Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo: Historicidade #13 BNDES, Política Externa e Lula

por em 11/09/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #13 BNDES, Política Externa e Lula

No primeiro episódio da 2ª temporada do Historicidade, o programa de entrevista do Fronteiras no Tempo: um podcast de história, recebemos novamente o internacionalista e cientista político Caio Bugiato (UFRRJ) para conversar sobre sua pesquisa de doutorado, o papel do BNDES na política externa do governo Lula.

Entenda como a política nacional desenvolvimentista foi projetada no cenário internacional durante os dois primeiros governos do PT e como se deu o financiamento para a aplicação da chamada política altiva e ativa no cenário internacional.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #33: Inquisição

por em 29/08/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #33: Inquisição

A inquisição

Cuidem de esconder seus pecados, os inquisidores estão vindo! Vamos viajar pelo mundo dos séculos XVI ao XVIII, a chamada Idade Moderna, buscando entender o que era e como atuava a temida Inquisição. Uma instituição de origem medieval que fora criada para combater os movimentos, ações e pensamentos contestatórios à doutrina da Igreja Católica. Muito do que se ouve a seu respeito é baseado nas horríveis descrições de seus métodos de tortura, perseguições e execuções condenatórias. Vamos tentar entender o sentido que isso tinha para as pessoas que viviam naquela época.

Neste episódio:

Descubra o que era a Inquisição, como e porque foi criada. Entenda as mudanças na Igreja Católica a partir da Contrarreforma no século XVI. Compreenda os valores morais, a religiosidade e as diferentes noções sobre o pecado que faziam parte da mentalidade dos homens e mulheres da época. Entenda a ação da Inquisição e sua caça aos judeus e a todos aqueles que exibissem um comportamento considerado imoral, pecador, herético. Saiba porque os documentos produzidos pelos inquisidores são muito importantes para a ciência histórica e, por fim, surpreenda-se com algumas histórias retiradas destas fontes que analisamos no nosso papo.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #12 Uma estrela na escuridão – Os Horrores do Nazismo

por em 15/08/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #12 Uma estrela na escuridão – Os Horrores do Nazismo

No último episódio da 1ª temporada do Historicidade, recebemos novamente o historiador Gabriel Davi Pierin para falar sobre a história de Andor Stern, o único brasileiro que sobreviveu aos campos de concentração da Alemanha nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

Essa história foi transformada em livro intitulado “Uma estrela na escuridão”, de autoria do próprio Pierin e, recentemente, ganhou uma versão em quadrinho. No episódio conversamos sobre a ascensão dos nazistas, a implementação da solução final e como a família Stern estava no lugar e na hora errada neste cenário de horrores construído pelo regime autoritário alemão.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #32: A Revolução Francesa

por em 02/08/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #32: A Revolução Francesa

No aniversário de 4 anos do Fronteiras no Tempo, os historiadores  C. A e Beraba conversam sobre um dos eventos mais pedidos por nossos ouvintes e um dos mais marcantes na história do Ocidente, a Revolução Francesa.

No episódio:

Descubra como a Revolução se tornou marco para o início de um novo período histórico (História Contemporânea), entenda as diversas conexões e motivações que levaram ao arroubo revolucionário de diferentes setores da sociedade francesa contra o governo absolutista, compreenda a impossibilidade de generalizarmos a nobreza e a burguesia e surpreenda-se ao descobrir que valores como patriotismo, separação do espaço público e privado e que o modelo de família nuclear tem ligação direta com o processo revolucionário.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #11 Serra da Capivara

por em 24/07/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #11 Serra da Capivara

Você já ouviu falar do Parque Nacional Serra da Capivara?

Trata-se do sitio arqueológico com o maior número de agrupamentos de Pinturas Rupestres do mundo e o parque também é considerado um patrimônio da humanidade. Ele está localizado no sul do Estado do Piauí.

C. A. e Rodrigo Christofoletti entrevistaram uma das mais importantes arqueólogas brasileiras, a Dra Niéde Guidon, em sua casa, situada na sede da Fundação do Museu do Homem Americano (FUMDHAM). A entrevista/bate papo girou em torno de diversos assuntos que envolvem a arqueologia, a pesquisa e a trajetória de vida da pesquisadora que está intimamente ligada ao Parque Nacional da Serra da Capivara.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #10 História e Arquitetura

por em 17/07/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #10 História e Arquitetura

A arquitetura é uma demarcação temporal da cultura humana, da cultura material. Os historiadores voltam seus olhares para as formas, formatos e significados das construções – dos monumentos aos traços mais finos encontrados em detalhes de fachadas. Esta relação se estabelece para que possamos entender a trajetória do homem no tempo, na história.

A Arquitetura como documento nas mãos do historiador foi o tema do papo que tivemos com o historiador, arquiteto e artista plástico Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio no 10º episódio do programa historicidade.

Leia mais...