Como começar a falar desse carro? O que falar de um carro que é a personificação do desejo do ser humano de sempre ir cada vez mais rápido e mais longe? Esse carro simplesmente superou seu antecessor o Bugatti Veyron que já tinha especificações absurdas.

Com seu motor W16 8.0, o Chiron consegue produzir incríveis 1500 cavalos de potência e chegar 100km/h em apenas 2,5 segundos. A sua velocidade é eletronicamente limitada a 420km/h, sem as restrições de velocidade o carro deve ir consideravelmente mais rápido – como se 420 km/h já não fosse rápido o bastante.

E se isso tudo não for ostentação suficiente, os seus alto-falantes são feitos de diamante. Há uma membrana de um quilate de diamante em cada um dos alto-falantes. Eu não preciso nem dizer que esta máquina é um pouco cara demais para você comprar com a sua poupança. O Chiron será vendido por 2,4 milhões de euros – cerca de R$10.000.000,00.

Se você ficou se perguntando o que cargas d’aguas é um motor W16, vou tentar te explicar. Se você já entende o que é um W16, pode deixar o resto do texto pra lá, ou não, talvez tenha bolo.

Um motor é formado de vários cilindros, dentro dele há um pistão que sobe e desce conforme é queimado combustível dentro do cilindro. Quanto mais cilindros, maior será a potência do motor, mas o espaço dedicado ao motor é finito, então não dá para simplesmente enfileirar vários cilindros um atrás do outro.

É preciso aproveitar ao máximo o espaço disponível, daí que surgem os motores V6, V8, V10 e V12. Esse tipo de motor dispõe os cilindros numa posição que eles formam um V, por isso o nome, e os números são apenas a quantidade de cilindros do motor.

Gif animado que mostra o Funcionamento de um motor V6

Gif animado que mostra o Funcionamento de um motor V

O motor W16, é a junção de dois motores V8, de certa forma. Os cilindros, neste tipo de motor, estão organizados de forma que dê a impressão de que dois V8 foram fundidos para formar o motor. Por isso o nome W16, já que um V colocado ao lado de outro V forma a letra W e 16 é a quantidade de cilindros como você já deve ter imaginado.

Gif animado que mostra o Funcionamento de um motor W16

Gif animado que mostra o Funcionamento de um motor W16

(Desculpa, o Guaxa já comeu o bolo todo).

Fonte

The Verge