“Às vezes as coisas acontecem tão rápido que a gente só percebe quando já começaram.”

Antes de eu começar a ler Os sete maridos de Evelyn Hugo, eu tive, sem exagero, umas 10 pessoas que, além de recomendarem o livro, estavam verdadeiramente animadas para que eu compartilhasse com elas aquela história. Confesso que achei as reações muito exageradas até devorar as 352 páginas em menos de três dias.

A protagonista principal, Evelyn Hugo, foi uma das maiores estrelas do cinema de sua época e agora, prestes a completar 80 anos, está reclusa e vive sozinha em seu apartamento em Nova York. Surpreendentemente, Hugo decide contar toda a sua história, mas com uma condição, que seja para a inexperiente jornalista Monique Grant.

Mesmo sem entender as motivações de Evelyn, Monique aceita o desafio e mergulha de cabeça em mais de 40 anos de histórias de Hollywood por trás das câmeras e maquiagens. E haja verdade a ser contada!

A pergunta “Quem foi o grande amor da vida de Evelyn Hugo” é o fio narrativo da história, que amarra os sete casamentos da estrela e todas as decisões que ela tomou na vida. São exatamente essas escolhas, e o fato de Evelyn não se desculpar por nenhuma delas, que tornam a personagem tão verdadeira.

Evelyn Hugo é uma mistura de Marilyn Monroe (com sua sensualidade e escândalos) com Audrey Hepburn (com sua aura e elegância). Parece uma combinação irreal, mas não só ela, como todos os personagens, conseguem ser cheios de camadas de tal maneira que eles se tornam acessíveis e críveis. Confesso que nunca li personagens tão reais quanto os de Taylor Jenkings Reid neste livro.

Como disse uma das minhas amigas entusiastas do livro: “Eu quase quero colocar o nome de todos esses atores no Google para ler suas biografias e ver seus filmes.” Talvez seja exatamente esse senso de realidade dos personagens que torna a história tão cativante e o livro tão comentado e recomendado.

A verdade é que Os sete maridos de Evelyn Hugo consegue ser, ao mesmo tempo, tudo que você espera e não espera de um romance sobre uma estrela do cinema.

O livro tem tudo que uma ficção sobre estrelas do cinema deve ter, fofocas e escândalos é o que não falta. Mas também te surpreende ao tratar de tantos temas como violência doméstica, escândalos, homossexualidade, tragédias, mentiras… E como cereja do bolo, ainda te faz pensar sobre o quanto a gente se importa com os outros e o que realmente estamos dispostos a fazer por quem amamos.

Então se você estava procurando sua próxima leitura de ficção cheia de glamour e assuntos para se pensar, pode parar porque você vai achar isso tudo em Os Sete Maridos de Evelyn Hugo. Prometo que não vai se arrepender.