Usando como referências Soul Edge e Battle Arena Toshiden, a Koei Tecmo lançou em 1997 Dynasty Warriors, um game de luta tradicional um contra um.

O game teve boas vendas, o que garantiu uma sequência. Sequência essa que estreou com um novo modo de jogo chamado “Musou Mode”. Esse modo acabou criando um novo gênero de game, o Musou (“invencível” ou “sem igual” em japonês). Um gênero com ação intensa, batalhas em grande escala e a capacidade de controlar um personagem que enfrenta exércitos de inimigos. Para completar, a Koei Tecmo usou como pano de fundo para a história do game um momento histórico cheio de conflitos e grandes guerreiros, o período dos Três Reinos na China.  

Então escolha seu lado e vamos enfrentar hordas de inimigos ao mesmo tempo em que conhecemos mais sobre um dos períodos mais conturbados da China.  

O enredo de Dynasty Warriors toma algumas liberdades, já que é baseado no romance histórico chinês chamado “Romance dos Três Reinos”, escrito por Luo Guanzhong no século XIV e, por se tratar de um romance, algumas diferenças com a história real são encontradas, porém todas as figuras históricas são bem apresentadas. O jogo retrata os eventos turbulentos da China no final do século II e início do século III, quando três reinos lutam pela supremacia. 

Os jogadores assumem o papel de generais e guerreiros destes reinos, que participam de batalhas em larga escala contra hordas de inimigos. Cada personagem jogável possui habilidades e armas únicas, o que permite ao jogador experimentar diferentes estilos de combate. O objetivo principal é derrotar inúmeros soldados inimigos, capturar bases e derrotar os generais adversários para progredir na história.

Como já citado, muitos personagens do game são baseados em figuras históricas reais que viveram durante o período. Mas antes de conhecê-los, vamos entender melhor o que foi o período dos Três Reinos. 

Durando de 220 d.C. a 280 d.C. e marcado por guerras intensas, intrigas políticas e mudanças significativas na estrutura política do país, esse período foi precedido pela dinastia Han Oriental, que entrou em colapso em meio à rebeliões internas e conflitos. 

O nome “Três Reinos” deriva dos três principais reinos que emergiram após o declínio da dinastia Han Oriental. Esses reinos eram: 

  • Reino de Wei, governado por Cao Cao e posteriormente por seu filho Cao Pi. Wei tinha sua capital em Luoyang. 
  • Reino de Shu, governado por Liu Bei, que mais tarde passou o controle para seu filho Liu Shan. Shu tinha sua capital em Chengdu. 
  • Reino de Wu, governado por Sun Quan. Wu tinha sua capital em Jianye (atual Nanjing). 

    Imagem 1: A divisão da China no século III. A imagem mostra o mapa da China divido entre os três reinos, Wei ao norte, Shu a sudoeste e Wu a Sudeste.

Esses três reinos competiram entre si pela supremacia, e uma série de batalhas e alianças foram travadas durante esse período. Entre os líderes mais proeminentes dessa época estavam Cao Cao, Liu Bei e Sun Quan, os fundadores dos três reinos.

Começando por Cao Cao (155-220 d.C.), soberano do Reino Wei, ele foi um proeminente líder militar, político e poeta chinês durante o final da dinastia Han e o início do período dos Três Reinos na China antiga. Conhecido por sua habilidade estratégica, governança eficaz e papel fundamental na consolidação do poder durante o período dos Três Reinos.

Imagem 2: Representação histórica de Cao Cao. Na imagem o desenho de um busto de um homem asiático com trajes nobres chineses. Ele usa bigode e cavanhaque.

Após a morte de Cao Cao em 220 d.C., seus sucessores continuaram a lutar pelos territórios dos Três Reinos, uma luta que culminou na unificação da China sob a dinastia Jin, alguns anos mais tarde.  

Personagem central em Dynasty Warriors, Cao Cao é retratado como um guerreiro poderoso, habilidoso tanto em artes marciais quanto em guerra estratégica. Ele empunha uma espada e é conhecido por seus ataques únicos e poderosos que lhe permitem desencadear movimentos devastadores no campo de batalha. 

