O mundo da tecnologia tem suas peculiaridades, com novidades surgindo todos os dias e tecnologias incríveis aparecendo em garagens de adolescentes movidos a Redbull. Porém, como toda essa tecnologia é voltada para os usuários, tem uma coisa que sempre ocorre – e se você é da área de TI, já deve ter ouvido falar: “Pra que mexer em time que ta ganhando? Se esta funcionando, não precisamos trocar”. É o que vem acontecendo com o Flash, Internet Explorer e mais recentemente com o tão odiado plugin do JAVA.

Em seu blog, a Oracle anunciou que irá retirar a possibilidade de desenvolver plugins Java das próximas versões do JDK e das anteriores por futuras atualizações, deixando o pessoal de T.I muito, mas muito feliz.

Acabooou, o plugin do Java acabooou!

Acabooou, o plugin do Java acabooou!

Mas é claro, isso se deu não por que a empresa descobriu que o plugin é cheio de falhas de segurança e de desempenho, mais sim por que os navegadores vem retirando o suporte a esses tipos de tecnologia. O Google Chrome já não aceita a tecnologia do tipo NPAPI ou ActiveX desde o segundo semestre de 2015 e o Firefox anunciou não utilizar mais até o final desse ano.

As empresas que dependem do plugin ainda podem usá-lo em navegadores como o Firefox e IE por um período de tempo não muito longo, já os desenvolvedores vão ter que mudar de tecnologia e recriar seus sistemas com outras ferramentas. A Oracle recomenda a utilização do Java Web Start.

Fonte: Arstechnica