Lembro de assistir, no ano passado, um filme que conta a trajetória de James Brown pelo mundo da música. Lá vimos um cantor sem estribeiras, totalmente Crazy. E agora, para o deleite das pessoas que amam saber da vida e dos trejeitos destes ícones pop, chega aos cinemas, nesta quinta-feira (16/06), o filme Elvis & Nixon.

Assim como Brown, Elvis não é lá uma pessoa totalmente sã… Oh, que pena. O cara era (permita-me a comparação, não aguentei) uma versão “cinquentista” do Supla. Interpretado por Michael Shannon, Elvis é mostrado como uma pessoa sem limites e tratado, literalmente, como um rei por seus súditos/amigos fiéis.

Nixon, interpretado por Lester Burnham, digo Francis Underwood. Perdão, por kevin Spacey, é o típico retrato do que chamamos hoje de coxinha. Elvis, na verdade, não fica muito fora deste retrato.

Encontro no salão oval

Encontro no salão oval

O filme, uma comédia, é desenrolado no que podemos chamar de: uma grande ‘pira’ de Elvis Presley. Ao ver que seu país “poderia deixar de ser uma grande potência”, Elvis decide que precisa fazer algo. A solução é lógica, totalmente bem pensada. Presley acha que conversando com o presidente dos EUA, conseguiria ser uma espécie de agente secreto. E assim se infiltraria no mundo das drogas e prenderia todo mundo.

Além das boas risadas que dará com este filme, principalmente se conhece o cenário da época, se surpreenderá com alguns trejeitos destes dois personagens. O filme tem uma fotografia OK, uma trilha sonora que é a cerejinha do bolo, mas a interpretação é o melhor de tudo.  Realmente todos mostram que a pesquisa e preparação de elenco foi intensa e bem trabalhada.

Impossível não rir com esta maravilhosa obra. Vale a pena ver este filme no cinema. Eu dei uma “zuada” com o Kevin Spacey, mas o cara manda muito. Aliás, ele é o Kevin Spacey. Dois Oscar de melhor ator, gente!

Considerações finais:

O filme não será facilmente entendido por pessoas com menos de 12 anos. Pela época e conteúdo histórico. Você aí que acha que Elvis não morreu: ele pode, realmente, não ter morrido e virado um agente secreto. Será!? Descubra no fim do filme.