Imagem 3: Cao Cao em Dynasty Warriors. Na imagem podemos ver um homem de origem asiática com roupas roxas brilhantes e segurando uma espada.

Cao Cao teve como grande adversário, aquele que é considerado um dos maiores guerreiros da China em sua época, Lu Bu. 

Lu Bu (cerca de 169-198 d.C.) nasceu em uma família militar e começou sua carreira como um talentoso cavaleiro e arqueiro. No entanto, ele se tornou ainda mais famoso por sua destreza em combate corpo a corpo, especialmente com uma arma chamada “Gancho de Céu” (Sky Piercer), uma lança halberd.

Imagem 4: Representação histórica de Lu Bu. Na imagem é visto um desenho representando um homem de origem asiática com trajes de guerreiro. Ele está empunhando sua lança halberd e com um arco nas costas.

Ele serviu a diversos senhores feudais e mudou de alianças várias vezes durante o período dos Três Reinos. Foi conhecido por sua natureza impetuosa e falta de lealdade, pois traiu seus senhores diversas vezes. 

A figura histórica de Lu Bu é frequentemente retratada como uma pessoa muito habilidosa no campo de batalha, mas também impulsiva e carente de estratégia política, o que acabou levando à sua derrota e morte em 198 d.C. depois de ser capturado por uma coalizão de forças dos senhores da guerra Cao Cao e Liu Bei.

Imagem 5: Lu Bu é um dos guerreiros que representam os humanos em Record of Ragnarok. Na imagem vemos uma cena do anime com dois homens batalhando, um com um imenso martelo e outro, Lu Bu, com uma lança.

Lu Bu é lembrado como um personagem lendário da história chinesa e tem sido retratado em várias obras de ficção, o que ajudou a perpetuar sua fama ao longo dos séculos. Em Dynasty Warriors ele geralmente é considerado um dos personagens mais difíceis de derrotar e pode ser desbloqueado como um personagem jogável em vários modos de jogo.

Imagem 6: Representação de Lu Bu de armadura dourada, duas penas longas vermelhas adornando sua cabeça e com sua icônica lança em Dynasty Warrios.

Partindo para o reino Shu temos Liu Bei (161-223 d.C.). Liu Bei nasceu em uma família nobre empobrecida e inicialmente levou uma vida humilde como vendedor de palha e professor. Ele foi reconhecido por sua inteligência e compaixão, características que lhe renderam grande popularidade entre o povo.

Imagem 7: O Liu Bei histórico. Na imagem vemos uma pintura de estilo chinês de um homem de origem asiática. Ele usa uma espécie de chapéu chinês do qual pendem várias tiras na frente e atrás, além de ter barba, bigode e costeletas longas e finas

No início do século III, Liu Bei juntou-se a dois outros personagens famosos da época, Guan Yu e Zhang Fei, e os três realizaram uma irmandade de juramento em um pavilhão de pêssegos. Esse evento ficou conhecido como o Juramento dos Pêssegos.

Imagem 8: O jogo de cartas, Magic, tem uma carta que representa esse momento. Na imagem vemos uma carta de Magic com o desenho de Liu Bei, Guan Yu e Zhang Fei fazendo um juramento. O nome da carta é “Peach Garden Oath”. É uma carta branca do tipo “Sorcery” com o efeito “You gain 2 life for each creature you control”. A citação na carta é “We three, though of separate ancestry, join in brotherhood…. We dare not hope to be together always but hearby vow to die the selfsame day.” — Peach Garden Oath.

Com o tempo, Liu Bei conseguiu estabelecer seu próprio reino, conhecido como Shu Han, na região sudoeste da China. Ele se envolveu em várias campanhas militares, incluindo a famosa Batalha de Chi Bi, na qual seus aliados conseguiram uma vitória decisiva contra o poderoso reino de Cao Wei, liderado por Cao Cao.

