André Luis Santos, Andre Trapani Costa Possignolo, Andréa Silva, Andressa Marcelino Cardoso, Artur Henrique de Andrade Cornejo, Bruno Scomparin, Carlos Alberto de Souza Palmezani, Carlos Alberto Jr., Carolina Pereira Lyon, Ceará, Charles Calisto Souza, Cláudia Bovo, Eani Marculino de Moura, Eduardo Saavedra Losada Lopes, Eliezer Ferronato, Elisnei Oliveira, Ettore Riter, Felipe Augusto Roza, Felipe Sousa Santana, Flavio Henrique Dias Saldanha, Iago Mardones, Iara Grisi, Isaura Helena, João Carlos Ariedi Filho, José Carlos dos Santos, Leticia Duarte Hartmann, Lucas Akel, Luciano Beraba, Manuel Macias, Marcos Sorrilha, Mayara Araujo dos Reis, Mayara Sanches, Moises Antiqueira, Paulo Henrique de Nunzio, Rafael, Rafael Alves de Oliveira, Rafael Igino Serafim, Rafael Machado Saldanha, Rafael Zipão, Raphael Almeida, Raphael Bruno Silva Oliveira, Renata Sanches, Rodrigo Olaio Pereira, Rodrigo Raupp,  Rodrigo Vieira Pimentel, Rubens Lima, Sr. Pinto, Wagner de Andrade Alves, Willian Scaquett, Willian Spengler e ao padrinho anônimo