Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Fronteiras no Tempo: Historicidade #15 Relações Internacionais no tempo dos farrapos

por em 06/11/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #15 Relações Internacionais no tempo dos farrapos

No terceiro episódio da segunda temporada do Historicidade, o programa de entrevista do Fronteiras no Tempo: um podcast de história, recebemos o internacionalista Daniel Rei Coronato para bater um papo sobre suas pesquisas, que se voltaram para as questões que envolviam as fronteiras brasileiras  durante a Guerra dos Farrapos/Revolução Farroupilha e as relações diplomáticas com a região do Prata.

Conversamos também sobre as tensões entre o poder local e o central no Império e como a região meridional, que abre e delimita diferentes portas e conexões entre os países do chamado cone sul, foi fundamental para a consolidação da unidade territorial brasileira.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #35: Indígenas na História do Brasil

por em 23/10/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #35: Indígenas na História do Brasil

Quantos nomes de povos indígenas você conhece? Sabem onde vivem? E a sua história? Os historiadores C. A. e Beraba no 35º episódio do Fronteiras no Tempo fazem uma reflexão sobre o lugar e o papel dos diversos povos indígenas na História do Brasil.

No Episódio:

Entenda quais foram as abordagens históricas predominantes em relação aos povos indígenas nos últimos séculos, descubra qual nossa relação com a história desses povos, entenda por que as comemorações do dia do índio não fazem justiça à relevante participação destes povos na nossa formação sociocultural, emocione-se ao saber dos constantes massacres de diversas etnias e surpreenda-se com as estratégias de sobrevivência e resistência destes povos ao longo do tempo.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #14 Itamaraty e as Forças Armadas na Ditadura

por em 09/10/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #14 Itamaraty e as Forças Armadas na Ditadura

No segundo episódio da 2ª temporada do Historicidade, o programa de entrevista do Fronteiras no Tempo: um podcast de história, recebemos a internacionalista Alessandra Beber Castilho  para conversar sobre sua pesquisa de doutorado em andamento, que investiga as relações, tensões e convergências entre o Ministério das Relações Internacionais (Itamaraty) e as Forças Armadas durante a Ditadura Civil-Militar.

O assunto principal nos permitiu conversar sobre o cenário internacional nas décadas de 60 e 70 do século XX, especialmente na América do Sul, pois a reflexão provocada pela entrevistada nos levou a falar sobre a postura do Itamaraty em relação ao golpe de Estado que deu origem a Ditadura chilena, tema já pesquisado pela Alessandra.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #34: Sistema Político na República Velha (1889-1930)

por em 25/09/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #34: Sistema Político na República Velha (1889-1930)

Preparem seus títulos eleitorais e peguem o seu envelope com a cédula já preenchida conforme as ordens do coronel local. Votar e ser votado, um importante direito no Brasil atual, mas que já foi muito diferente de como o conhecemos hoje (será?…). Com o início da República, o Brasil passou por diversas crises e conflitos internos que somente foram diminuídos a partir das alianças entre as elites estaduais e a criação de um sistema político oligárquico que durou até 1930.

Neste episódio:

Entenda como se deu a passagem para o novo regime e as crises vividas nos primeiros anos. Conheça as caraterísticas do sistema político republicano, e as mudanças e permanências com relação ao regime anterior, monárquico. Surpreenda-se com a maneira como eram realizadas as eleições na chamada República Velha, o papel do coronel e dos Governadores dos Estados na escolha dos presidentes. Venham conosco refletir sobre a nossa história política para ajudar a entender a importância da nossa democracia atual, que conquistamos a tão duras penas na nossa história republicana.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo: Historicidade #13 BNDES, Política Externa e Lula

por em 11/09/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo: Historicidade #13 BNDES, Política Externa e Lula

No primeiro episódio da 2ª temporada do Historicidade, o programa de entrevista do Fronteiras no Tempo: um podcast de história, recebemos novamente o internacionalista e cientista político Caio Bugiato (UFRRJ) para conversar sobre sua pesquisa de doutorado, o papel do BNDES na política externa do governo Lula.

Entenda como a política nacional desenvolvimentista foi projetada no cenário internacional durante os dois primeiros governos do PT e como se deu o financiamento para a aplicação da chamada política altiva e ativa no cenário internacional.

Leia mais...

Fronteiras no Tempo #33: Inquisição

por em 29/08/2018 | Nenhum comentário

Fronteiras no Tempo #33: Inquisição

A inquisição

Cuidem de esconder seus pecados, os inquisidores estão vindo! Vamos viajar pelo mundo dos séculos XVI ao XVIII, a chamada Idade Moderna, buscando entender o que era e como atuava a temida Inquisição. Uma instituição de origem medieval que fora criada para combater os movimentos, ações e pensamentos contestatórios à doutrina da Igreja Católica. Muito do que se ouve a seu respeito é baseado nas horríveis descrições de seus métodos de tortura, perseguições e execuções condenatórias. Vamos tentar entender o sentido que isso tinha para as pessoas que viviam naquela época.

Neste episódio:

Descubra o que era a Inquisição, como e porque foi criada. Entenda as mudanças na Igreja Católica a partir da Contrarreforma no século XVI. Compreenda os valores morais, a religiosidade e as diferentes noções sobre o pecado que faziam parte da mentalidade dos homens e mulheres da época. Entenda a ação da Inquisição e sua caça aos judeus e a todos aqueles que exibissem um comportamento considerado imoral, pecador, herético. Saiba porque os documentos produzidos pelos inquisidores são muito importantes para a ciência histórica e, por fim, surpreenda-se com algumas histórias retiradas destas fontes que analisamos no nosso papo.

Leia mais...