Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo: Historicidade #10 História e Arquitetura

por em 17/07/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #10 História e Arquitetura

A arquitetura é uma demarcação temporal da cultura humana, da cultura material. Os historiadores voltam seus olhares para as formas, formatos e significados das construções – dos monumentos aos traços mais finos encontrados em detalhes de fachadas. Esta relação se estabelece para que possamos entender a trajetória do homem no tempo, na história.

A Arquitetura como documento nas mãos do historiador foi o tema do papo que tivemos com o historiador, arquiteto e artista plástico Carlos Eduardo de Carvalho e Silva Finochio no 10º episódio do programa historicidade.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #31: Revolta da Vacina

por em 04/07/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #31: Revolta da Vacina

Pegue sua carteira de vacinação, dispa-se das ideias preconcebidas sobre o passado e  embarque com os historiadores C. A e Beraba em mais um episódio do Fronteiras no Tempo que busca entender como e por que um dos principais conflitos políticos e sociais ocorreu, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina.

No episódio:

Descubra quais as conexões que podem ser estabelecidas entre o fim da escravidão e a revolta, entenda como eram as concepções de República no período, compreenda como se dava a relação entre o poder público e a população e como o conflito se desenrolou dia a dia e surpreenda-se ao descobrir que o medo de tomar a  vacina foi um motivo ínfimo comparado ao real problema enfrentado em 1904 na, então, capital do Brasil.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #9 Histórias da Ditadura Civil-Militar

por em 19/06/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #9 Histórias da Ditadura Civil-Militar

O período no qual o Brasil viveu sob uma Ditadura Civil-Militar (1964-1985) é repleto de Histórias. Período de muitas exceções, especialmente no que toca aos direitos fundamentais, em que uma série de homens e mulheres foram perseguidos, presos arbitrariamente e sofreram consequências duradoras em suas vidas por, simplesmente, reivindicarem Direitos. Uma dessas histórias será objeto de análise na conversa que tivemos com a Jornalista e Professora Lídia Maria de Melo no 9º Episódio do Historicidade.

No episódio:

Descubra quando a repressão teve início durante a ditadura civil-militar, compreenda o que pode acontecer quando direitos fundamentais são suspensos, aprenda a história do navio prisão Raul Suarez e surpreenda-se ao descobrir que muitas pessoas comuns foram presas e perseguidas nesse dia que durou 21 anos.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #30: Abolição da Escravidão

por em 05/06/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #30: Abolição da Escravidão

Durante mais de 388 anos a escravização de homens e mulheres africanos perdurou nas terras e na sociedade que hoje chamamos de Brasil. Esse sistema de mercantilização extrema da mão de obra por tão longo tempo deixou chagas que estão abertas até hoje, impedindo que se consolide um ambiente efetivamente democrático e justo para todos os cidadãos. Neste ano em que se completam 130 anos da assinatura da Lei ÁureaC. A e Beraba  abordam a forma como a escravidão teve fim no Brasil em 1888.

No episódio:

Descubra como os estudos de história avançaram em relação a escravidão, entenda como eram as formas de resistência dos escravizados, compreenda quais peças compuseram o movimento abolicionista e surpreenda-se ao descobrir qual foi o pacto político que permitiu a assinatura da lei áurea.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #8 Refugiados no Brasil

por em 22/05/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #8 Refugiados no Brasil

No 8º episódio do Historicidade recebemos novamente o  Prof. Dr. Gilberto Rodrigues (Relações Internacionais UFABC) para falar sobre os Refugiados no Brasil.

Entenda como o Estado brasileiro lida, geralmente, com as pessoas que pedem refúgio, compreenda quais as instituições da sociedade civil que atuam como auxiliares do Estado nessa questão, descubra o papel das universidades e aprenda como a questão dos refugiados está intimante ligada a dos Direitos Humanos.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #29: Declaração Universal dos Direitos Humanos

por em 08/05/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #29: Declaração Universal dos Direitos Humanos

Se você nasceu em qualquer ponto do globo e está lendo esse texto, parabéns! Você é um humano. O fato de ser um humano já lhe insere nos princípios defendidos e assegurados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo septuagésimo aniversário de sua proclamação será completado no dia 10 de dezembro. Em tempos de muita confusão conceitual, fake news, revisões históricas não muito precisas e usos políticos variados do termo, é importante que compreendamos o que são os Direitos Humanos e sua construção ao longo da história, especialmente nos últimos dois séculos. Embarque nessa viagem temporal com os historiadores C. A e Beraba.

Nesse episódio, descubra o que são os chamados Direitos Humanos, compreenda a trajetória histórica do Estado de Direito no Ocidente, entenda quais as bases filosóficas que sustentam esses direitos, estabeleça conexões entre a Bill of Rights, a Declaração de Independência dos EUA, a Declaração dos Direitos dos Homem e do Cidadão, o nascimento da Organização das Nações Unidas e o surgimento dos Direitos Humanos, e surpreenda-se com as contradições jurídico-filosóficas e o porquê de defendermos a ampliação destes princípios jurídicos e, sobretudo, a aplicação dos seus elementos fundamentais presentes em nossa Constituição de 1988.

Leia mais...