Ele ainda não superou o R2-D2 no ranking de robôs fofos que eu queria como melhor amigo, mas está perto. Infelizmente (ou felizmente) estamos um tanto longe de uma inteligência artificial que poderia ser usada para criar robôs “vivos” assim como na saga Star Wars.

Até lá, só podemos brincar com a replica em miniatura da Sphero, ou fazer o mesmo que o engenheiro prodígio Angelo Casimiro de 17 anos, arregaçar as mangas e construir um em tamanho real com nossas próprias mãos.

A versão do BB-8 do Angelo, é controlada pelo smartphone, e custou apenas 120$ em peças, isso vai dar algo perto de 480R$ em conversão direta, provavelmente dará um pouco mais, mas ainda é bem mais barato que os 2000R$ que é cobrado pela versão da Sphero. Angelo concebeu um projeto simples, o corpo é feito de uma bola de praia com papel machie, e a “cabeça” é feita com um domo de isopor. Para fazer o “cérebro” ele usou um Arduino com shield para servo motores (um micro controlador de software livre e uma placa para controlar os motores). O “cérebro” é ligado a um par de motores com rodas dentro do corpo, fazendo o BB-8 caseiro se mover da mesma forma que que se vê no filme.

real-life-bb8-droid

Estava pensando em comprar um, que tal fazer você mesmo.

Angelo ainda conseguiu bolar um mecanismo de fixar a cabeça em cima do corpo, enquanto o ele se movimente e mesmo corre. O mecanismo é feito com um par de imãs tirados de autofalantes antigos, a força desses imãs é capaz de manter a cabeça do robô no lugar de forma que nem o brinquedo original da Sphero consegue. Uma vez terminado a parte de montagem mecânica, Angelo usa um app gratuito para controlar o Arduino por bluetooth (o app foi feito originalmente para se controlar remotamente carros), conectando o smartphone a placa bluetooth e ao Arduino, e assim controlar o BB-8 de forma livre, como vista nos filmes.

Para seguir o projeto do Angelo, você vai precisar de algumas ferramentas, um pouco de confiança, e um bom espaço, mas o tutorial detalhado deve fazer a experiência de construir o robô de zero bem mais fácil. Você pode até aprender alguma coisa de projetos de engenharia pelo caminho, mas por último e não menos importante, o resultado, um BB-8 do mesmo tamanho que o do filme, é algo que todos gostaríamos de ter. Se achou a idéia interessante assista aqui o passo-a-passo do projeto.

Fonte: The Verge