Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo #60 História da Ásia

por em 21/09/2021 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #60 História da Ásia

O continente asiático abriga as mais diversas etnias, culturas, idiomas e concentra uma parte considerável da humanidade. Habitado por povos milenares e com culturas extremamente refinadas, o seu passado ainda é pouco conhecido por nós. Neste episódio contamos com a presença do historiador Alex Degan (UFSC), que rendeu uma conversa muito instrutiva e divertida sobre a História da Ásia, ou melhor a História das Ásias. Embarque conosco e descubra como se construiu a visão e o conceito de Ásia  desde os gregos da antiguidade até o tempo presente.

Esta conversa foi baseada em um texto do Alex Degan presente no livro Novos combates pela História – https://bit.ly/NovosCombates 

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #41 O Clube de Engenharia e as reformas urbanas no Rio de Janeiro

por em 07/09/2021 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #41 O Clube de Engenharia e as reformas urbanas no Rio de Janeiro

O surgimento da engenharia civil no Brasil trouxe consigo a possibilidade de formação de novos profissionais que se propuseram a resolver problemas do país e dar soluções técnicas para uma série de questões como os transportes, as edificações, o saneamento, a higienização dos espaços públicos, e, consequentemente, a reformulação dos espaços urbanos. No entanto, os engenheiros também foram importantes no mundo político, responsáveis por ações civilizatórias e de modernização das cidades. O clube de engenharia foi peça chave nesse processo. Porém,  essas mudanças não levavam em conta grupos sociais diversos e excluídos, muito pelo contrário. Para falar sobre essas questões e como elas impactaram a capital do Império e, posteriormente, da República, recebemos a historiadora Fernanda Barbosa (Museu de Astronomia e Ciências afins – MAST).  Ouça agora o 5º episódio da quarta temporada do Historicidade, o programa de entrevistas do Fronteiras no Tempo: um podcast de história.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #59 Negacionismo e Revisionismo histórico no século XXI

por em 24/08/2021 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #59 Negacionismo e Revisionismo histórico no século XXI

Em tempos de tempestades torrenciais de informação e comunicação, temos que conviver diariamente com enxurradas e deslizamentos de notícias falsas, desinformação, negação das metodologias científicas e a tentativa constante de ataques a produção acadêmica no Brasil, especialmente das Ciências Humanas e Sociais. O Negacionismo e o Revisionismo Ideológico histórico estão no centro do debate político e cultural da nossa sociedade e nos últimos anos ganhou reforço e impulso. Para tratar desse tema, C. A. e Beraba recebem Marcos Napolitano (USP), historiador que tem se dedicado a entender e explicar esse fenômeno de forma aprofundada.

Esta conversa foi baseada em um texto do Marcos Napolitano presente no livro Novos combates pela Históriahttps://bit.ly/NovosCombates 

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #58 Proclamação da República

por em 20/07/2021 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #58 Proclamação da República

O Fronteiras no Tempo está de volta para discutir as origens da República e o fim do Império. C. A. e Beraba abordam as interpretações clássicas do fim do regime monárquico e a construção da ideia da República como evolução natural da política nacional. Neste episódio: entenda as forças políticas e ideológicas que disputavam a hegemonia política desde o início do segundo reinado, compreenda com quantos Lusíadas se faz um Saquerema, surpreenda-se com a origem da ideia de reserva moral dos militares contra a corrupção e o sistema político e presencie bestializado o golpe de Estado que inaugurou o regime republicano no Brasil.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #57 A Era Vargas parte 5: o segundo governo (1950-1954)

por em 08/06/2021 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #57 A Era Vargas parte 5: o segundo governo (1950-1954)

Bem-vindos ao tão esperado final da nossa gloriosa trilogia de cinco episódios sobre a Era Vargas! Partimos do final da década de 1940, com o governo Dutra e chegamos no início da década de 1950 quando teve lugar o segundo governo, dessa vez eleito, de Getúlio. Foram anos conturbados, cheios de intrigas e ameaças que deixaram o cenário político instável. Mas também foi uma época de importantes definições sobre temas como o papel do Estado na condução da vida econômica brasileira, os direitos políticos dos cidadãos, o lugar do Brasil no contexto internacional, dentre outros. Carlos Lacerda, Dutra, os trabalhadores, Vargas… os personagens dessa história são muitos e o final, bem, o final já sabemos, mas não deixe de nos acompanhar para saber como a vida deste ex-presidente acabou entrando para a História.

Neste episódio:

Conheça as principais características do governo Dutra e o que Vargas ficou fazendo neste período. Entenda o contexto das eleições de 1950, como foi a vitória de Vargas e os problemas que enfrentou depois, tendo que governar em uma democracia.  Entenda a ação dos principais nomes da oposição, especialmente os da UDN, as estratégias e argumentos que utilizavam para atacar Vargas. Entenda o papel dos militares no contexto político da época e de que formas Vargas pretendeu resolver as crises que surgiram. Conheça as políticas econômicas do governo Vargas, seus objetivos e impactos. Por fim, entenda toda a história da crise que levou ao final trágico do governo e reflita conosco sobre os significados do legado varguista para o Brasil atual.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #40 Desventuras de Hypólita – luta contra a escravização ilegal no século XIX

por em 19/05/2021 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #40 Desventuras de Hypólita – luta contra a escravização ilegal no século XIX

Hypólita foi uma mulher que lutou contra a escravização ilegal da qual foi vítima na região de fronteira entre o Ceará e Pernambuco durante o século XIX. Falamos hoje no Historicidade com a doutora Antônia Pedroza sobre a pesquisa que ela fez a respeito deste tema. As desventuras de Hypólita representam a luta de incontáveis personagens que viveram todos as ameaças e obstáculos que se apresentavam naquela sociedade escravocrata. Ela passou muitos anos escravizada ilegalmente e teve que ir à Justiça para conseguir a liberdade. Venha descobrir conosco o final desta História.

Neste episódio:

Entenda o que foi a escravização ilegal no Brasil do século XIX, quais eram as formas como ela acontecia, de que maneira atuavam juízes, promotores, delegados e outros agentes da justiça para combater esta situação. Surpreenda-se com a história de Hypólita  e saiba, a partir dela, o que os próprios indivíduos conheciam sobre seus direitos e quais estratégias utilizavam para se verem livres do cativeiro ilegal. Entenda quais são os significados da luta de Hypólita e porquê é tão importante que conheçamos cada vez mais as histórias como a dela para que possamos entender as dinâmicas da sociedade escravista e, ainda, as permanências que esta instituição de trabalhos forçados tem ainda hoje no nosso tecido social.

Leia mais...
Modo Noturno