O crescimento do nível do mar é um dos tópicos mais discutidos dentro do tema de Mudanças Climáticas. Em meio às potencialmente terríveis consequências, cientistas nos apresentam um quadro assustador para o futuro.

Recentemente, o artigo Disappearing cities on US coasts (Cidades desaparecendo nos litorais dos EUA), publicado na Nature e chefiado pela Universidade de Virginia, chamou minha atenção.

O artigo consiste na analise do potencial de inundação de 32 cidades costeiras dos Estados Unidos, as descobertas são preocupantes, de acordo com o artigo, até 2050:

  • 1 a cada 50 pessoas que residem nas áreas será afetada;
  • Entre 500 e 700 milhas quadradas de terra serão afetadas;
  • Mais 176 e 518 mil pessoas em risco;
  • O valor em propriedades expostas está entre 32 e 109 bilhões;

Além disso, o artigo também analisa os aspectos econômicos das zonas afetadas, chegando à conclusão de que a grande maioria dos pontos afetados se encontram onde residem minorias e pessoas com menor concentração de renda.

A previsão citada acima é para 2050, quando se pensa no aumento do nível do mar, geralmente imaginamos que se trata de um problema a longo prazo, mas não, a estimativa de 2050 é curta, está apenas a 26 anos no futuro — se falharmos, veremos esse estrago ao longo das próximas poucas décadas.

O artigo comenta também a falta de preparo mesmo das cidades norte americanas para lidar com o problema eminente. Das 32 cidades, apenas 10% estão trabalhando formar de barrar o avanço da água para lugares que estão em risco, 90% delas não apresentam planos de proteção.

A leitura dos conteúdos me fez pensar nas consequências da mudança climática com relação a alagamentos — quais são elas e como alguns dos lugares afetados estão reagindo.

 

Atlantis? Não, Tuvalu.

Tuvalu é uma nação composta por uma ilha localizada em meio ao Oceano Pacífico e é, até onde se espera, potencialmente a primeira nação a desaparecer por completo devido ao aquecimento global. Estando poucos metros acima do nível do mar, se espera que a ilha suma quase que por completo nas próximas décadas.

Na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), o ministro de Tuvalu discursou dentro do mar, a cena emblemática buscava chamar atenção para o problema que o país enfrenta. Essa não foi a primeira ação do tipo promovida pela nação, no passado, representantes de Tuvalu já disseram ironicamente que as mudanças climáticas foram positivas para a educação no país, visto que surgiu a necessidade de profissionalizar o povo, já que eles terão que imigrar para outros lugares em breve; em outra situação, foi divulgada a tentativa de fazer uma cópia virtual da ilha para o Metaverso.

Descrição da imagem: Ministro de Tuvalu fazendo discurso no Oceano, com as pernas dentro da água, para a COP26. Fonte.

 

Não paramos por aí

Durante a pesquisa, me deparei com o artigo Global coastal hazards from future sea level rise (Riscos costeiros globais da elevação futura do nível do mar), que apresenta uma lista de problemas que podem ser causados como decorrência da elevação do mar, dentre eles:

  • Inundações Permanentes: o óbvio, aquilo que vem a mente quando discutimos esse tópico.
  • Erosão Costeira: a elevação do nível do mar também acelera o processo de erosão costeira. Com o mar avançando sobre a terra, as áreas costeiras começam a desaparecer, alterando a paisagem e destruindo ecossistemas inteiros.
  • Intrusão de água salgada: outro impacto da elevação do nível do mar é o aumento da intrusão de água salgada em rios e estuários, e também a infiltração em aquíferos costeiros. A penetração de água salgada rio acima será semelhante à que ocorre atualmente durante secas extremas, quando o escoamento do rio diminui.
  • Inundações Recorrentes: desastres ambientais mais frequentes devem ser mais recorrentes, isso inclui furacões, tufões, secas e, é claro, inundações em diversas áreas.

O relatório do IPCC publicado em 2022 reafirma essas previsões, e também aponta uma série de novas consequências sentidas no presente ou projetadas para o futuro, dentre elas:

  • Imigração Forçada: uma consequência devastadora da elevação do nível do mar é a deslocação de pessoas. À medida que as áreas costeiras se tornam inabitáveis, milhões de pessoas em todo o mundo serão forçadas a se deslocar para o interior. Isso pode resultar em grandes desafios sociais, econômicos e políticos, já que os refugiados climáticos procuram novos lugares para viver.
  • Saneamento e higiene: a mudança climática ameaça a segurança hídrica local, aumentando a escassez de água, enchentes e doenças relacionadas à água. O impacto será mais severo em países de baixa e média renda. As projeções indicam um aumento de 2,2 milhões de casos até 2100 em Bangladesh e 48.000 mortes de crianças menores de 15 anos por diarreia até 2030.
  • Ecossistemas de água doce: o aumento da temperatura da água provavelmente causará mudanças na distribuição de espécies e agravará os problemas de qualidade da água. Alterações na precipitação e temperatura irão prejudicar diretamente as espécies de água doce e perturbar seus habitats. Isso poderia levar a:
    • Menor abundância de peixes e outras formas de vida aquática;
    • Deslocamentos de espécies em direção a áreas mais frias;
    • Mudanças nas teias alimentares e processos do ecossistema;
    • Perda de biodiversidade, particularmente em altas altitudes;
    • Aumento do risco de extinção para espécies de água doce;
    • Formação de ecossistemas inteiramente novos com espécies invasoras.
  • Secas: a área total de terra sujeita ao aumento da frequência e severidade de secas irá se expandir. Além disso, no Mediterrâneo, sudoeste da América do Sul e oeste da América do Norte, a futura aridificação vai superar em muito a magnitude da mudança observada no último milênio.
  • Indígenas: o relatório mostra que diversos povos indígenas vem sido afetados por mudanças climáticas no mundo todo, no capítulo 4, há uma tabela dedicada a dezenas de exemplos de povoamentos, junto dos problemas enfrentados, tomei a liberdade de traduzir em uma planilha:

    Tabela: Povos Indígenas do mundo todo afetados por perigos climáticos relacionados a água. Traduzido de Fonte.

O futuro a nossa frente será difícil. Somente dando ouvidos à comunidade científica e demandando que as forças com poder tomem decisões positivas pode ser que teremos uma chance de evitar catástrofes cada vez piores.

 

Referências