Imagem 9: A Batalha de Chibi, também conhecida como Batalha dos Penhascos Vermelhos é considerada a maior batalha naval na história em termos de números envolvidos. Na imagem vemos uma pintura de um batalha entre diversos navios, com alguns já pegando fogo.

Após a morte de Liu Bei em 223 d.C., seu filho Liu Shan assumiu o trono de Shu Han, mas o reino eventualmente caiu nas mãos de Cao Wei em 263 d.C., unificando novamente a China sob a dinastia Jin.  

No game, Liu Bei é retratado como um homem virtuoso e benevolente que deseja restaurar a paz na terra, tendo uma gameplay ágil, principalmente devido à sua arma, uma espada Jian.

Imagem 10: Liu Bei em Dynasty Warriors. Na imagem vemos um homem asiático com trajes verdes e peças de armadura branca segurando duas espadas.

E por fim temos o terceiro reino, Wu, governado por Sun Quan (182-252 d.C.). Sun Quan nasceu em uma família militar e seu pai, Sun Jian, foi um destacado comandante militar que ajudou a estabelecer a base do Reino de Wu. Após a morte de seu pai, Sun Quan assumiu o controle do exército e dos territórios da família. Em 208 d.C., ele se juntou a Liu Bei e Cao Cao, para lutar contra o tirano Dong Zhuo.

Imagem 11: Sun Quan histórico. Na imagem vemos um desenho de um homem de origem asiática.

No entanto, a aliança entre Liu Bei, Cao Cao e Sun Quan não durou muito tempo. Logo, os três líderes entraram em conflito, o que resultou em uma série de batalhas e estratégias políticas.

Sun Quan conseguiu expandir seu território e consolidar seu poder no sudeste da China. Ele estabeleceu a capital do Reino de Wu em Jianye declarando-se rei em 222 d.C. e em 229 d.C., proclamou-se imperador, assumindo o título de “Imperador de Wu“.  

Durante seu governo, Sun Quan manteve relações complicadas com os outros dois reinos rivais, Shu e Wei. Houve períodos de aliança e conflito com ambos os reinos, marcados por batalhas notáveis.

Sun Quan morreu em 252 d.C., deixando o trono para seu filho Sun Liang. O Reino de Wu continuou a existir por mais algumas décadas até ser conquistado pelo Reino de Wei em 280 d.C. 

Geralmente nos games, Sun Quan é retratado lutando ao lado de seu pai e irmãos na campanha pela formação do Reino Wu. Assim como Liu Bei, Sun Quan luta utilizando uma espada Jian, transformando-o em um personagem com golpes ágeis.

Imagem 12: Sun Quan em Dynasty Warriors. Na imagem vemos um desenho de um homem de origem asiática com trajes vermelhos segurando uma espada.

Dynasty Warriors não trata apenas do período dos Três Reinos, mas também de todos os conflitos que antecederam esse período e que impactaram diretamente na formação dos Três Reinos. Devido a isso, são inúmeras as figuras históricas que estavam em ação nesse período, quase todas retratadas ao longo da série, porém aqui focamos apenas nas mais proeminentes. E esse texto serve apenas como uma introdução ao tema.

Imagem 13: Uma pequena amostra dos personagens presentes na série. Na imagem vemos um grande numero de homens e mulheres segurando armas de todos os tipos.

Se você se interessou, recomendo jogar qualquer game da série. Dynasty Warriors tornou-se um ícone dos jogos de ação e estratégia, influenciando muitos outros títulos subsequentes, incluindo colaborações com outras franquias, como The Legend of Zelda e Gundam. 

Quanto ao período histórico dos Três Reinos, várias mídias já se basearam nele para contar suas histórias, inclusive nos games tivemos outra abordagem pela mesma equipe que nos trouxe Nioh, lançando Wo Long: Fallen Dynasty, o qual também recomendo se você curte games no estilo soulslike.

 Fico no aguardo das críticas, comentários e sugestões. Até a próxima. 

Fontes: Wikipédia, Koei Tecmo Wiki, Start Uol, Seguindo os passos da história e Conexão China