Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo #46 Cavalaria Medieval

por em 17/03/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #46 Cavalaria Medieval

A Cavalaria Medieval

O que foi a Cavalaria Medieval? Alvo de muitas interpretações midiáticas contemporâneas, esta classe de guerreiros está no imaginário social ocidental desde há muitos séculos, na literatura e na história, despertando curiosidade. Ser um cavaleiro implicava seguir um conjunto de normas e cultivar um conjunto de valores, algo digno daquilo a que poderíamos chamar de um herói, aquele que protege os fracos e desamparados em nome de uma causa sempre tida como justa. Para que vocês possam entender os significados destes personagens ontem e hoje, neste mês em que #oPodcastÉdelas, o Fronteiras no Tempo traz como convidada a professora Doutora Cláudia Bovo (UFTM), especialista em contos de cavalaria medievais.

Neste episódio:

Descubra o que foi a cavalaria medieval e conheça os debates que os historiadores travaram a respeito desta classe guerreira. Entenda suas origens e composição social, como se tornaram guerreiros e nobres bem antes do período medieval. Conheça a relação da cavalaria com as cruzadas e com a Igreja. Entenda o papel social e político que desempenharam naqueles séculos e como isso ajudou a deixá-los em altas posições sociais. Reflita conosco sobre como os cavaleiros se transformaram em personagens importantes dos mais populares contos e romances medievais, com protagonismo mesmo séculos depois. Por fim, ouça nosso debate e se surpreenda com a força da imagem que o cavaleiro carrega ainda hoje e o quanto é importante conhecermos esta história para nos deixarmos enganar por quem quer usar essa figura para fins políticos torpes.

 

 

Acesse o site da campanha: http://opodcastedelas.com.br/campanha/
#OPodcastÉDelas2020
Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #26 Direitos Humanos e Racismo

por em 05/03/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #26 Direitos Humanos e Racismo

O Historicidade volta em 2020 trazendo a entrevista com a professora Doutora Isis Aparecida Conceição, Professora de Direito Internacional Público da UNILAB-MAlês e também docente da cadeira Martin Flynn Global Faculty da Faculdade de Direito da Universidade de Connecticut.

Nesta entrevista falamos sobre Direitos Humanos e Racismo e a professora explica como os conceitos sobre raça e racismo são fundamentais para a leitura crítica dos Direitos Humanos. Ao ignorar a realidade complexa herdada da nossa história de escravismo e preconceitos, as instituições como a justiça acabam por ferir os princípios básicos da dignidade humana e, ademais,  perpetuam a ordem social desigual em que vivemos.Também pudemos conhecer as suas interpretações sobre o racismo no sistema criminal brasileiro e como a Teoria Critica Racial pode nos ajudar na compreensão deste fenômeno. Um papo sobre a nossa sociedade do passado e do presente de uma perspectiva interdisciplinar, o que atesta a importância de conhecermos e debatermos com as demais áreas do conhecimento das ciências sociais.

Acesse o site da campanha: http://opodcastedelas.com.br/campanha/
#OPodcastÉDelas2020
Leia mais...

Fronteiras no Tempo #45 Primeira Guerra Mundial

por em 24/01/2020 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #45 Primeira Guerra Mundial

A Grande Guerra. A guerra para acabar com todas as guerras. A Primeira Guerra Mundial. Assim ficou conhecido o conflito entre as potências europeias, ocorrido entre 1914 e 1918, que trouxe consequências diretas para todo o globo. Uma guerra com milhões de mortes que inaugurou a era das grandes barbaridades até então não vivenciadas em outras guerras anteriores: armas mais letais, gases venenosos, lança-chamas, tanques, aviões, tudo isso foi utilizado nos campos de batalha e também vitimaram milhares de civis. Neste episódio, que conta com o apoio da Universal Pictures Brasil, falamos também sobre o lançamento do filme 1917, no qual parte dessa história que iremos discutir é narrada sob o ponto de vista de dois soldados. Venham conosco refletir sobre este momento importantíssimo da nossa história!

