Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo #43 Egito Antigo

por em 01/11/2019 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #43 Egito Antigo

As pirâmides. A Esfinge. As histórias sobre tesouros e segredos de um povo que viveu há milhares de anos. O Egito Antigo é a única civilização que tem uma área de estudos com nome próprio: a egiptologia. Isto mostra o quanto as obras destes povos que viveram às margens do Nilo por milhares de anos, instigaram e até hoje instigam grande curiosidade. Para falarmos sobre este tema tivemos a honra de receber o professor Fábio Frizzo (UFTM),, que compartilhou conosco as principais questões sobre as quais os historiadores têm se debruçado ao longo da trajetória de pesquisas sobre os egípcios. Venham conosco nesta aventura pelo nosso passado longínquo!

 

Neste episódio:

Descubra porque ainda é importante entendermos mais sobre a cultura e a vida dos egípcios da antiguidade. Entenda o papel do Rio Nilo na formação daquela sociedade e surpreenda-se ao saber como os historiadores interpretam esta questão. Reflita conosco sobre a cultura, a sociedade e a política egípcias, passando por aspectos fundamentais como a religião e a escrita. Por fim, compreenda a questão que envolve o debate atual sobre o Egito Antigo, encarado como parte de uma história da África negra.

 

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #42 História Social do Açúcar

por em 01/10/2019 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #42 História Social do Açúcar

O açúcar, este alimento que hoje nos parece tão comum, já foi um artigo de luxo e fonte de muitas riquezas às custas do árduo trabalho de indígenas e africanos escravizados ao longo mais de três séculos do período colonial. Foi um tempo em que a produção do açúcar, para além da relevância econômica, moldou a sociedade colonial de diversas formas, hierarquizou-a pela cor da pele transformando os engenhos em geradores e espelhos das formas sociais presentes desde então. Uma história do encontro de muitas pessoas diferentes que criaram um mundo doce e amargo ao mesmo tempo. Venham conosco conhecer a História Social do Açúcar!

Neste episódio:

Entenda de onde surgiu o interesse pelo produto e como Portugal começou o plantio no Novo Mundo. Conheça os debates entre os estudiosos que mostram a importância da mão de obra indígena na criação da estrutura de plantio e produção do açúcar. Se surpreenda com o nível de exploração da mão de obra dos africanos escravizados e com a riqueza dos senhores de engenho. Compreenda as várias etapas de produção desde o plantio, passando pelo beneficiamento que gerava os torrões de açúcar para exportação. Conheça a sociedade que vivia no entorno dos Engenhos e, por fim, reflita conosco sobre como a história da produção do açúcar pode nos ajudar a compreender muitas das nossas características sociais ao longo do tempo e no presente.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #25 História e Democracia

por em 18/09/2019 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #25 História e Democracia

Damos início à terceira temporada do Historicidade, o programa de entrevista do Fronteiras no Tempo: um podcast de história! Para marcar este momento tão especial, recebemos para um bate papo sobre História e Democracia a historiadora Heloísa Starling (UFMG). A convidada é autora de importantes obras da historiografia nacional, dentre as quais se destacam “Ser Republicano no Brasil Colônia” (Cia das Letras, 2018) e é co-autora do best-seller “Brasil: uma biografia” (Cia das Letras, 2015).

Nesta conversa a entrevistada chamou nossa atenção para a importância de conhecermos a História e entendermos os papéis que os historiadores têm em qualquer nação. Ela também trouxe à tona reflexões sobre a relevância de pensarmos a história da democracia no Brasil: inúmeros foram os momentos do nosso passado em que a população lutou por direitos e liberdade. Num momento como o atual em que se discutem os rumos do nosso sistema político, olhar para a História é o que pode nos possibilitar um reencontro com nossas tradições mais democráticas, cujo conhecimento, divulgação e valorização são fundamentais para o reforço dos valores democráticos que sustentam toda nossa sociedade.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #24 Criminalização da Cocaína no Brasil

por em 20/08/2019 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #24 Criminalização da Cocaína no Brasil

Encerramos a segunda temporada do Historicidade, o programa de entrevista do Fronteiras no Tempo: um podcast de história, recebendo a professora Mestra Thamires Sarti, doutoranda em História Social pela UNICAMP. Neste episódio vamos conversar sobre a Criminalização da cocaína no Brasil.

Desenvolvida como um medicamento, a cocaína e outras substâncias, como os opiáceos, passaram a ser alvos das políticas de controle estatal no início do século XX. No Brasil, acompanhando a tendência mundial, a proibição começou a se efetivar a partir da década de 1920. Neste papo com a pesquisadora Thamires Sarti pudemos entender o contexto, as causas e as consequências desta proibição. Ela também nos explicou como os historiadores se aproximaram do tema e quais as fontes e interpretações têm construído a partir destas. Por que algumas substâncias foram criminalizadas e outras não? Quais grupos foram alvo das ações de criminalização? Como estes processos podem ser relacionados às demais formas de exclusão social presentes historicamente no Brasil como o racismo, por exemplo? Resta evidente que podemos aprender muito sobre as questões de segurança pública e combate ao tráfico de drogas atuais ao estudar a história da criminalização destas substâncias.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #41 A Era Vargas parte 1: A Revolução de 1930

por em 07/08/2019 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #41 A Era Vargas parte 1: A Revolução de 1930

Neste episódio comemorativo dos 5 anos do Fronteiras no Tempo damos início a uma série sobre a Era Vargas, que durou de 1930 a 1945. Nesta primeira parte falaremos sobre os momentos iniciais do período, especificamente da Revolução de 1930. Naquele ano, foi deposto o presidente e tomou posse o candidato que havia sido derrotado, Getúlio Vargas. Diversos fatores precedentes contribuíram para que este movimento fosse vitorioso e desse início a um dos períodos mais expressivos na constituição da nossa identidade, da nossa economia, e até mesmo da nossa cultura política, dentre outras grandes transformações. 

 

Neste episódio: 

Descubra por que os militares estavam descontentes com os rumos da República e como alguns de seus membros demonstraram essa insatisfação; entenda como se organizavam os acordos políticos para as eleições presidenciais e como isso se quebrou a partir do governo de Washington Luiz; reflita conosco acerca das informações sobre a campanha e os resultados das eleições para presidente de março de 1930; surpreenda-se com os casos (e acasos) que culminaram no movimento armado que depôs o presidente e instalou um governo provisório.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #23 Ensino de História Antiga no Brasil

por em 24/07/2019 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #23 Ensino de História Antiga no Brasil

No décimo primeiro episódio da segunda temporada do Historicidade, o programa de entrevista do Fronteiras no Tempo: um podcast de história, recebemos  o professor doutor Fábio Frizzo (UFTM) para bater um papo sobre Ensino de História Antiga.

Neste episódio buscamos responder à uma questão fundamental: para que serve ensinar/aprender História Antiga no Brasil? Desde que começaram os debates sobre as primeiras versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a comunidade de historiadores tem sido instigada a refletir sobre o porquê e como estudar história nos ensinos fundamental e médio. No caso dos conteúdos de História Antiga, houve mudanças drásticas e o professor Fábio pôde nos mostrar as implicações que estas podem ter na forma como compreendemos o mundo presente. Segundo o entrevistado, estudar história em geral, e história antiga em especial, tem o potencial de desnaturalizar o presente, mostrando que a humanidade já construiu e constrói muitas formas diferentes de vida em sociedade. Venham conosco refletir também sobre o que podemos (e certamente devemos) aprender com os nossos antepassados que viveram há milhares de anos.

Leia mais...
Modo Noturno