Você certamente alguma vez enfiou uma moeda naquele bolsinho quadrado logo acima do bolso frontal da sua calça jeans, você muito provavelmente se perguntou quem foi o gênio que inventou de ter esse bolso quando ridiculamente ficou com o dedo entalado tentando recuperar a moeda, no meu caso a moeda passou a fazer parte da minha calça.

Não adianta negar, isso acontece com qualquer um que tenha uma calça jeans, aconteceu com você, aconteceu comigo, e aconteceu com um usuário do Quora, ele abriu um tópico questionando o porquê de existir tais bolsos. “Por que nosso jeans tem um bolsinho na frente? Era alguma coisa útil ou é só uma coisa da moda? ”, diz a pergunta original, outro usuário respondeu que os caubóis em 1800 usavam seus relógios em correntes penduradas em seus coletes, e para evitar que eles se quebrassem a marca Levi’s adicionou esse bolso.

Antes que você proteste dizendo que relógios de bolso são grandes demais para se colocar nesse bolso, um outro usuário complementou a resposta, explicando que o bolso foi diminuindo conforme foi decaindo o uso desse bolso por causa do surgimento do relógio de pulso, por isso os bolsos permanecem ainda hoje apenas por uma questão de design, assim como os botões da manga de um terno.

como era usado esse bolso

Relógio no bolso da calça

O site oficial da Levi Strauss & CO. confirma a hipótese. “Nosso primeiro jeans tinha quatro bolsos – apenas um atrás, dois na frente, além do pequeno bolso para relógio. Originalmente incluído como proteção para relógio de bolso, essa divisão extra tem várias funções: bolso para preservativo, para fósforo, para entradas de cinema. Esse bolso não só é extremamente útil, como é adorado pelos apaixonados por denim porque desbota naturalmente com o uso”.

Podemos dizer então que esse bolso é para a calça jeans o equivalente do apêndice do corpo humano, mas pelo menos você pode se contentar com o fato de que esse bolso te deixa mais parecido com um caubói.

Fontes.

Quora

Levi Strauss & CO