Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo: Historicidade #23 Ensino de História Antiga no Brasil

por em 24/07/2019 em Destaque, Fronteiras no Tempo, Notícias, Podcasts | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #23 Ensino de História Antiga no Brasil

No décimo primeiro episódio da segunda temporada do Historicidade, o programa de entrevista do Fronteiras no Tempo: um podcast de história, recebemos  o professor doutor Fábio Frizzo (UFTM) para bater um papo sobre Ensino de História Antiga.

Neste episódio buscamos responder à uma questão fundamental: para que serve ensinar/aprender História Antiga no Brasil? Desde que começaram os debates sobre as primeiras versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a comunidade de historiadores tem sido instigada a refletir sobre o porquê e como estudar história nos ensinos fundamental e médio. No caso dos conteúdos de História Antiga, houve mudanças drásticas e o professor Fábio pôde nos mostrar as implicações que estas podem ter na forma como compreendemos o mundo presente. Segundo o entrevistado, estudar história em geral, e história antiga em especial, tem o potencial de desnaturalizar o presente, mostrando que a humanidade já construiu e constrói muitas formas diferentes de vida em sociedade. Venham conosco refletir também sobre o que podemos (e certamente devemos) aprender com os nossos antepassados que viveram há milhares de anos.

Arte da Capa

Publicidade

Ajude nosso projeto crescer cada vez mais. Seja nossa Madrinha ou Padrinho.

www.padrim.com.br/fronteirasnotempo 


Saiba mais do nosso convidado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Academia.edu

Currículo Lattes


Indicações de Referências sobre o tema abordado

BARNABÉ, L. “De olho no Presente: História Antiga e Livros Didáticos no século XXI”. Opsis. v. 14, n. 2. jul.-dez., 2014, p. 114-132.

DEGAN, A. e BOVO, C. “As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval”. Revista História Hoje. v. 6, n. 12, 2017, p. 55-76.

GUARINELLO, Norberto. “Uma morfologia da História: as formas da História Antiga”. Politeia: História e Sociedade. v.3, n.1, 2003, p.41-61

SILVA, U. “Uma Antiguidade Fora do Lugar?”. Mare Nostrum. n. 8, 2017. p.1-12


Expediente 

Arte da vitrineAugusto CarvalhoEdição:  Talk’nCastRoteiro e apresentaçãoMarcelo Beraba


Redes Sociais

TwitterFacebookYoutubeSPOTIFY


Contato

WhatsApp: 13 99204-0533

E-mail: [email protected]


Madrinhas e Padrinhos

Alexandre Strapação Guedes Vianna, Alexsandro de Souza Junior, Anderson O Garcia, Andre Trapani Costa Possignolo, Andréa Silva, Andressa Marcelino Cardoso, Artur Henrique de Andrade Cornejo, Caio César Damasceno da Silva, Caio Sérgio Damasceno da Silva, Carlos Alberto de Souza Palmezani, Carlos Alberto Jr., Carolina Pereira Lyon, Cláudia Bovo, Eani Marculino de Moura, Eduardo Saavedra Losada Lopes, Ettore Riter, Felipe Augusto Roza, Felipe Sousa Santana, Flavio Henrique Dias Saldanha, Henry Schaefer, Iago Mardones, Iara Grisi, Jonatas Pinto Lima, João Gentil de Galiza, José Carlos dos Santos, Leticia Duarte Hartmann, Manuel Macias, Marcos Sorrilha, Mayara Araujo dos Reis, Moises Antiqueira, Paulo Henrique de Nunzio, Rafael Alves de Oliveira, Rafael Igino Serafim, Rafael Machado Saldanha, Raphael Almeida, Raul Landim Borges, Renata Sanches, Rodrigo Vieira Pimentel, Rubens Lima, Sr. Pinto, Tiago Gonçalves, Wagner de Andrade Alves, Willian Scaquett, Willian Spengler, Yuri Morales e 2 padrinhos anônimos

Modo Noturno