Não muito tempo atrás, todos estavam falando sobre o Bitcoin, a cripto moeda que transformaria o sistema monetário global com seu poder de descentralização. Agora, a criptomoeda parece estar lutando pela sobrevivência mas, como diria o Kansas, …dust in the wind.

Isso porque no dia 14 de janeiro, um dos contribuidores do Bitcoin, Mike Hearn, declarou a criptomoeda um fracasso e revelou que ele tinha vendido todos os seus Bitcoins. O preço do Bitcoin caiu 10% em um único dia, um resultado triste para aqueles que perderam dinheiro com isso. Ainda bem que eu investi toda minha grana no Dilmacoin.

O Bitcoin sempre foi extremamente volátil e agora todos os sonhos megalomaníacos dos apreciadores de uma moeda sem lastro ardem em chamas. Se eu comprar ou vender uma ação da Petrobrás (péra, péssimo exemplo), uma ação do Facebook (agora sim) na NASDAQ, eu tenho que esperar alguns dias para que os Vogons preencham todas as papeladas e concretizem a transação. Para muitos isso é inaceitável. Isso deveria ser rápido, tão rápido quando o seu salário vai embora no começo do mês.

O Bitcoin teve como objetivo mudar isso, mas nasceu com graves falhas. Sem regulamentação e com seu grande nível de anonimato, rapidamente se tornou um paraíso para os traficantes de drogas, anarquistas, assassinos e toda uma corja de inescrupulosos da deep web. Seu preço oscilou descontroladamente, permitindo a especulação louca. E, com a maioria dos Bitcoin sendo de propriedade do pequeno grupo que começou a promovê-lo, ele tem sido comparado a um esquema ponzi, com a desvantagem de que não dá para tomar o Bitcoin como Shake para emagrecer. A verdade é que o Bitcoin nunca valeu nada, a não ser para os que o inventaram.

Já pode sair do porão dos seus pais, o sonho acabou.

Já pode sair do porão dos seus pais, o sonho acabou.

Como se tudo isso não bastasse, a comunidade parece estar envolvida em guerra civil. Os seus membros foram censurar debates e atacar servidores uns dos outros. Um pequeno comitê de cinco desenvolvedores do núcleo que controla o código fonte do Bitcoin tornou-se um conselho Sith que dirige o futuro do Bitcoin.

No início, foi um experimento nobre. Agora, é uma distração.
A partir de suas falhas, aprendemos como as comunidades digitais NÃO DEVEM funcionar. Temos visto como os sistemas podem ser manipulados. E vimos o desperdício em um sistema de mineração que consumiu gigawatts/hora de eletricidade e gerou fazendas de servidores gigantes na China exclusivamente para processar Bitcoins e rodar Crysis (não, não era só um gordo no porão dos pais).

Alguns investidores de risco tornaram-se verdadeiros Tios Patinhas dos Bitcoins. Essa é a razão mais clara para o fracasso do Bitcoin. De um pretendido sistema de condições de concorrência equitativas e um sistema de transação mais eficiente, o Bitcoin deteriorou-se em uma briga entre as partes interessadas em uma piscina de dinheiro.

“Invista em Bitcoins”, eles disseram, “vai ser legal”, eles disseram. OK, tá valendo mais que o Real, mas também…

Fonte: Techcrunch