 

Neste episódio: 

Descubra os motivos que levaram à guerra e entenda como ela foi gestada por mais de 50 anos antes da sua eclosão. Compreenda as configurações políticas e econômicas que marcaram as relações entre as potências europeias no período anterior ao conflito e surpreenda-se com as histórias das batalhas que se desenrolaram após agosto de 1914. Conheça as relações do contexto histórico e o que é apresentado no filme 1917, entenda como as inovações técnicas apresentadas na película nos ajudam a vivenciar as experiências dos soldados que lutaram no conflito. Conheça os motivos da entrada dos Estados Unidos, da saída da Rússia e da derrota alemã. Por fim, reflita conosco sobre os horrores da guerra e a importância de conhecê-la para promover a cultura da paz. 

#advertisement #1917filme

*Este é um conteúdo patrocinado pela Universal Pictures Brasil

Leia mais...

Fronteiras no Tempo apresenta: MeiaEntradaCast #150 Bingo, o rei das manhãs (e a bizarra década de 80)

por em 31/12/2019 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo apresenta: MeiaEntradaCast #150 Bingo, o rei das manhãs (e a bizarra década de 80)

Orgulhosamente apresentamos aos nossos ouvintes o segundo Crossover entre o Fronteiras no Tempo e o podcast de cinema MeiaEntradaCast!

 

No Fronteiras no Tempo/MeiaEntradaCast de hoje,  Renan Fileto e os professores Cesar Agenor (Fronteiras no Tempo e Scicast)  Marcelo Silva (Fronteiras no Tempo), ligam uma louca máquina do tempo e voltam à década de 80 para debater “Bingo, o Rei das Manhãs”, filme que conta a incrível trajetória de Arlindo Barreto, o Bozo!

É muita nostalgia no nosso último episódio de 2019!

Venha para o programa e se prepare para saber: 1) como foi a doida década de 80; 2)  como o Bozo conseguia ter um programa que durava o dia todo; 3) e porque as crianças daquela época são todas meio estranhas hoje em dia.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #44 Queda do Muro de Berlim

por em 04/12/2019 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #44 Queda do Muro de Berlim

Por várias décadas os alemães viveram em seu país a divisão marcante da segunda metade do século XX entre os blocos comunista e capitalista. Separados por um muro na década de 1960, os moradores de Berlim finalmente se reencontraram dia 9 de novembro de 1989, num ato inesperado, mas ao mesmo tempo fruto de tudo que vinha acontecendo desde pelo menos a década passada no mundo sob influência da União Soviética. É sobre a criação e a queda do muro de Berlim que vamos conversar. Venham conosco nesta viagem!

Neste episódio:

Entenda como se deu o processo de divisão da Alemanha após a segunda guerra mundial e se surpreenda com as razões por trás da criação do muro. Reflita sobre os vários aspectos do funcionamento da União Soviética e suas consequências na Alemanha, analise conosco as nuances da política internacional durante a Guerra Fria e como o Muro de Berlim se encaixa em todo este contexto. Por fim, reflita conosco sobre o processo de queda do muro, entendendo a situação do bloco soviético desde o começo dos anos 80, com crise econômica e cada vez maiores protestos nas repúblicas satélites, e se emocione com as narrativas da queda do muro.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #43 Egito Antigo

por em 01/11/2019 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #43 Egito Antigo

As pirâmides. A Esfinge. As histórias sobre tesouros e segredos de um povo que viveu há milhares de anos. O Egito Antigo é a única civilização que tem uma área de estudos com nome próprio: a egiptologia. Isto mostra o quanto as obras destes povos que viveram às margens do Nilo por milhares de anos, instigaram e até hoje instigam grande curiosidade. Para falarmos sobre este tema tivemos a honra de receber o professor Fábio Frizzo (UFTM),, que compartilhou conosco as principais questões sobre as quais os historiadores têm se debruçado ao longo da trajetória de pesquisas sobre os egípcios. Venham conosco nesta aventura pelo nosso passado longínquo!

 

Neste episódio:

Descubra porque ainda é importante entendermos mais sobre a cultura e a vida dos egípcios da antiguidade. Entenda o papel do Rio Nilo na formação daquela sociedade e surpreenda-se ao saber como os historiadores interpretam esta questão. Reflita conosco sobre a cultura, a sociedade e a política egípcias, passando por aspectos fundamentais como a religião e a escrita. Por fim, compreenda a questão que envolve o debate atual sobre o Egito Antigo, encarado como parte de uma história da África negra.

 

Leia mais...
Modo Noturno