Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo #23: Revolução Russa

por em ter 03America/Sao_Paulo out 03America/Sao_Paulo 2017 | 19 comentários

Fronteiras no Tempo #23: Revolução Russa

Na estreia do Fronteiras no Tempo em sua nova casa, o Portal Deviante, os historiadores C. A. e Beraba discutem uma das efemérides que mais suscita paixões: A Revolução Russa de 1917

Este evento, como toda história, está envolvido em uma luta de forças políticas acerca de seu caráter histórico, lido por alguns como o acontecimento mais importante e progressista da História da humanidade e, por outros, como uma falácia revolucionária que culminou em uma sangrenta ditadura totalitária, responsável pela morte de milhões de opositores. A despeito desta luta pela memória, a Revolução Russa de 1917 foi, indubitavelmente, um dos acontecimentos mais influentes da história mundial contemporânea.

No episódio:

Descubra como era a Rússia Czarista e como este regime contribuiu para sedimentar o caminho da revolução no país desde o século XIX; entenda o conceito de revolução; saiba mais sobre a revolução de 1905, tida por muitos historiadores como o “ensaio geral” para o movimento de 1917; conheça a relação entre a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa;  aprenda mais sobre as revoluções que ocorreram em 1917, compreenda quem eram Mencheviques e Bolcheviques e como estes últimos acabaram se tornando os líderes do novo regime a partir de outubro daquele ano; entenda os conflitos para a consolidação do novo regime e como foi criada a União Soviética, que ganhou contornos mais autoritários após a morte de Lênin.

Leia mais...