Bom dia, boa tarde ou boa noite queridos ouvintes sejam todos muito bem vindos a mais um Spiiiiiiiiin de Notícias, o seu giro diário de informações científicas… em escala sub-atômica. Eu sou Isabela Fontanella e hoje falaremos de economia e futebol.

Isso mesmo, vou comentar a notícia da transferência de Leonel Messi para o PSG e mais ainda! como o homem 6 vezes eleito melhor jogador do mundo recebeu parte do seu bônus em criptomoedas. BORA!

Mesmo com as Olimpíadas, uma das notícias mais bombásticas dos canais esportivos é a saída de Leonel Messi do Barcelona e sua transferência para o PSG. Apesar de previsível a mudança de clube sacudiu o mercado da bola porque o argentino foi parar no PSG, um dos maiores contratadores desta temporada. Mas até os catarianos donos do time têm seus limites: Messi teria tido uma redução significativa do seu salário para que as contas fechassem. Mas como uma forma de compensação, recebeu mais de 150 milhões de euros em luvas (que é o equivalente a um bônus por assinatura de contrato).

Parte desse valor teria sido pago na forma de PSG fan tokens, uma criptomoeda do clube. Para quem quiser saber mais a fundo a lógica das criptomoedas, pode ouvir o SciCast #228 sobre Blockchain. Mas vou dar uma explicação básica para quem não entende: as criptomoedas são moedas totalmente digitais, desvinculadas de qualquer país ou banco central (mas podem ser vinculadas a empresas como neste caso) e que são negociadas totalmente online.

Cada vez mais empresas – incluindo clubes de futebol – estão emitindo suas próprias moedas que são compradas pelos fãs e que, no caso do futebol, dão acesso a escolhas minoritárias dentro dos clubes. No caso do PSG, os detentores dos fan tokens podem escolher a estampa do ônibus, do túnel de acesso ao campo e até mesmo a mensagem da braçadeira de capitão. Tudo controlado por um app que também promove algumas surpresas como ligações e mensagens direto dos jogadores.

As moedas são emitidas pelo clube em parceria com a Socios.com – uma empresa que lida com a logística e tecnologia das emissões de novas moedas. Tanto a empresa quanto o clube lucram quando há maior procura pelas moedas e consequentemente sua cotação sobe. Só para vocês terem ideia, quando começou a especulação de que Messi iria para o PSG, o fan token subiu mais de 130% e bateu a máxima histórica de 60 dólares, ou 307 reais. Neste mesmo dia mais de 685 bilhões de dólares foram negociados no mercado.

Isso tudo é notícia porque apesar dos fan token já estarem no mercado há alguns anos, Messi é o primeiro jogador a recebê-los como forma de pagamento. Aqui no Brasil a moda ainda não chegou, mas só para vocês terem ideia, mais de 45 equipes têm contratos com a socios.com para fan tokens, entre eles o ex-time de Messi, o Barcelona, os atuais campeões inglês e italiano Manchester City e Inter Milan, além das seleções de futebol da Argentina e de Portugal. Fora do futebol, várias equipes de F1, NBA, e-sports e cricket, já aderiram ao modelo. O próprio COI entrou numa versão das criptos com os NFT (non-fungible tokens) dos famosos pins das Olimpíadas.

Para quem se interessou pelo tema, minha principal dica é: não olhe os fan tokens como um grande investimento – no meu ponto de vista criptos nem poderiam ser chamadas de investimentos, mas isso é papo para outro spin. Pense neles como uma forma dos fãs estaremos mais próximos de seus clubes e apoiá-los para além dos estádios. Isso porque as criptos tem enorme flutuações de valor, e a realidade é que muitas vezes essas picos e vales nem tem explicações lógica na vida fora da internet. Mas se você quiser experimentar, vale lembrar que as criptomoedas – incluindo os fan tokens – são negociados em sites especializados no tema e você pode comprá-los do Brasil com ajuda de corretoras internacionais (porque aqui no Brasil a negociação não foi liberada).

Se você aí é dono de um fan token – ou gostaria de ser – corre lá no post e deixe seu comentário. Lá no post você também encontra as notícias usadas como referência para este spin de noticias. Importante lembrar que este e todos os outros podcasts da família Deviante só são possíveis por conta dos nossos lindos padrinhos e madrinhas – um beijo para vocês seus lindes. Para se tornar parte dessa família de amor e ciência, contribua pelo Patreon, Padrim ou PicPay.

Por hoje é só. Se cuidem, se vacinem e até amanhã!

 

Fontes:

 

https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/psg-usa-criptomoedas-para-pagar-parte-da-negociacao-com-messi.ghtml

 

https://www.bbc.com/news/world-58094912

 

https://www.independent.co.uk/life-style/gadgets-and-tech/lionel-messi-crypto-fan-tokens-barcelona-paris-st-germain-b1901498.html